Algumas dúvidas na gestão de telecom são muito comuns e o entendimento equivocado ou parcial dos processos pode gerar alguma dor de cabeça para o gestor.
Listamos 5 dessas principais dúvidas, que às vezes, mais nada são do que mitos. Confira!
1- MDM é igual a segurança – ( MITO )
Um erro comum que encontramos no mercado quando falamos de gerenciamento de smartphones e tablets corporativos é acreditar que MDM é igual à segurança. Porém, segurança e gerenciamento são coisas bem diferentes: um dispositivo seguro não é necessariamente um dispositivo gerenciado e vice e versa.
Um aparelho gerenciado possibilita o controle sobre o comportamento do usuário, o que pode causar a percepção de segurança. Porém, os ataques de malware, os aplicativos de sideloaded e os aplicativos que vazam dados (sem serem maliciosos), por exemplo, são ameaças que não são monitoradas por ferramentas MDM. Para isso, é preciso utilizar ferramentas específicas para segurança da informação.
Veja mais detalhes de como obter uma gestão completa para aparelhos mobile no artigo O MDM Morreu?
2- Posso fazer todas as atualizações dos aplicativos corporativos manualmente – (MITO)
Dependendo do número de linhas da sua empresa e a localização da sua equipe, a necessidade de realizar atualização de aplicativos ou mesmo de sistemas operacionais pode ser complexa e a atualização remota é fundamental.
3- Os chamados planos fixos para telefonia móvel não têm nenhum tipo de excedente – (DEPENDE)
Depende do plano. No Brasil, somente duas operadoras oferecem por enquanto esse tipo de pacote a clientes estratégicos, o que representa de 5 a 10% do mercado interno. Em uma delas, caso a empresa ultrapasse a franquia contratada, é cobrado o MB excedente sem redução de velocidade. Desse modo, pode haver variação mensal no valor da fatura, dependendo da utilização de dados. Na outra, o valor determinado é fixo, porém, com limitação de velocidade caso ultrapasse a franquia.
Saiba mais sobre esse modelo de contratação aqui.
4- A gestão profissional de telecom pode reduzir em até 30% o valor da fatura – (VERDADE)
Para redução significativa dos custos é necessário ter parceria com uma empresa que seja especialista em soluções de telefonia e que poderá ajudá-lo com o demonstrativo, auditoria, contestação, contratos e, principalmente, com o conhecimento do seu custo. Com base nessas informações, o consultor poderá te mostrar todas as possibilidades de redução próprias para o seu perfil de utilização.
Quer saber como economizar na gestão de telefonia da sua empresa? Acesse esse conteúdo
5 – O trabalho à distância permite às empresas reduzirem o custo – (VERDADE)
As empresas que adotam o modelo de posto móvel de trabalho podem reduzir despesas com infraestrutura e a criação de ambientes flexíveis em que mobiliário, espaço e telefone ficam disponíveis para qualquer profissional. Estimativas da Global Workplace Analytics, consultoria americana, aponta uma economia de 11 mil dólares nas despesas com aluguel e energia, por ano, por funcionário, nos Estados Unidos, com a adoção do home office.
Mas, este não é o único benefício deste formato: aumento de produtividade e retenção de talentos são outros ganhos observados pelas empresas que o adotam.
Quer saber como implantar um modelo como este?
Acesse o kit completo: Posto de Trabalho Móvel.