Com a determinação da justiça de bloquear o WhatsApp, muitos usuários procuram soluções para burlar a imposição restritiva e entre as mais populares e fáceis está a configuração de uma VPN nos dispositivos móveis, seja baixando um aplicativo ou configurando manualmente.

O que é uma VPN

As VPNs (Virtual Private Network) são amplamente usadas para estabelecer uma conexão segura entre computadores conectados na internet a redes corporativas ou governamentais. Quando se está navegando numa VPN todo o fluxo de informações passa a trafegar uma rede privada, e o provedor desse serviço passa a ter acesso a todos os dados.

Quais os riscos

É importante ressaltar que não são apenas as mensagens do WhatsApp que trafegam pela VPN, mas todo o conteúdo consumido e enviado durante a navegação de internet. Todas as informações da companhia ficam expostas, incluindo senhas e fotos e dados podem ser roubados.

O provedor da VPN tem livre acesso às informações trafegadas e pode utilizá-las para diversos fins.

Melhores práticas

A Navita recomenda a utilização de programas de comunicação populares e seguros, como Skype, Hangout ou Telegram nos smartphones. E reforça para as empresas que utilizam o WhatsApp como meio de comunicação no trabalho, que os usuários sejam orientados a baixarem programas como estes e não configurar VPN free ou não homologada pela companhia.

Preparamos estes materiais sobre segurança em dispositivos móveis:

E-mail seguro

iPhone seguro

Android seguro

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *