O que podemos esperar até 2020? - Navita

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890
 

Blog

0904_2020_blog

O que podemos esperar até 2020?

Muito tem se falado sobre quais são as tendências esperadas para o setor de Telecom até 2020. Considerada uma das grandes protagonistas dessa era de transformação digital, a telefonia móvel vem impulsionando grande parte das mudanças tecnológicas na sociedade moderna.

O avanço da mobilidade permitiu que o smartphone conectasse todos a tudo em um cenário que se parece cada vez mais com filmes de ficção científica. Realidades sonhadas há décadas atrás, já são totalmente plausíveis hoje com a tecnologia disponível.

Conheça agora algumas das principais tendências apontadas por especialistas para o setor de telecom nesta virada de década:

  1. Internet 5G

A expectativa é que o 5G – considerado 66 vezes mais rápido que o atual 4G – estará disponível comercialmente em meados de 2020. Especialistas afirmam que a velocidade maior da tecnologia vai possibilitar a conexão ininterrupta e inteligente entre lugares e dispositivos – podemos pensar em cidades inteligentes, por meio de dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Leia um pouco mais nesse texto que falamos exclusivamente de 5G e IoT.

  1. Mobilidade sem fio

O crescimento global da conectividade móvel tem superado todas as previsões possíveis. Estima-se que haverá 6,1 mil bilhões de utilizadores de smartphones até 2020 (cerca de 81 por cento da população mundial). Isso se deve muito ao aumento do número de smartphones nos países em desenvolvimento. Para essas pessoas, o celular é mais barato, mais conveniente e mais útil, mesmo quando a conectividade de linha fixa é uma opção.

  1. IoT: a explosão do tráfego

A próxima grande tendência que impactará as telecomunicações é a explosão de dispositivos conectados. A Internet das Coisas (IoT) adicionará bilhões se não trilhões de novas fontes de dados conectadas globalmente até 2020. Diante disso, a expectativa é que o número de dispositivos conectados vá para algo entre 20 e 50 bilhões em 2020. A ampliação do uso de sensores e câmeras, assim como a ascensão de todos esses dispositivos será um crescimento astronômico nos volumes de dados.

Neste material falamos um pouco mais sobre IoT.

  1. Segurança para conter ameaças

As operadoras e empresas parceiras desempenham um papel fundamental na luta contra as novas ameaças que estão surgindo. Os clientes já demandam uma proteção mais proativa de toda a cadeia de valor da Internet, e espera-se que as empresas suportem essas expectativas com uma série de inovações técnicas e operacionais. O desejo de maior segurança traz com ele um benefício para todas as operadoras, que podem direcionar novos negócios nesse sentido.

Outras tendências

  • até 2020, é provável que uma ou mais grandes empresas de telecomunicações sejam adquiridas por uma empresa de conteúdo.
  • a população mais velha – aposentados – ao redor do mundo provavelmente consumirá muito mais largura de banda do que eles, ou suas operadoras, imaginaram.
  • sistemas baseados em espaço, balão ou drone fornecerão acesso de banda larga de alta qualidade a qualquer lugar e em qualquer lugar do mundo.

Aproveitando o tema, veja como a mobilidade corporativa eficaz é estratégica para o seu negócio. Aqui você vai saber quais são os principais desafios e como superá-los.