O Software como Serviço (SaaS – Software as a Service) vem ganhando cada vez mais força e importância na área de telecom. O modelo disponibiliza softwares e soluções de tecnologia por meio da internet e a cobrança é feita pelo uso da plataforma, não pela aquisição do sistema.
Na prática, o SaaS oferece às empresas uma licença de software que é gerenciada pela internet, controlando o acesso e garantindo a segurança de dados, além da capacidade de processamento. Esse modelo não exige que as companhias tenham que instalar, manter e atualizar hardwares e softwares.
Segundo pesquisa, revelada na sétima edição do Cisco® Global Cloud Index (2016-2021), a expectativa é de que o SaaS dominará o serviço de nuvem até 2021:
– Até 2021, 75% (402 milhões) do total das cargas de trabalho na nuvem e instâncias de computação serão advindas das cargas de trabalho e das instâncias computacionais de SaaS (Software como Serviço). Um aumento de 71% (141 milhões) em 2016 (23% de CAGR* de 2016 a 2021).
– Até 2021, 16% (85 milhões) do total das cargas de trabalho e instâncias de computação na nuvem serão advindas das cargas de trabalho e das instâncias computacionais de IaaS (Infraestrutura como Serviço). Uma queda em relação a 21% (42 milhões) em 2016 (15% de CAGR* de 2016 a 2021).
– Até 2021, 9% (46 milhões) do total das cargas de trabalho de nuvem e instâncias de computação serão advindas das cargas de trabalho e das instâncias de computação de PaaS (Plataforma como Serviço). Um amento em relação a 8% (16 milhões) em 2016. (23% de CAGR* de 2016 a 2021).
*CAGR é um KPI que representa uma taxa de crescimento composta de um determinado período.
A alta expectativa em torno dos resultados que esse serviço proporciona atrairá cada vez mais empresas. Para que possa conhecer mais sobre o assunto, o guia de como gerenciar e controlar custos com o SaaS traz uma visão ampla ao seu negócio.