Se você quer aumentar a eficiência do seu negócio e melhorar a experiência do seu cliente, adotar o método zero-touch pode ser a solução perfeita para você.
Nesse artigo você vai entender o porquê do método Zero-Touch ser a chave para melhorar a eficiência do seu negócio, aumentar a satisfação do seu cliente e se manter competitivo em um mercado cada vez mais exigente. Portanto, se você ainda não implementou essa abordagem em seu negócio, é hora de considerar seriamente essa opção.
O que é Zero-Touch?
Zero-Touch é atualmente um dos métodos de provisionamento de dispositivos móveis mais indicados e sugeridos pela Google para dispositivos Android utilizando o método Android Enterprise (Android para empresas). Atualmente ele está disponível para dispositivos Android a partir da versão 8.0 (ou em dispositivos Pixel a partir da versão 7.1), sendo assim um dos métodos mais atuais para implementação de dispositivos em massa.
Para que serve o Zero-Touch?
Para falarmos sobre a utilização do Zero-Touch, precisamos entender um pouco antes sobre como funciona a gestão de dispositivos via Android Enterprise.
A Google tem o Android como seu sistema operacional para dispositivos móveis, sendo aplicável a uma grande gama de marcas, modelos e tipos, sendo muito utilizado para o meio coorporativo e também para uso pessoal. Entre os anos de 2014 e 2015 a Google apresentou o seu projeto Android for Work, que em 2017 passou a se chamar Android Enterprise.
O Android Enterprise se tornou assim, a solução indicada para gestão de dispositivos móveis empresariais com a utilização de uma EMM indicado para essa atuação. Com o Android Enterprise você consegue assim ter uma gestão completa de seus dispositivos móveis.
Sendo assim, o Zero-Touch chegou como uma solução altamente indicada para o provisionamento de dispositivos em massa, onde você consegue configurar e vincular uma grande quantidade de dispositivos ao seu EMM de escolha sem ter a necessidade de realizar várias etapas manuais durante o processo de ativação.
Quando utilizar o Zero-Touch?
O processo de Zero-Touch é sempre indicado durante o processo de ativação de dispositivos móveis, pelo fato de ser um método extremamente seguro, pois vincula o IMEI do dispositivo ao EMM escolhido, aumentando assim a carga de segurança mesmo em caso de “reset” do dispositivo.
Por se tratar de um método passível de se configurar em larga escala, a indicação para grandes projetos (acima de 100 dispositivos) facilita muito o processo de ativação. Inclusive, o fato de se permitir a “subida” de IMEI’s baseado em arquivos (extensão.csv) facilita muito o processo, além de tornar o processo mais ágil.
Lembramos também que para utilizar esse método, seu dispositivo deve possuir pelo menos a versão 8.0 ou superior do sistema operacional Android, além de possuir uma conta, junto ao EMM escolhido, além da criação de uma “empresa” junto ao Android Enterprise.
Qual a importância de usar o método Zero-Touch
Por ser um método que vincula o EMM escolhido ao IMEI do dispositivo, estamos falando de uma escolha que torna o aparelho altamente seguro quando falamos sobre roubo ou perda do aparelho.
Imagine o seguinte caso: seu operador acabou perdendo o dispositivo com um EMM válido e uma configuração de ativação Zero-Touch. A pessoa que encontrou o aparelho resolve “resetar o aparelho” para utilizar ele de forma pessoal. Após o reset do aparelho, o mesmo é ligado e se começa o processo de setup wizard da Google, onde a mesma identifica o IMEI do dispositivo, localiza que ele esta vinculado a uma empresa e, durante os próximos passos, o dispositivo volta a ser ativado já com o EMM ativo e sem conseguir tornar ele um aparelho de uso pessoal.
Logo, podemos chegar a conclusão que a entrega principal do Zero-Touch se dá a três pilares principais: facilidade de implantação, velocidade maior de implantação e segurança aumentada.
Como aplicar o Zero-Touch.
Para fazer uso da funcionalidade de ativação em massa Zero-Touch você deve seguir os seguintes passos:
- Encontrar um revendedor válido: Não são todos os fabricantes ou revendedores que tem acesso ao portal de Zero-Touch, sendo assim, para ter acesso a essa ferramenta, você deve escolher um fornecedor ou distribuidor apto a realizar essa operação.
- Encontrar um EMM válido: Do mesmo modo que não são todos os fornecedores que estão aptos a fazer esse processo, também não são todos os EMM’s que podem fazer esse processo. Sendo assim, escolha sempre uma opção que atenda esse requisito.
Lembramos que a Navita possui capacidade, tanto para a ativação como distribuidor quanto como EMM válido, sendo uma das poucas opções que atendem ambas as necessidades, facilitando assim a vida de nossos clientes.