Parece ser algo muito simples: você recebe a fatura e paga. Mas como fazer quando você tem muitas faturas com datas diferentes?
Você não é o único a ter problemas com pagamento de faturas. Esse é um problema para a grande maioria das empresas. Elas acabam gerenciando faturas com datas de vencimento diferentes, o que não é uma boa prática. Isso geralmente acontece porque as solicitações vão ocorrendo ao longo do mês e a operadora gera a data de vencimento a partir da data de solicitação. O resultado disso é desafiador: gerenciar com eficácia pagamentos de até centenas de faturas com datas diferentes!
A falta de pagamento gera MULTAS e JUROS além do bloqueio do serviço (voz, dados e SMS), e o impacto disso gera uma perda financeira alta. Pense no corte quando o pagamento está atrelado a um serviço de dados que faz IoT ou M2M: sim, uma máquina pode parar de funcionar, algumas vezes por dias até que se reestabeleça o sinal.
Para evitar prejuízos significativos todo mês e controlar de forma eficaz seus pagamentos às operadoras, veja abaixo algumas dicas importantes que podem ajudar gestores a melhorar o seu processo:
- Definir uma única data para vencimento para todas as faturas e utilizá-la para faturamento sempre que contratar novas linhas.
- Fazer unificação de faturas: abrir uma solicitação na operadora para que as datas de vencimento sejam unificadas – algumas vezes não é possível definir todas as faturas para mesma data ou ainda quando o cliente precisa ter algumas contas com datas diferentes de pagamento.
- Inserir alertas de pagamento de faturas telefônicas no software de gestão de telefonia para que os responsáveis pelo pagamento sejam notificados antes do vencimento.
Tivemos clientes que reduziram 46% do custo total de telefonia apenas eliminando juros e multas com atraso de pagamento. Em alguns casos, como no Grupo Votorantim a economia foi de 52% – Conheça o case!
Leia um pouco mais sobre o assunto neste artigo.