Entender onde está sendo gasto o dinheiro da sua empresa é o passo primordial uma gestão eficiente. A análise de custos é indispensável para estratégias com foco em tomadas de decisão, otimização de recursos e redução de desperdícios. Neste blog, vamos explicar o que é a análise de custos, como funciona de forma prática, os principais tipos de custos e as vantagens de aplicar a prática no seu negócio.

A análise de custos é a prática realizada para identificar e avaliar todos os recursos da estrutura financeira de um negócio. O processo pode funcionar como um guia financeiro que possibilita mensurar cada gasto na operação, identificar ineficiências, otimizar processos e, consequentemente, melhorar a rentabilidade.

A visão completa dos custos de cada operação é necessária para uma gestão financeira eficiente e assertiva. A análise de custos contribui para decisões estratégicas com dados comparativos de resultados e gastos do histórico do negócio, uma vez que cada investimento impacta a produtividade e a lucratividade da empresa.

A análise de custos pode parecer algo complicado, porém mais é simples do que se imagina. Ela inicia na coleta de dados financeiros detalhados, cada informação conta e deve ser categorizada entre gastos fixos, variáveis, diretos e indiretos. O próximo passo é investigar padrões e desvios de consumo e identificar o impacto de cada despesa no dia a dia da empresa.

A análise de custos auxilia a empresa a controlar os gastos por meio da eliminação de despesas desnecessárias, aumento da lucratividade com a redução de custos operacionais sem comprometer a qualidade dos serviços ou produtos e gasto de recursos de forma mais eficiente, com base em dados concretos. Além de impactar nas tomadas de decisões estratégica, esta prática ajuda no planejamento e previsões financeiras, evitando surpresas possam aparecer no futuro.

Você pode incluir soluções tecnológicas de gestão financeira para facilitar a verificação de onde estão os recursos, quais são os desperdícios e o que pode ser ajustado para melhorar os resultados.

Antes de iniciar uma análise de custo eficaz, é fundamental entender os diferentes tipos de custos que uma empresa pode ter. Cada categoria de custo impacta diretamente a forma como os recursos são alocados e as decisões são tomadas.

Custos fixos:

aqueles que permanecem os mesmos independente do volume de produção ou vendas da empresa, como aluguel e salários fixos. Eles são previsíveis, mas devem ser monitorados mensalmente.

Custos variáveis:

dependem da produção ou vendas, por isso podem crescer rápido, como matéria-prima, comissões de vendas, custo de produção pagamento de impostos.

Custos diretos:

estão atribuídos a um produto, serviço ou departamento, como o material utilizado na fabricação ou desenvolvimento de um projeto específico.

Custos indiretos:

são despesas necessárias para o funcionamento do negócio, como energia elétrica, limpeza e manutenção, serviços administrativos, dentre outros.

A ausência de uma análise de custos na empresa pode ser comparada ao andar no escuro. Você pode conhecer o local onde está, mas não tem dimensão de quantos passos são necessários e a qualquer momento se depara com algum obstáculo.

Deixar de ter este processo pode levar a diversos problemas financeiros, como gastos desnecessários ou mal direcionados que passam despercebidos em áreas pouco estratégicas, como serviços que são pagos e não são usados, falta de visibilidade das despesas dificultam na estratégia de vendas, gasto de tempo e esforço direcionado para processos manuais, tomadas decisões baseadas em suposições e dados irreais. Além disso, empresas que controlam seus custos têm mais oportunidades para oferecer preços competitivos, uma vez que lidam com dados concretos que auxiliam no posicionamento de mercado.

Para realizar uma análise de custos eficaz, é essencial adotar um processo prático e objetivo. Neste tópico, vamos explicar as etapas essenciais para fazer essa análise de maneira simples e direta, ajudando sua empresa a identificar custos, otimizar recursos e melhorar a rentabilidade.

Mapeamento:

Colete o máximo de dados financeiros da empresa, reunindo detalhes de cada um deles.

Classificação:

Organize-os nas seguintes categorias: fixos, variáveis, diretos e indiretos.

Análise:

Utilize ferramentas tecnológicas com objetivo de revisar padrões, localizar desperdícios e avaliar oportunidades em áreas que possam ser otimizadas. Compare os dados com o balanço financeiro mais recente.

Implementação:

Ajuste os processos de acordo com a necessidade, renegocie contratos ou serviços a partir dos resultados obtidos. Implemente soluções especializadas para automatizar processos e gerar relatórios detalhados e analíticos de gastos.

Monitoramento:

Acompanhe regularmente os relatórios de consumo e faça da análise de custos uma prática constante para garantir o controle financeiro.

Além dos benefícios mencionados neste blog, a análise de custos ajuda a controlar as finanças a partir de uma visão clara do que está funcionando e do que pode ser melhorado. Ela permite, por exemplo, ajustar preços de produtos ou serviços de forma competitiva, identificar oportunidades de economia, renegociar contratos com fornecedores ou até investir em áreas estratégicas. No final das contas, é uma ferramenta que ajuda a empresa a crescer com mais segurança e estabilidade.

Com uma análise de custos bem estruturada, a empresa pode aumentar a rentabilidade ao eliminar recursos financeiros desnecessários, melhorar a gestão permitindo maior previsibilidade nos gastos, aumentar a competitividade com a oferta de produtos e serviços a preços mais atraentes, e sustentar os planejamentos da marca com a segurança do equilíbrio financeiro em todas as etapas do desenvolvimento.

A gestão de telecom da Navita permite o ganho de tempo para focar no crescimento da sua empresa com a certeza de que o dinheiro está sendo usado de forma assertiva. A análise de custos é uma prática que deve ser feita com paciência e atenção, o que os compromissos da rotina não possibilitam.

A Navita TEM (Gestão TI e Telecom) proporciona o impulsionamento do negócio e melhor performance com o monitoramento de gastos de forma prática e eficiente. A solução permite a gestão total do negócio desde contratos, inventários, faturas, orçamentos e pagamentos, bem como auditoria automática, relatórios gerenciais e rateio de despesas. A tecnologia dá autonomia para o gerenciamento com acesso em tempo real aos dados e informações administrados de curto a longo prazo. Com acesso a base de dados históricos da empresa, o negócio obtém análises de métricas de desempenho e KPIs para planejamentos eficientes.

A análise de custos é um alicerce estratégico para empresas que desejam crescer de com segurança, previsibilidade e competitividade no mercado. Uma gestão clara facilita a busca por oportunidades para o negócio, economia e investimento assertivo.

Fazer da análise de custos uma parte da rotina do seu negócio é um passo indispensável para enfrentar os desafios do mercado. Ao integrar soluções como o Navita TEM, empresas de todos os portes obtêm melhora na performance financeira nos primeiros meses de uso com acesso a uma plataforma completa para otimizar e gerenciar custos de forma prática. Com visibilidade total, gerenciamento automatizado e insights estratégicos, a Nativa transforma a gestão financeira em um diferencial competitivo com resultados na prática.

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