Roberto Dariva, CEO da Navita

Há algumas semanas passei a usar os 3 novos dispositivos da Samsung: o smartphone Samsung S8+, o smartwatch Samsung Gear S3 e o Samsung Dex Station. Os dois primeiros não precisam de apresentação, mas o Dex é novo e eu o defino como uma estação para plugar* o S8 ou S8+ e transformá-lo num desktop. Isso mesmo, o equipamento possui uma entrada de energia, uma de HDMI, uma de rede e duas USB. Com isso, é possível conectá-lo a um monitor ou uma TV.

Eu, como muitos profissionais, nem sempre consigo terminar todas as atividades no escritório e preciso, com certa frequência, ler documentos, responder e-mails ou preparar apresentações de casa. Isso me fazia levar meu notebook para casa para poder terminar algumas atividades. Agora isso não é mais necessário! Instalei o DEX Station na sala da minha casa e o conectei ao meu receiver, numa das portas HDMI, o que me permite plugar o S8+ no Dex Station e acionar o modo Desktop do S8+. Como a maioria dos documentos já estão na nuvem, no meu caso, no Microsoft OneDrive, eu posso abrir um documento Microsoft Office, por exemplo, e trabalhar nesse documento sem ter que carregar o notebook de um lado para outro.

O impressionante dessa versão Desktop do Dex Station é que funciona bem e me permite abrir planilhas complexas com mais de 10MB de tamanho e fórmulas intermináveis. Há alguns anos eu escrevi que esperava chegar o dia em que planilhas pudessem ser manipuladas a partir de dispositivos móveis, com a experiência de um desktop e esse dia chegou! É possível usar o sistema operacional Microsoft Windows com Dex também, mas vai ser necessário um software de virtualização da VMWare ou Citrix.

Obviamente por ser um produto novo, ainda teremos melhorias em vários pontos nos próximos releases**. Algumas apps ainda aparecem menores na tela, como se estivessem sendo apresentadas no smartphone, mas para mim, o único ponto que me incomodou no uso corporativo foi o gerenciamento do tamanho das fontes. Dependendo da distância que estiver da sua TV ou monitor, as fontes podem ficar pequenas e quando se aumenta no Dex, são aumentadas no smartphone também. Esse é o principal ponto que precisa ser melhorado na próxima atualização do sistema operacional da versão desktop.

Outra excelente aplicação para essa combinação Samsung S8+ e Dex Station é para salas de reunião. Com uma estação Dex, teclado e mouse, basta chegar com seu S8 ou S8+ e conectá-lo na “dock station***” e começar a fazer uma apresentação, revisar um documento ou qualquer outra atividade que poderia fazer com um notebook. Uma boa definição para a palavra mobilidade!

Já o Samsung Gear S3 tem me ajudado com algumas atividades corporativas como a possibilidade de gravar anotações de áudio, conferir e-mails e mensagens, além de telefonar e ajudar até na navegação de uma reunião para outra.  Conferir agenda é algo que se tornou mais fácil e agora não preciso carregar meu smartphone de um lado para outro ou por pequenos trajetos dentro do escritório, pois posso até atender chamadas pelo relógio. Utilizo-o para outras atividades pessoais e não corporativas, como para práticas esportivas, mas esse tipo de utilização não é o objetivo desse artigo.

Para finalizar, o que mais me impressionou no Samsung S8+ é a durabilidade da bateria. Considero-me um “heavy user****” e ficava feliz quando a bateria do meu antigo smartphone durava até as 18h. Hoje, quando chega 18h, ainda tenho em torno de 50% da bateria. Nem preciso comentar as demais funcionalidades desse dispositivo, mas como a tela é bem grande, passei até a ler livros no smartphone, coisa que antes só fazia no tablet ou no livro impresso.

A conclusão é que a Samsung nos proporcionou uma inovação que fazia tempo que não surgia no mercado de mobilidade. Maior poder de processamento, telas maiores ou menores, aplicativos, isso toda hora aparece, porém, fazia tempo que não aparecia algo que proporcionasse mais mobilidade e isso deve-se ao Samsung Dex Station.

* O Dex Station só funciona com os dispositivos da família S8 porque precisa de um certo poder de processamento.

** Releases são atualizações que o fabricante faz para correção de bugs ou melhorias. Exemplo disso são as atualizações do sistema operacional dos nossos smartphones. Toda vez que clicamos em atualizar, estamos instalando um novo release do software.

*** Dock station é nome atribuído para as estações que antigamente conectávamos os notebooks. É uma base para um dispositivo que pode ser desconectado voltar a ser conectado à dock station.

**** heavy user é um termo usado para descrever pessoas que usam muito algo. Considerados usuários acima da média em termos de tempo de uso, consumo, etc. No caso desse artigo a descrição serve para descrever uma pessoa que usa muito seu smartphone durante o dia.

Leia também:

Quer saber como deixar seu escritório disponível no seu smartphone ou tablet? Baixe grátis este material e comece agora

Conheça também sobre seguntança em smartphones: 8 passos fundamentais para segurança e produtividade na sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *