Se você é gestor de uma pequena ou média empresa, com certeza, conhece algum destes desafios comuns na gestão de telecom. As cinco situações abaixo são os principais motivos dos custos elevados com telecom no final do mês. Veja as dicas para evitá-las:
Falta de inventário
Mais de 90% das empresas não sabe com exatidão quantos aparelhos possuem, de quais modelos/fabricantes e nem com quem estão estes equipamentos ou até mesmo em quais condições estão estes dispositivos. Além de linhas, ramais, troncos, links de dados, números de usuários ou centro de custos e simcards.
É um problema comum e que impede uma gestão adequada da área. Resolver, no entanto, é simples. Basta, criar alguns processos e uma simples planilha de controle de inventário, focada em três pontos de controle: dispositivos, linhas e SIMCards (os famosos Chips). Depois de feito um levantamento inicial, é importante manter esse controle atualizado.
Pagar por serviços que não contratou
É comum encontrar erros em faturas de operadoras no Brasil. Por motivos diversos, suas faturas podem apresentar erros nos valores de pacotes e tarifas de serviços, a quantidade de desvio depende muito de empresa para empresa, mas, em média, você pode encontrar 7% de erros. Todos os meses!
Para checar isso, faça uma análise dos valores de tarifas praticados em sua conta comparando com os valores registrados em contrato. Caso encontre alguma divergência nas faturas é possível abrir uma contestação com a operadora. Veja como fazer isso no Guia de Gestão de Telefonia Eficiente.
Linhas sem consumo
Você já se surpreendeu ao identificar cobranças em suas faturas por uma linha que não está sendo utilizada por ninguém? Outro erro comum, o esquecimento de linhas sem uso, continua gerando custos desnecessários, pois, mesmo sem consumo, os pacotes são cobrados mensalmente. E quanto mais tempo demorar para realizar o cancelamento da linha ou seu remanejamento para outro colaborador, mais a empresa vai gastando. A gestão de
(des) Controle sobre a data de vencimento das faturas
Você controla o número de faturas esperadas por mês, com suas datas de recebimento, vencimento e pagamento? Um controle como estes pode evitar custos com multas e paralisação de serviços por falta de pagamento, o que pode representar uma boa economia!
Utilize este número como chave para controlar a data de recebimento, vencimento e data do efetivo pagamento, assim terá maior controle sobre as faturas e não será surpreendido com suspensão de serviços ou multas por atraso no pagamento.
Contratações inadequadas de pacotes
Em geral, as empresas jogam fora 20% dos serviços contratos (por não utilização) e contratam 7% de serviços avulsos que custam mais caro do que foi negociado em contrato. Normalmente, a contratação de pacote de dados é o que mais gera dúvidas dos gestores. Além disso, muitas empresas pagam por pacotes de SMS sem nenhuma necessidade.
Parte destes pacotes, é utilizada com serviços sem nenhuma relação com o trabalho como games, promoções, 0800, horóscopo, entre outras. Uma análise estratégica dessas faturas pode contribuir para otimizar esses contratos e definir estratégias internas junto ao time de colaboradores.
Para saber como fazer uma gestão adequada da gestão de telecom clique aqui e baixe o Guia de Boas Práticas de Gestão de Telefonia.
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