1. ANEXO TÉCNICO – NAVITA EMM
1.1. NAVITA EMM – ENTERPRISE MOBILITY MANAGEMENT
O Navita EMM compreende a gestão de dispositivos móveis da empresa, como smartphones e tablets dos sistemas operacionais Android e iOS. Isso permite à equipe de TI gerenciar os dispositivos, aplicativos e garantir produtividade e continuidade do negócio. Com o Navita EMM é possível obter a localização em tempo real dos dispositivos, instalar, atualizar e desinstalar aplicativos remotamente, bem como bloquear ou limpar um aparelho.
Toda a gestão é realizada com plataforma Connect, desenvolvida pela Navita, utilizando o modulo Navita EMM, em que é possível controlar e configurar remotamente os dispositivos. Para diretores, gestores, usuários e administradores, o software apresenta relatórios, além de acesso a informações como aplicativos instalados, politicas aplicadas, configurações e geolocalização. O módulo Navita EMM, compreende os seguintes itens:
Controle e distribuição de Aplicativos
A distribuição de aplicativos garante a produtividade e continuidade do negócio. Sendo assim, o Navita EMM permite a criação de uma loja privada de aplicativos, com envio remoto de aplicativos para os dispositivos ativados, podendo instalá-los com ou sem a interação do usuário. Atualizações e novas instalações são feitas de forma transparente, bem como a desinstalação de aplicativos. Configurações podem ser enviadas, permitindo assim maior qualidade e velocidade nas entregas, também poupando os usuários do trabalho de configurá-los manualmente.
Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise.
Modo Quiosque
Controle total dos dispositivos, permitindo a criação de um ambiente gerenciado onde pode-se controlar o acesso a configurações e quais aplicativos são utilizados. Solução ideal para empresas que possuem força de vendas ou campo e que querem foco total na atividade profissional, sem perda de produtividade, deixando disponíveis apenas os aplicativos desejados pela empresa.
Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, ativados como Android Enterprise em modo Dedicated Device.
Informações corporativas e informações pessoais
Com a separação do conteúdo corporativo do conteúdo pessoal (container), a empresa passa a ter controle dos seus recursos enquanto preserva a privacidade do colaborador, não gerindo suas informações pessoais. Ideal para BYOD (Bring Your Own Device – Traga Seu Próprio Dispositivo), traz velocidade e segurança para a empresa enquanto entrega praticidade e comodidade para o usuário.
Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, ativados como Android Enterprise em modo Work Profile.
Localização
Permite aos administradores localizar qualquer dispositivo gerenciado e o histórico de localização de até 03 meses. Interface simples e fácil, disponibilizada no portal Navita Connect.
Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise e equipamentos iOS 9 ou superior.
Configurações e Políticas de Segurança
O Navita EMM é capaz de enviar configurações aos dispositivos e aplicá-las sem a interferência do usuário. Configurações como Wi-Fi, E-mail, Política de Senha, Time Fence (Configuração de apps por hora e dia) e Restrições são facilmente distribuídas e aplicadas, evidenciando quem as recebeu e quem não. Desta forma, o gestor dos dispositivos tem certeza da distribuição e aplicação, além de ganhar tempo realizando operações remotas e em lotes.
Políticas de Restrições (Android)
- Permitir/Bloquear a transferência de arquivos por USB
- Permitir/Bloquear habilitar Wi-Fi
- Permitir/Bloquear ativar o Bluetooth
- Permitir/Bloquear configuração GPS*
- Permitir/Bloquear o modo avião*
- Permitir/Bloquear a configuração de data e hora*
- Permitir/Bloquear capturas de tela
- Proteção contra Restauração de Fábrica
- Aplicar data e hora da rede
- Permitir/Bloquear depuração por USB
- Permitir/Bloquear configuração de papel de parede
- Permitir/Bloquear a configuração do ícone do usuário
- Permitir/Bloquear a configuração de rede móvel
- Permitir/Bloquear a configuração de compartilhamento de dados móveis
- Permitir adicionar contas ao Play Store gerenciado
- Permitir/Bloquear inicialização segura
- Permitir/Bloquear a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas
- Permitir/Bloquear a modificação de contas
- Permitir/Bloquear compartilhamento no perfil gerenciado*
*Funcionalidade disponível na versão 9 ou superior do Android
Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise e equipamentos iOS 9 ou superior.
Bloqueio e liberação de sites
Com o Navita EMM é possível bloquear ou liberar a navegação em endereços específicos da internet (Blacklist e Withelist de URLs). Alterando as configurações do Google Chrome pode-se declarar quais são os sites permitidos e bloqueados, bem como a integração com proxy.
Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise. Bloqueio de URL possível apenas através de configurações do browser Google Chrome.
Outras Funcionalidades
Destacamos ainda outras funcionalidades para apoio na gestão dos dispositivos:
- Inventário de aplicativos distribuídos*
- Inventário de dispositivos
- Organização de inventário por etiquetas;
- Organização de inventário com campos personalizados;
- Limpeza remota dos dados dos dispositivos
- Comandos remotos (Limpeza e bloqueio)
- Administração por grupos
- Gestão de Certificados;
- Envio de configurações de Wi-Fi e E-mail
- Definição de políticas de senha
- Segregação de conteúdo pessoal e conteúdo corporativo*
- Inventário de aplicativos corporativos instalados*
* Solução compatível apenas com Android 6 ou superior ativado com Android Enterprise.
2. SUPORTE
Navita EMM: canal de suporte exclusivo pelo e-mail suporte.produtos@navita.com.br, respeitando os seguintes níveis de criticidade:
Severidades | Classificação | Tempo para início de atendimento |
Prioridade 1 Urgente |
Quando o problema afeta a integridade, a segurança ou representa uma parada do sistema ou de alguma funcionalidade padrão. | 24 Horas úteis |
Prioridade 2 Normal |
Suporte ou dúvida operacional do sistema. | 40 Horas úteis |
- As horas definidas no tempo de atendimento da tabela acima, referem-se a horas úteis (De segunda a sexta das 09:00 às 18:00).
- Pausa de SLA — O SLA de atendimento será pausado caso a chamado esteja aguardando informações do cliente, e só será retomado após o recebimento de todas as informações necessárias para a análise e atendimento do chamado.
- O cliente receberá por e-mail notificações de todas as tratativas realizadas no atendimento do chamado, desde a triagem até a finalização do mesmo.
- Chamados com mais de 5 dias úteis aguardando informações do cliente serão finalizados por falta de retorno.
- No serão aceitos contatos para abertura de chamados que utilizem qualquer outro canal diferente do e-mail suporte.produtos@navita.com.br
3. SERVIÇO DE CONFIGURAÇÃO BÁSICA (Serviço Opcional)
Configuração Básica da Solução Navita EMM considerando:
- Uma sessão remota de 2 horas para levantamento de ambiente considerando:
- Mapeamento de configurações e políticas a serem entregues aos dispositivos.
- Apresentação do checklist de requisitos mínimos a serem enviados pelo cliente para instalação.
- Alocação de 2 horas do especialista Navita para configuração remota do ambiente considerando:
- Cadastro de grupos/usuários na plataforma a partir da planilha disponibilizada pelo cliente
- Configuração das políticas no ambiente servidor selecionadas pelo cliente a partir do checklist.
- Uma sessão remota de 2 horas para capacitação e operação assistida do ambiente considerando:
- Entrega do manual de instalação do agente Navita EMM no dispositivo móvel.
- Instalação do agente Navita EMM em 5 dispositivos móveis compatíveis em conjunto com o cliente (em sessão remota)
- Capacitação básica de uso da ferramenta e suas principais funcionalidades
Premissas do Serviço de Implementação Básica
- Uma vez adquirido o serviço de implementação básica da solução. A Navita tem até 5 dias úteis para alocação do profissional de implementação, a partir deste prazo será realizada a primeira sessão de levantamento do ambiente.
- Todo o processo de instalação e configuração da plataforma é realizado remotamente. Qualquer custo de visitas ao cliente, viagens e estadias não estão inclusos neste serviço e devem ser endereçados em proposta técnica e comercial complementar.
- Todo o serviço de implementação básico será realizado em horário comercial (de segunda a sexta das 9:00 às 18:00.
A Navita não é responsável pela ativação dos dispositivos. Caso a empresa necessite de apoio para a ativação do agente nos dispositivos móveis, atividade conhecida como “roll out”, a empresa deve solicitar uma proposta técnico-comercial adicional para o atendimento como um projeto.