Anexo Técnico – Navita EMM

1.           ANEXO TÉCNICO – NAVITA EMM

1.1.  NAVITA EMM – ENTERPRISE MOBILITY MANAGEMENT

O Navita EMM compreende a gestão de dispositivos móveis da empresa, como smartphones e tablets dos sistemas operacionais Android e iOS. Isso permite à equipe de TI gerenciar os dispositivos, aplicativos e garantir produtividade e continuidade do negócio. Com o Navita EMM é possível obter a localização em tempo real dos dispositivos, instalar, atualizar e desinstalar aplicativos remotamente, bem como bloquear ou limpar um aparelho.

Toda a gestão é realizada com plataforma Connect, desenvolvida pela Navita, utilizando o modulo Navita EMM, em que é possível controlar e configurar remotamente os dispositivos. Para diretores, gestores, usuários e administradores, o software apresenta relatórios, além de acesso a informações como aplicativos instalados, politicas aplicadas, configurações e geolocalização. O módulo Navita EMM, compreende os seguintes itens:

 

Controle e distribuição de Aplicativos

A distribuição de aplicativos garante a produtividade e continuidade do negócio. Sendo assim, o Navita EMM permite a criação de uma loja privada de aplicativos, com envio remoto de aplicativos para os dispositivos ativados, podendo instalá-los com ou sem a interação do usuário. Atualizações e novas instalações são feitas de forma transparente, bem como a desinstalação de aplicativos. Configurações podem ser enviadas, permitindo assim maior qualidade e velocidade nas entregas, também poupando os usuários do trabalho de configurá-los manualmente.

Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise.

 

Modo Quiosque

Controle total dos dispositivos, permitindo a criação de um ambiente gerenciado onde pode-se controlar o acesso a configurações e quais aplicativos são utilizados. Solução ideal para empresas que possuem força de vendas ou campo e que querem foco total na atividade profissional, sem perda de produtividade, deixando disponíveis apenas os aplicativos desejados pela empresa.

Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, ativados como Android Enterprise em modo Dedicated Device.

 

Informações corporativas e informações pessoais

Com a separação do conteúdo corporativo do conteúdo pessoal (container), a empresa passa a ter controle dos seus recursos enquanto preserva a privacidade do colaborador, não gerindo suas informações pessoais. Ideal para BYOD (Bring Your Own Device – Traga Seu Próprio Dispositivo), traz velocidade e segurança para a empresa enquanto entrega praticidade e comodidade para o usuário.

Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, ativados como Android Enterprise em modo Work Profile.

 

Localização

Permite aos administradores localizar qualquer dispositivo gerenciado e o histórico de localização de até 03 meses. Interface simples e fácil, disponibilizada no portal Navita Connect.

Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise e equipamentos iOS 9 ou superior.

 

Configurações e Políticas de Segurança

O Navita EMM é capaz de enviar configurações aos dispositivos e aplicá-las sem a interferência do usuário. Configurações como Wi-Fi, E-mail, Política de Senha, Time Fence (Configuração de apps por hora e dia) e Restrições são facilmente distribuídas e aplicadas, evidenciando quem as recebeu e quem não. Desta forma, o gestor dos dispositivos tem certeza da distribuição e aplicação, além de ganhar tempo realizando operações remotas e em lotes.

 

Políticas de Restrições (Android)

  • Permitir/Bloquear a transferência de arquivos por USB
  • Permitir/Bloquear habilitar Wi-Fi
  • Permitir/Bloquear ativar o Bluetooth
  • Permitir/Bloquear configuração GPS*
  • Permitir/Bloquear o modo avião*
  • Permitir/Bloquear a configuração de data e hora*
  • Permitir/Bloquear capturas de tela
  • Proteção contra Restauração de Fábrica
  • Aplicar data e hora da rede
  • Permitir/Bloquear depuração por USB
  • Permitir/Bloquear configuração de papel de parede
  • Permitir/Bloquear a configuração do ícone do usuário
  • Permitir/Bloquear a configuração de rede móvel
  • Permitir/Bloquear a configuração de compartilhamento de dados móveis
  • Permitir adicionar contas ao Play Store gerenciado
  • Permitir/Bloquear inicialização segura
  • Permitir/Bloquear a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas
  • Permitir/Bloquear a modificação de contas
  • Permitir/Bloquear compartilhamento no perfil gerenciado*

*Funcionalidade disponível na versão 9 ou superior do Android

Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise e equipamentos iOS 9 ou superior.

 

Bloqueio e liberação de sites

Com o Navita EMM é possível bloquear ou liberar a navegação em endereços específicos da internet (Blacklist e Withelist de URLs). Alterando as configurações do Google Chrome pode-se declarar quais são os sites permitidos e bloqueados, bem como a integração com proxy.

Nota: Solução compatível com equipamentos Android versão 6 ou superior, com suporte ao módulo Android Enterprise. Bloqueio de URL possível apenas através de configurações do browser Google Chrome.

 

Outras Funcionalidades

Destacamos ainda outras funcionalidades para apoio na gestão dos dispositivos:

  • Inventário de aplicativos distribuídos*
  • Inventário de dispositivos
    • Organização de inventário por etiquetas;
    • Organização de inventário com campos personalizados;
  • Limpeza remota dos dados dos dispositivos
  • Comandos remotos (Limpeza e bloqueio)
  • Administração por grupos
  • Gestão de Certificados;
  • Envio de configurações de Wi-Fi e E-mail
  • Definição de políticas de senha
  • Segregação de conteúdo pessoal e conteúdo corporativo*
  • Inventário de aplicativos corporativos instalados*

* Solução compatível apenas com Android 6 ou superior ativado com Android Enterprise.

 

2.           SUPORTE

Navita EMM: canal de suporte exclusivo pelo e-mail suporte.produtos@navita.com.br, respeitando os seguintes níveis de criticidade:

Severidades Classificação Tempo para início de atendimento
Prioridade 1
Urgente
Quando o problema afeta a integridade, a segurança ou representa uma parada do sistema ou de alguma funcionalidade padrão. 24 Horas úteis
Prioridade 2
Normal
Suporte ou dúvida operacional do sistema. 40 Horas úteis

 

  1. As horas definidas no tempo de atendimento da tabela acima, referem-se a horas úteis (De segunda a sexta das 09:00 às 18:00).
  2. Pausa de SLA — O SLA de atendimento será pausado caso a chamado esteja aguardando informações do cliente, e só será retomado após o recebimento de todas as informações necessárias para a análise e atendimento do chamado.
  3. O cliente receberá por e-mail notificações de todas as tratativas realizadas no atendimento do chamado, desde a triagem até a finalização do mesmo.
  4. Chamados com mais de 5 dias úteis aguardando informações do cliente serão finalizados por falta de retorno.
  5. No serão aceitos contatos para abertura de chamados que utilizem qualquer outro canal diferente do e-mail suporte.produtos@navita.com.br

 

3.           SERVIÇO DE CONFIGURAÇÃO BÁSICA (Serviço Opcional)

Configuração Básica da Solução Navita EMM considerando:

  • Uma sessão remota de 2 horas para levantamento de ambiente considerando:
    1. Mapeamento de configurações e políticas a serem entregues aos dispositivos.
    2. Apresentação do checklist de requisitos mínimos a serem enviados pelo cliente para instalação.
  • Alocação de 2 horas do especialista Navita para configuração remota do ambiente considerando:
    1. Cadastro de grupos/usuários na plataforma a partir da planilha disponibilizada pelo cliente
    2. Configuração das políticas no ambiente servidor selecionadas pelo cliente a partir do checklist.
  • Uma sessão remota de 2 horas para capacitação e operação assistida do ambiente considerando:
    1. Entrega do manual de instalação do agente Navita EMM no dispositivo móvel.
    2. Instalação do agente Navita EMM em 5 dispositivos móveis compatíveis em conjunto com o cliente (em sessão remota)
  • Capacitação básica de uso da ferramenta e suas principais funcionalidades

 

Premissas do Serviço de Implementação Básica

  • Uma vez adquirido o serviço de implementação básica da solução. A Navita tem até 5 dias úteis para alocação do profissional de implementação, a partir deste prazo será realizada a primeira sessão de levantamento do ambiente.
  • Todo o processo de instalação e configuração da plataforma é realizado remotamente. Qualquer custo de visitas ao cliente, viagens e estadias não estão inclusos neste serviço e devem ser endereçados em proposta técnica e comercial complementar.
  • Todo o serviço de implementação básico será realizado em horário comercial (de segunda a sexta das 9:00 às 18:00.

 

A Navita não é responsável pela ativação dos dispositivos. Caso a empresa necessite de apoio para a ativação do agente nos dispositivos móveis, atividade conhecida como “roll out”, a empresa deve solicitar uma proposta técnico-comercial adicional para o atendimento como um projeto.