Quanto tempo você consegue ficar longe do seu celular? Para algumas pessoas, ficar sem acesso à Internet até mesmo por um curto período de tempo, causa ansiedade e, muitas vezes, angústia. E infelizmente, não são casos isolados, são sintomas bem comuns nos dias de hoje, e está relacionado aos efeitos do uso excessivo de dispositivos digitais.

Falando em números, o Brasil é o 4º país em número absoluto de usuários de Internet, estando atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China, de acordo com o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) do ano passado. E olhando para esse contingente gigantesco de pessoas conectadas, as pesquisas também apontam para um cenário alarmante: as pessoas checam, em média, o seu celular a cada 10 minutos!

Esse comportamento, que vem acompanhando a crescente conectividade, trouxe impactos negativos nas esferas sociais, educacionais e profissionais, já que não é possível manter o foco em mais de uma tarefa por vez. Perda de produtividade no trabalho e dificuldades em relacionamentos acabaram se tornando consequências comuns do vício em celular. E em muitos casos, o desequilíbrio chega a um nível tão grave que já vem sendo tratado como questão de saúde.

Mas qual seria a chave para permanecer saudável e produtivo em um mundo hiperconectado? Bom, especialistas são categóricos: é necessário adotar bons hábitos ​​em torno da forma com que usamos a tecnologia. O que vale é que você esteja no controle dela (e não o contrário), por isso, talvez seja a hora de fazer uma desintoxicação digital, ou seja, um detox.

Uma desintoxicação digital é como vem sendo chamada a suspensão do período de tempo que um indivíduo usa qualquer dispositivo digital ou eletrônico. Esses dispositivos geralmente incluem dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, bem como computadores, laptops e até mesmo televisores. Um dos principais ganhos do detox digital é permitir que você mantenha um equilíbrio saudável entre a vida normal e o tempo que gasta usando esses dispositivos.

Veja algumas dicas valiosas e comece hoje mesmo o seu detox digital:

  • Dê um tempo nas redes sociais desativando as notificações: a mídia social é parte integrante das nossas vidas, mas também é a raiz de muitos problemas. Muito tem se falado sobre a necessidade de fazer uma pausa nas mídias sociais. É extremamente difícil equilibrar seu tempo gasto nas mídias sociais com a vida real, por isso, desativar notificações na sua tela, pode inibir bastante as distrações.
  • Estabeleça momentos sem tecnologia: muitos de nós nos sentimos ansiosos quando estamos sem nossos aparelhos, mas fazer uma pausa na tecnologia pode fazer maravilhas pelo nosso bem-estar. Comece designando um período, a cada dia, livre de tecnologia – por exemplo, na hora do seu almoço. A maioria das pessoas se sente feliz com a mudança.
  • Guarde o seu telefone durante as refeições: uma visão comum nos restaurantes é a de todos com um garfo na mão e o smartphone na outra. Pior ainda é quando todos estão em seus celulares e há um silêncio ensurdecedor na mesa. Quanto mais atenção direcionamos para os dispositivos, menos interação social com quem está compartilhando um momento conosco.
  • Faça do seu quarto uma zona sem tecnologia: a maioria das pessoas usa o smartphone como despertador, mas quando você tenta desligar o telefone, é fácil começar a percorrer seus perfis sociais. Uma dica é: deixe o celular fora do quarto à noite e invista em um despertador. Torne sua cama uma zona livre de dispositivos e, consequentemente, você dormirá melhor.
  • Melhore sua produtividade: se você quiser fazer mais durante a semana, desligue o telefone algumas horas por dia e concentre-se nos principais projetos e tarefas. Esses pequenos intervalos digitais produzem resultados impressionantes e proporcionam uma pausa na multitarefa, proporcionando tempo livre de distração.
  • Conte com a ajuda de apps: baixe os aplicativos certos. Há boas razões para nos viciarmos em nossos telefones, um exemplo é que ao verificar dispositivos é ativado um circuito de recompensas no cérebro, fazendo com que o corpo libere dopamina, que é exatamente o hormônio que ativa a sensação de prazer. Por isso, já existem disponíveis boas opções de aplicativos que ajudam a dar aquela pausa, inclusive, mostrando um raio x dos seus hábitos de uso.

 

Preparado para fazer o seu Detox Digital? Acesse aqui o nosso guia completo sobre o assunto e aumente sua produtividade.

Conheça o App Navita Focus que auxilia no controle do tempo no celular. Baixe e comece já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *