O número de celulares em uso já ultrapassa o de habitantes no país. E um dos reflexos desse cenário é o crescimento vertiginoso da comunicação móvel nas empresas. Essa nova realidade, chamada de mobilidade corporativa, mudou a maneira de trabalhar e se tornou estratégica para o sucesso de qualquer negócio, estimulando a inovação e também a competitividade no mercado de infraestrutura de TI.

Investir em comunicação móvel passou a ser um fator primordial para o aumento da produtividade e redução de custos nas empresas. Por outro lado, essa mudança trouxe questões novas para a gestão de TI como a segurança das informações corporativas agora acessadas em qualquer lugar.

O impacto dessa transformação continua trazendo desafios para os negócios, passando pela rapidez com que surgem as novas tecnologias como pelas soluções que possam atender aos mais diversos cenários e complexidades de cada empresa.

Empresas que já se prepararam para a mobilidade estão elevando seus resultados a níveis cada vez maiores.

Pensando nisso, elaboramos um check list com boas práticas de mercado em mobilidade corporativa, para que você, gestor, possa saber como implementar processos mais eficientes e minimizar grandes riscos. Confira abaixo:

1) Sua empresa faz a Gestão de Ativos de Software?

A forma com que a empresa gerencia os seus ativos de TI, ou seja, todos os sistemas e programas que suportam os dispositivos e os processos envolvidos é das questões mais complexas de um projeto de mobilidade corporativa. A gestão de ativos de softwares fará com que falhas e riscos sejam identificados previamente e medidas protetivas sejam tomadas.

2) Sua empresa faz a Gestão de Licenças de Software?

A licença de um software define limites de uso de determinados programas pelo usuário final. Existem diferentes modelos de licenças disponíveis e cada um possui suas particularidades. As licenças servem para traçar o suporte ao usuário, tratar das políticas de atualização e da lista de serviços prestados. O risco de usar softwares não licenciados na empresa é alto: uma das consequências é deixar os dados do usuário vulneráveis.

3) Sua empresa Gerencia seus Dispositivos?

O Navita Connect é um software que pode ser utilizado pelas empresas para que haja um controle adequado do uso de smartphones e tablets dos colaboradores nas dependências da empresa ou em horário de trabalho. Por meio dele, as empresas podem fazer o controle de acesso nos aparelhos, facilitando o gerenciamento dos aplicativos empresariais nos dispositivos de seus colaboradores.

4) Sua empresa faz a Segurança da Informação?

A segurança é considerada um dos pontos de mais críticos da mobilidade corporativa. É fundamental investir na proteção de informações para que a empresa não corra risco de vazamento de dados, perdas financeiras ou ter os equipamentos invadidos por vírus e programas malware, por exemplo. Adote um bom sistema de gerenciamento da Mobilidade Corporativa (EMM – Enterprise Mobility Management, em inglês) que para tornar a criptografia obrigatória para todos os aparelhos, autorizar ou proibir redes, distribuir credenciais de acesso, bloquear ou limpar dispositivos remotamente, distribuir ou apagar aplicativos, forçar a atualização do sistema operacional, entre muitas outras coisas.

Esse artigo foi útil para você? A Navita, empresa especializada em mobilidade corporativa e gestão de custos de TI com mais de 16 anos de mercado, pode ajudar a sua empresa na implementação de soluções desse tipo.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *