No último ano, pelo menos 75% das empresas entrevistadas pela Navita cortaram projetos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) por falta de budget. Considerando o cenário de crise, muitas empresas buscam alternativas para reduzir custos. E um bom projeto de gestão de telecom pode contribuir para rentabilizar a área.
Listamos abaixo algumas orientações importantes para identificar oportunidades para encontrar o dinheiro que eventualmente está escondido.
1- Atente-se para possíveis erros de billing
O sistema de telecom no Brasil é algo bastante complexo, o que torna os erros e falhas de faturamento comuns e crônicos no Brasil. Por isso, uma das possibilidades é realizar a auditoria contínua de suas faturas, que pode apontar a necessidade de contestação de apontamentos equivocados.
Faturas pagas em até 36 meses podem ser contestadas com possíveis falhas de billing.
2- Analise o que pode ser melhorado ou implementado
Um caminho para identificar custos adicionais ou que podem ser reduzidos é analisar o perfil de consumo de sua empresa com telefonia fixa, móvel e planos de dados. Em média, a gestão de telefonia possibilita a redução de 14% nos custos. A análise deve considerar processos de demissões, admissões e transferências de profissionais entre centro de custos.
Para isso, é necessário comparar o consumo, de pelo menos, um trimestre, que permitirá traçar a quantidade de tráfego de dados, custos com roaming internacional, co-billing e o fluxo de ligação entre as empresas do grupo. Contratos de dados intragrupo, por exemplo, podem reduzir a tarifa a zero, mediante uma taxa mensal negociada.
Ao fazer essa análise, o gestor poderá verificar se o uso de um determinado serviço é inferior ao contratado ou que determinado centro de custo tem uma demanda maior de ligações por dispositivos móveis do que outro, possibilitando ajustes contratuais.
3- Saiba se o seu contrato está coerente com o que está sendo praticado no mercado
Uma vez identificado o perfil de consumo, o gestor tem a possibilidade de comparar perfis semelhantes no mercado e propor uma possível negociação da tarifa. Para isso, é importante ter em mãos todas as informações gerenciais. Ter uma visão do que está acontecendo contribuirá para tomar decisões mais assertivas.
Não esqueça: para a área de TIC não ser vista como ofensora e se tornar rentável é fundamental investir continuamente em gestão de Telecom.
Leia também:
Gestão de Telefonia Eficiente – 12 recomendações para reduzir custos