gestão de produtividade

Ter uma equipe mais produtiva é um desejo de todos os gestores de equipes nas empresas. Porém, para que isso ocorra, o gestor precisa ser estratégico e desenvolver nos colaboradores um espírito que faça com que eles se sintam entusiasmados em realizar as suas atividades de trabalho na empresa.

Mas como fazer uma gestão de produtividade eficiente? Que tarefas devem ser feitas para isso? E por que desenvolver ações desse tipo é tão importante? Responderemos a essas questões nos tópicos a seguir!

O que é a gestão de produtividade?

A gestão de produtividade pode ser definida como um conjunto de táticas que os líderes das empresas desenvolvem para que os seus colaboradores se sintam mais motivados e engajados com o trabalho.

A ideia é que as pessoas compreendam a importância do seu trabalho na empresa e o executem de forma otimizada, produzindo mais e gerando mais lucros não só para a organização, mas também para eles. Afinal, se a empresa vai bem, pode pagar salários maiores para a sua equipe.

Qual é a importância de trabalhar a gestão de produtividade na equipe?

Os gestores precisam entender que, sem produtividade e eficiência nos processos, as organizações não são bem-sucedidas no mercado e podem até mesmo deixar de sobreviver.

Gareth Morgan, no livro “Imagens da Organização” faz uma analogia entre empresas e organismos vivos. Para ele, assim como os seres vivos nascem, crescem, se desenvolvem e morrem, o mesmo ocorre com as empresas.

Porém, assim como uma pessoa tem uma vida mais longa quando adota uma rotina saudável, com uma boa alimentação e praticando exercícios físicos, o mesmo ocorre com as empresas. A gestão da produtividade, portanto, contribui para que a empresa mantenha-se em crescimento e desenvolvimento, deixando cada vez mais distante o seu término ou “morte”.

Como desenvolver a gestão de produtividade na empresa?

Para desenvolver a gestão de produtividade, existem algumas boas práticas que podem ser colocadas em ação nas empresas. Elas devem ser estimuladas pelos líderes e praticadas por todos na empresa. Confira!

Estabeleça metas

As empresas precisam estabelecer metas e premiar os colaboradores quando elas forem atingidas. Essa é uma boa técnica para motivar os funcionários a produzirem mais e desafiarem a si mesmos.

As metas, no entanto, precisam ser plausíveis e com base em métricas anteriores. Isso não quer dizer que elas devem ser fáceis! Porém, não é recomendado criar objetivos impossíveis de serem atingidos.

Se isso acontecer, os colaboradores podem se sentir enganados e a estratégia ter efeito contrário. Ou seja, a produtividade diminuir em vez de aumentar.

Forneça ferramentas e infraestrutura adequadas

Mesmo que o seu time seja muito eficiente, ele precisa ter as ferramentas adequadas para desenvolver as suas atividades. Pouco adianta ter uma equipe muito engajada e não ter bons softwares de gestão na empresa, por exemplo.

Na área de TI isso é ainda mais acentuado, uma vez que se trata de um setor em que as inovações são constantes e que novidades surgem a todo instante. Por isso, é preciso estar sempre de olho nas tendências tecnológicas e fornecer as melhores ferramentas e uma infraestrutura adequada para que os colaboradores desenvolvam as suas atividades.

Realize reuniões regulares

Também é importante que o gestor faça reuniões regulares com os seus funcionários. Esses encontros devem acontecer pelo menos uma vez por semana, para que sejam tratados assuntos relacionados aos trabalhos que foram realizados no período e o que deverá ser feito a seguir.

Nessas reuniões é importante reservar um espaço para que os colaboradores possam se manifestar. É necessário, também, aproveitar o espaço para dar feedbacks para as demandas levantadas pelos colaboradores.

Afaste as distrações

O gestor precisa estar empenhado em desenvolver um ambiente de trabalho saudável e livre de distrações. Em reuniões, por exemplo, os mensageiros instantâneos podem ser desligados para evitar que elas demorem mais do que realmente precisam.

O mesmo vale para as ligações telefônicas, que podem deixar de ser repassadas pelas secretárias quando o gestor está em reunião ou se um trabalho muito importante está sendo realizado pela equipe.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento

É necessário que as empresas que querem crescer ofereçam oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores. Isso se justifica porque, assim como os diretores desejam que a organização cresça, os funcionários também têm as suas ambições.

O ideal é que se tenha na empresa uma política clara de cargos e salários, para que todos saibam as habilidades que devem ser desenvolvidas e o que precisa ser feito para que cresçam profissionalmente. Isso fará com que as equipes se sintam mais engajadas e produtivas.

Reduza as tarefas desnecessárias

Você já parou para pensar que muitas atividades burocráticas que são realizadas nas empresas podem ser desnecessárias? As aprovações e grandes reuniões para decidir por desenvolver ou não um projeto são um exemplo disso.

Em muitos casos, se o funcionário tivesse mais autonomia, uma grande parte das etapas dos projetos poderiam ser puladas e a empresa seria mais produtiva. Pense nisso e veja se não é interessante dar mais liberdade para que os colaboradores tomem pequenas decisões sozinhos.

Automatize tarefas

Assim como algumas tarefas desnecessárias podem deixar de ser feitas, outras podem ser automatizadas para que se realizem com mais rapidez. Imagine que você precisa fazer um inventário completo das linhas telefônicas da empresa, por exemplo.

Nesse caso, se fosse analisar todas as faturas dos telefones da empresa de forma manual, perderia muito tempo. Porém, pode-se automatizar essa atividade com o uso de softwares.

Esse é apenas um exemplo e inúmeras outras atividades podem ser automatizadas com o auxílio da tecnologia, por meio de softwares e aplicativos que facilitam o dia a dia empresarial.

Ter uma gestão de produtividade adequada, como você pode perceber, é demasiadamente importante para as empresas. Por isso, coloque as nossas dicas em prática e tenha uma equipe muito mais eficiente e produtiva.

Este artigo foi útil para você? Então por que você não assina a nossa newsletter? Assim poderemos enviar os nossos conteúdos relevantes por e-mail, sempre em primeira mão. Não perca essa oportunidade. Assine agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *