Por Fabio Augusto Pacheco – Especialista em Soluções para Dispositivos Móveis

Atualmente o mercado mundial de dispositivo móvel é dominado por dois sistemas operacionais móveis: Android e iOS, que juntos cobrem 96% do mercado.  Após uma década de concorrência, os dois sistemas evoluíram facilitando a migração entre sistemas e a adaptação é rápida e sem percalços.

As principais características do iOS são sua facilidade de uso, integração com o hardware da Apple -computadores e dispositivos móveis – e extrema fluidez no uso de aplicativos desenvolvidos para a plataforma.

Diferentemente do iOS, sistema proprietário adotado por um único fabricante de dispositivos, o Android é utilizado por diversas marcas para equipar seus dispositivos. Desta forma, há inúmeras versões do sistema nos mais variados dispositivos, garantindo assim uma enorme versatilidade.

Devido a essa grande variedade, o sistema se mostra vantajoso por poder se ajustar a diversas especificações (não é preciso exigir muito do hardware para ele rodar), ter uma grande quantidade de aplicações e uso, além de uma gigantesca capilaridade estando presente literalmente em todo o mundo.

Mas, se você precisa migrar de sistema porque trocou de aparelho ou para atender alguma necessidade especifica que o sistema atual não permite, a transição pode ser fácil e tranquila. Veja a seguir:

Migrando para o Android

A migração do iOS é muito simples, o próprio iOS possui um aplicativo nativo para migrar informações de um dispositivo Android para iOS, permitindo que o usuário mantenha seus dados pessoais e mídia como fotos, por exemplo. Para tanto, basta baixar no Android o aplicativo Move To iOS e seguir os passos indicados.

Migrando para iOS

Caso queira deixar de usar o Android e partir para o iOS, é possível fazer algo parecido sem muito esforço. Basta utilizar os seus serviços de uma conta Google, como o sincronismo de fotos com o app Google Fotos, arquivos com o Google Drive e contatos com a conta gmail. Basta ter estes aplicativos em ambos os dispositivos que tudo será sincronizado com a nuvem.

Caso opte por uma migração utilizando algum aplicativo, há diversas opções fornecidas pelos fabricantes, como o Smart Switch Mobile da Samsung, o Migração Motorola ou Xperia Transfer Mobile da Sony.

Antes de trocar de aparelho ou fazer a migração, vale olhar as vantagens de cada um deles:

Vantagens escolher um dispositivo Android
– Versatilidade no desbloqueio de tela
– Melhor organização de mídia
– Liberdade para alterar os aplicativos padrões
– Expansão da memória de armazenamento
– Gerenciamento de aplicativos
– Variedade de dispositivos
– Liberdade do sistema

Vantagens em se escolher o iOS
– Facilidade de uso
– Facilidade para trocar de dispositivo
– Unicidade visual
– Segurança
– Hardware e software integrados
– Vantagens em se escolher o Android

Leia também:
Gerenciador Android – tudo o que você precisa saber sobre segurança em 5 dicas
5 principais motivos para ter segurança em iphone corporativo
Saiba como otimizar o desempenho do seu aparelho

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *