Pelo menos 60% das empresas brasileiras não fazem orçamento anual de telecom, de acordo com um levantamento feito pela Navita com gestores do setor.

Onde está o problema nessa frase?  Se reduzir custos é algo cada vez mais complexo nas empresas, imagina para quem não tem visibilidade e metas claras dos seus gastos.

Mais do que definir o budget da área de telecom, o orçamento é fundamental para trazer visibilidade e controle dos gastos. Além de ser uma ferramenta importante para um planejamento estratégico.

Durante o curso “Planejando o Orçamento Anual de Telefonia”, o diretor de Serviços da Navita e o coordenador de Telecom, Daniel Oliveira, apresentaram em detalhes como criar um orçamento bem estruturado, além dos passos para acompanhar se o que foi projetado, está sendo cumprido.

Outro ponto apontado abordado pelos gestores é a ausência do uso de um sistema especializado que mostra os gastos mês a mês e as oportunidades de redução; 66% dos entrevistados afirmaram usar uma planilha para monitorar os custos. O desafio deste modelo é obter dados confiáveis e agilidade para a tomada de decisão.

Como lembra Maurício Yamamura, a simples elaboração do orçamento não garante o sucesso da concretização do seu objetivo. “Apesar de todo o esforço que despendemos no processo de elaboração do orçamento, o mesmo acaba sendo uma previsão de um comportamento futuro, que pode ser alterado conforme situações de momento e, que obviamente, não temos como dimensionar com antecipação. Por isto, se faz necessário um acompanhamento constante da evolução dos números durante o ano, para caso ocorra algum desvio de rota, os gestores já possuam alternativas para retomar o planejado. ”

Todo o conteúdo do curso pode ser visto, acessando este link.

Além disso, neste material, você encontra as diretrizes para a elaboração do orçamento anual. Clique aqui para fazer o download.

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