Uma dúvida constante que chega até nós na Navita é qual a diferença entre o serviço e o pacote de roaming internacional? É tudo a mesma coisa?

Não, e há diferenças importantes entre eles.

Por isso, resolvemos fazer este post para esclarecer.

O serviço de roaming habilita o usuário a efetuar ligações e a utilizar dados quando estiver no exterior. Já o pacote de roaming é uma quantidade determinada de minutos ou bytes adquiridos na operadora que pode ser negociada com um custo reduzido.

No geral, para habilitar ou desabilitar um serviço de roaming internacional não há custo. As contratações de pacotes, por outro lado, variam de preço conforme a localidade e volumetria de minutos e dados.

Caso o pacote seja consumido por completo, o usuário precisa analisar a necessidade de realizar a compra de outro, pois geralmente a operadora começa a tarifar de forma avulsa o byte e minuto utilizado. Há também situações que após o consumo do pacote, a operadora realiza a troca para o pacote diário que sai mais em conta que a tarifação avulsa. Mas, tudo isso é preciso negociar previamente.

Uma boa prática interessante nas companhias é manter o parque de linhas com o serviço de roaming bloqueado e só desbloquear quando o usuário solicitar o pacote. Dessa forma, “obriga” o usuário a seguir o processo da empresa corretamente.

Esta ação também pode ser realizada para uma parte dos usuários e ter a exceção para a diretoria ou os TOP 10 usuários recorrentes que sempre estão em viagem e não podem ser impactados no funcionamento do serviço.

E se você precisa implantar ou rever as boas práticas de roaming internacional na sua empresa, vale dar uma conferida no conteúdo do Guia do Roaming Internacional para Profissionais em Viagens a Trabalho.

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