consultoria telecon

As telecomunicações são essenciais para praticamente todas as empresas. Esses serviços envolvem a telefonia e a informática, como banda larga, linhas de telefone fixo e móvel etc.

Apesar de o gerenciamento desses recursos parecer simples em um primeiro momento, nem sempre essa atividade é tão fácil como parece, sobretudo para as grandes empresas. É nesse momento que entra a consultoria em telecom, que conta com especialistas que podem ajudar nessa gestão.

O objetivo deste post é mostrar qual é o papel da consultoria em telecom para as empresas, quais são os motivos que as organizações têm para investir nesses serviços e quando se deve contratar esse tipo de assessoria. Acompanhe nos tópicos a seguir!

O que é uma consultoria em telecom?

A consultoria em telecom é um serviço responsável por atuar como gerenciador e orientador para que as empresas otimizem os gastos e tenham um melhor aproveitamento de seus serviços de telecomunicação.

Os profissionais podem fazer estudos para adotar políticas de uso de dispositivos móveis, orientar sobre segurança da informação, verificar se o BYOD é uma boa alternativa ou não para a empresa etc.

Quais são os motivos que uma empresa tem para investir em uma consultoria em telecom?

O serviço de consultoria em telecom gera muitos benefícios para as organizações. Eles revelam os motivos para que seja feito o investimento nesse tipo de assessoria. Veja, na sequência, os principais deles!

Otimização dos serviços de telecomunicação

Será que todos os serviços de telecomunicação que a sua empresa tem contratado estão sendo utilizados? Há pouco tempo, por exemplo, era necessário que as organizações tivessem várias linhas telefônicas para atender a toda a sua demanda de clientes.

No entanto, com a popularização do uso de aplicativos para troca de mensagens e até mesmo das chamadas de áudio, essa necessidade deixou de ser tão presente. Logo, vale a pena fazer um estudo para verificar o que você utiliza ou não dos serviços contratados.

Esse trabalho de pesquisa e análise para que os serviços de telecomunicação sejam otimizados pode ser feito com o auxílio de uma boa empresa de consultoria em telecom.

Realização de uma revisão de tecnologia

A tecnologia evolui a tal ponto que não seria exagero dizer que novos recursos surgem diariamente e que eles podem ser implementados nas empresas. Porém, a imensa maioria das organizações não têm um setor responsável pelo acompanhamento dos recursos tecnológicos para identificar novas soluções para os empreendimentos.

A consultoria de telecom pode fazer uma análise geral de todos os serviços de tecnologia que a sua organização adota. Assim, caso encontre algo obsoleto ou que possa ser melhorado, proporá alterações.

Negociação de contrato de telecomunicação

Explicamos anteriormente que nem sempre todos os serviços de telecomunicações são utilizados. Nesse caso, quando identificar algo que não está em uso ou que pode ser diminuído, como a quantidade de minutos para falar mensalmente por telefone, deve-se negociar os contratos com as operadoras contratadas.

Os consultores de telecom têm a expertise necessária para analisar detalhadamente todos os contratos e negociar as melhores opções com as operadoras. Assim, gastos exorbitantes poderão ser cortados, gerando mais lucros no fluxo de caixa da empresa.

Suporte para tomada de decisões

Será que vale a pena contratar um ERP para telefonia? Será uma boa ideia permitir que os colaboradores levem seus próprios equipamentos para o trabalho, adotando assim o método BYOD? Todas essas questões não têm uma resposta única, pois cada empresa está envolta em uma realidade diferente.

O consultor poderá analisar os cenários e propor o melhor suporte para as tomadas de decisão que envolvam a área de telecom na sua empresa. Tudo será feito com planejamento e com base em estudos, sem que você corra o risco de investir em algo que não trará resultados positivos.

Melhoria do desempenho

As empresas têm objetivos em curto, médio e longo prazo. Isso significa que as metas e caminhos não são os mesmos para cada um deles. Os serviços de telecom têm um papel importante nesse sentido, pois podem contribuir diretamente para o cumprimento de objetivos.

Se você não utiliza um canal para comunicação por mensagens via aplicativo, por exemplo, e as pessoas preferirem esse modo para entrar em contato do que por ligações telefônicas, poderá perder clientes. A assessoria em telecom também ajuda nesse sentido.

Novos conhecimentos para a empresa

Os consultores de telecom estão sempre se especializando e buscando novidades em sua área de atuação. Afinal, eles têm o desejo e a necessidade de oferecer sempre o melhor serviço para os clientes.

Logo, ao contar com uma consultoria de telecom, você terá a certeza de que sempre vai trazer novos conhecimentos para a empresa. Assim, você poderá estar um passo à frente da concorrência, investindo nos recursos mais modernos.

Implementações complexas

ERPs de telefonia, gerenciadores de dispositivos móveis, entre outros sistemas podem ter uma implementação complexa se não for oferecido o suporte necessário. Essa atividade também pode ser terceirizada para a empresa de consultoria telecom contratada para prestar serviços ao seu negócio.

Afinal, quando contar com uma consultoria em telecom?

Recomenda-se que uma consultoria em telecom seja contratada quando você perceber que está pagando muito pelos serviços de telefonia e internet da sua empresa. Além disso, o serviço também é recomendado para quem está sentindo que seus recursos tecnológicos utilizados para comunicação já estão ultrapassados e que chegou o momento de inovar.

Nem sempre, no entanto, são apenas empresas que já detectaram problemas que podem contratar uma consultoria em telecom. O serviço também é recomendado para as organizações que querem agir de forma preventiva ou estratégica para ter sempre os melhores recursos de tecnologia.

Esperamos que tenhamos conseguido explicar para você quando é necessário contratar uma consultoria em telecom e os benefícios que terá se apostar nesse serviço. Portanto, considere essa opção para ter mais sucesso no seu negócio e potencializar os lucros.

Gostou do nosso artigo? Mais informações relevantes sobre TI e telecom podem ser encontradas em nossas redes sociais. Estamos no FacebookLinkedIn e Twitter. Não deixe de nos seguir!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *