Gestão da mobilidade: deixe no passado os problemas de telecom da sua empresa

Segundo o IDC, o orçamento de telecom das empresas se manteve o mesmo ou cresceu em 50% das empresas em 2020. E, em 2021, o mercado de TIC crescerá 7%, sendo 11% em TI e 2% em telecomunicações.

Os dados mostram que o investimento será menor em 2021, o que implica na utilização estratégica dos recursos. É preciso então aprender a identificar problemas e gargalos para então ter inteligência e estratégia no direcionamento de recursos para a gestão de telecom. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este blog post!  

Os principais problemas na gestão de telecom 

As organizações têm mais opções do que nunca quando se trata de telecomunicações – telefones fixos, smartphones, e-mail, conexões sem fio e todos são sincronizados por uma crescente Internet das Coisas (IoT) apresentando cada vez mais opções. O único problema? Com mais opções, surgem mais desafios.

Na esperança de simplificar antigos problemas, sua empresa adota um novo software ou hardware. O que acontece, porém, quando esses novos sistemas acabam introduzindo mais problemas do que resolvem?

Se tudo isso soa familiar, você não está sozinho. Organizações de todos os tamanhos encontram problemas de gestão de telecom em seu caminho.

E que mais de 30% das organizações têm dificuldades em controlar a segurança da informação corporativa de seus dispositivos? Os colaboradores podem instalar e desinstalar aplicativos, usando-os para os mais diversos fins além do trabalho, o que compromete o sigilo das informações contidas no aparelho.

E que pelo menos 92% dos gestores não realizam o inventário de aparelhos, linhas e planos. Essa é uma maneira essencial de cortar custos e reduzir o investimento anual em telecom. 

O inventário possibilita uma visão estratégica sobre a gestão de telecom, mostrando um raio-x dos gastos do setor. Com ele fica mais fácil decidir o que pode ser cortado, reduzido ou renegociado.  

Esses itens são alguns dos principais problemas enfrentados pelas empresas quando o assunto é o gerenciamento da mobilidade corporativa. E o resultado? Falta de visibilidade real das necessidades da empresa e gastos desnecessários!

Além disso, muitas empresas não conhecem o consumo pessoal nas linhas corporativas e não possuem um bom relacionamento com as operadoras de telefonia. Como então contestar uma fatura cobrada com valor superior ou em duplicidade? O caminho pode ser longo e penoso.

Gestão de telecom efetiva é com o Navita Connect

Para resolver os entraves com a gestão da mobilidade a Navita desenvolveu o Navita Connect. Plataforma especializada em mobilidade corporativa, unifica todas as necessidades corporativas em um único local.

O Navita Connect foi desenvolvido com o objetivo de simplificar a gestão de telecom, permitindo o acesso a múltiplas informações. O software provê para os administradores uma visão gerencial para controle de gastos, simplificando a gestão de mobilidade. Permite a definição de políticas, facilita os processos de solicitação junto às operadoras e unifica o canal de solicitações e suporte ao usuário.

Conheça, a seguir, mais sobre a plataforma que vai revolucionar a maneira como a sua empresa lida com os dispositivos móveis corporativos.

Navita EMM: o melhor da gestão de telecom 

EMM é a sigla para Enterprise Mobility Management, ou em português, Gerenciamento de Mobilidade Corporativa. O EMM, na verdade, é a evolução do MDM (Mobile Device Management), tendo sido muito importante para facilitar e permitir toda a gestão de telecom de grandes empresas. Foi então que nasceu o EMM: seu alcance vai muito além da área de Telecom. 

Por meio de um sistema como o Navita Connect é possível, inclusive, executar diversas ações preventivas e de manutenção, mesmo a distância. O Navita EMM gerencia os smartphones e tablets de sua empresa, de forma simples e fácil, promovendo mais segurança e produtividade no ambiente corporativo.

Saiba mais sobre seus módulos:

Gerenciamento de Aplicativos

Permite a criação de uma loja de aplicativos privada integrada com o Google Play e a Apple Store. Assegura a gestão de telecom a partir do uso correto das ferramentas, com versões seguras e atualizadas. Os aplicativos podem ser instalados automaticamente e sem a interação do usuário e marcados como obrigatórios, não podendo ser desinstalados. 

Segurança em dispositivos móveis

Todos os equipamentos recebem configurações de acordo com as políticas corporativas. Inclusive o ambiente está pronto para apoiar uma estratégia de adequação à LGPD. É possível configurar o navegador para garantir uma navegação segura, integrando-o ao proxy da empresa e bloqueando endereços.

Time Fence (Controle por Horário)

Permite liberar e remover aplicativos, mitigando riscos com processos trabalhistas e facilitando a gestão de telecom. Na prática, uma empresa que configure o horário de disponibilidade dos seus aplicativos corporativos entre 9h e 18h de segunda a sexta terá, automaticamente, os aplicativos disponíveis às 9h da manhã e indisponíveis às 18h nesses dias.

Localização de dispositivos

Consulta a localização dos smartphones e tablets usados para o trabalho, possibilitando o monitoramento dos equipamentos. Estas informações podem ser usadas na gestão da mobilidade para recuperar um dispositivo perdido, roubado ou extraviado, bem como entender se os deslocamentos fazem sentido para a atividade exercida.

Configurações e políticas

É possível automatizar a configuração de dispositivos, permitindo o envio remoto de políticas e configurações. Reduz o tempo gasto com suporte e a empresa garante que o dispositivo esteja em compliance com a gestão de telecom. Políticas de senhas e wi-fi estão disponíveis para um melhor controle dos dispositivos móveis da empresa.

Relatórios gerenciais

Fornecem informações do dispositivo que ajudam na gestão de telecom, como IMEI, número de série, sistema operacional, marca e modelo de aparelho. Já os inventários dos aplicativos disponibilizam versão e origem e estado do aplicativo. Os relatórios ajudam a entender o uso dos dispositivos, como também a ter o seu controle.

Integrated EMMs: gestão de telecom estratégica 

O Navita Connect Integrated EMMs é um conjunto de soluções para a gestão da mobilidade, incluindo BYOD (Bring Your Own Device). Permite aos colaboradores utilizarem seu próprio dispositivo para as atividades profissionais.

Gestão completa

A Navita assume a gestão das principais ferramentas de gerenciamento do mercado (Mobile Iron, AirWatch, BlackBerry, IBM MaaS 360, Samsung Knox e Microsoft Intune), suportando usuários e dispositivos com segurança. Realiza a adoção de políticas e processos que garantem a gestão da telecom.

Gestão de dispositivos móveis

O gerenciamento é responsável pelo suporte a serviços como e-mail, sincronização de contatos, calendários e tarefas. Faz a gestão do ciclo dos dispositivos com a configuração e homologação de perfis, políticas, novos sistemas operacionais e distribuição de aplicativos remotamente para as principais plataformas do mercado.

Provisionamento de Dispositivos

O provisionamento é o primeiro passo para iniciar a gestão dos dispositivos móveis. Ele abrange a verificação do funcionamento do dispositivo, atualização do sistema operacional, colocação de película e capa de proteção, ativação dos dispositivos no Navita Connect e inclusão do dispositivo no grupo com perfil pré-configurado.

Controle de Inventário

Inclui dados para uma correta gestão, como identificação do usuário, modelos e marcas dos aparelhos, aplicativos e sistemas operacionais instalados. Configura alertas que avisam quando aplicações ou outras configurações são modificadas nos dispositivos, garantindo a padronização conforme as políticas da empresa.

MCM (Mobile Content Management)

A Gestão de Conteúdo Móvel garante o acesso seguro a conteúdos que estejam em conformidade às regras de segurança da informação e acesso à rede corporativa. Permite configurações detalhadas de perfis para a manipulação de conteúdo e que contemple todos os pontos críticos para o sucesso da segurança de informação.

MAM (Mobile Application Management)

A Gestão dos Aplicativos Móveis ocorre a partir da definição de políticas de acessos e perfis de distribuição, homologação de novas versões e compatibilidade com sistemas operacionais. Garante que os aplicativos corporativos estejam atualizados, em condições para utilização e instalados em todos os dispositivos.

MEM (Mobile E-mail Management)

A Gestão de E-mail Móvel mantém a segurança dos dados que trafegam nos correios corporativos a partir de configurações e políticas específicas. Esta camada de segurança adicional mitiga o risco do vazamento de informações confidenciais, ficando mais aderente às regras de compliance aplicadas à corporação, sendo estratégica na gestão de telecom.

Navita Service Desk

A Navita possui uma estrutura própria de Service Desk 24×7, especializada no atendimento aos usuários finais e gestores de TI. Com suporte em português, inglês e espanhol, a metodologia ITIL é utilizada para gestão de tickets, chamados, análise e resolução de problemas e métricas de gerenciamento de performance.

Gestão da telecom na prática

Nada melhor do que conhecer casos de empresas que revolucionaram a sua gestão da mobilidade. Mais de 300 mil clientes confiam no Navita Connect para tornar mais estratégico o seu ambiente de telecom. Conheça, abaixo, duas histórias de sucesso.

Luxottica

A Luxottica é líder mundial na concepção, produção e distribuição de óculos de sol e óculos de prescrição de alta qualidade técnica e estilística, luxo e esportes. Quando decidiu investir em Telecom Expense Management (TEM), tinha alguns desafios a serem alcançados:

  • Visibilidade das reais necessidades em telefonia e adequação dos pacotes;
  • Descontrole com gastos em Roaming;
  • Organização e gestão dos processos de pagamento e de telecom.

A Luxottica contratou a Navita para implementar ações, processos e

ferramenta de gestão. O projeto foi iniciado com uma série de reuniões e atividades para o diagnóstico da realidade, levantamento de gaps, oportunidades de melhorias e ajustes em todo o ecossistema de telecom.

Com a implementação de todas as recomendações baseadas no estudo feito pela Navita, a Luxottica conseguiu a redução de 50% dos custos com roaming internacional a partir da contratação de pacotes adequados sempre que algum colaborador fosse viajar com a linha da empresa. 

Houve também 50% de diminuição nos gastos totais com toda telefonia, incluindo o cancelamento de linhas sem utilização, consumo de SMS com interatividade, ligações a cobrar, cobilling (utilização do DDD de outra operadora), juros e multas.

Zoetis

A Zoetis é uma companhia global com mais de 60 anos de história focada na descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de vacinas e medicamentos veterinários para animais de criação e de companhia. 

A unidade da Zoetis no Brasil procurava um sistema que suportasse sua política de telefonia celular e que provesse visibilidade de maneira clara e simples sobre os custos com telefonia, bem como todas as oportunidades de resgate de valores indevidos, auditando as faturas e contestando na operadora.

Havia também a necessidade de implementar controles financeiros como: 

  • Alertas para as datas de pagamentos das faturas, para que não incorressem multas por atraso;
  • Obter o inventário completo e atualizado da telefonia fixa e móvel para fazer o rateio dos gastos por centro de custo.

O resultado, em nove meses de projeto, foi a redução de 20% com os custos mensais de telecom, mais a recuperação de 25% dos valores mensais gastos com as contestações realizadas.

Os usuários e gestores passaram a ter visibilidade dos gastos, por hierarquia e individualmente e as linhas foram inventariadas, possibilitando o rateio dos gastos e as datas de pagamento das faturas imputadas no sistema para gerar os alertas. 

Percebeu o que a sua empresa perde ao não realizar a correta gestão de telecom? Os cases da Zoetis e Luxottica provam que é possível sim trazer mais inteligência e estratégia para a mobilidade! 

Quer conhecer mais sobre como ter os melhores processos? Então não deixe de ler o e-book “ Guia de boas práticas para gestão da Telefonia

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