Para que uma boa prática de telecom dê certo, é essencial a participação das áreas da empresa e, especialmente, dos profissionais que estão na ponta utilizando os recursos disponibilizados.
De nada adianta estruturar uma política bem planejada se o time não estiver engajado. Algumas ações contribuem para ajudar os colaboradores a vestirem a camisa do desperdício zero em telecom:
– Dê ferramentas de comunicação e de trabalho remoto adequadas para seu trabalho. Se ele precisar trabalhar à distância é fundamental que ele tenha acesso às ferramentas para desenvolvimento de planilhas, apresentações, edição de documentos e envio e recebimento de e-mails.
– Conheça as necessidades de uso dos seus colaboradores e customize soluções para atendê-las. Se ele utiliza mais dados do que voz, é fundamental avaliar um pacote que dê acesso à Internet segura. Se há aplicativos específicos para que ele desenvolva seu trabalho, garanta a ele o acesso. Além de equipar o seu time com os recursos necessários, entender o perfil de uso.
– Comunique toda a empresa da importância de seguir as boas práticas de gestão de telefonia. Uma vez conscientizado, o profissional pode se tornar seu maior aliado na execução de uma rotina eficiente em telecom.
– Tenha uma política claras de boas práticas. Há uma série de ações simples que podem ser implementadas de forma fácil, diretamente de com ferramentas de gestão e outras ações que o seu próprio colaborador pode adotar. Neste guia, você encontra as boas práticas para telefonia fixa e neste outro para telefonia móvel.
– Divida com os gestores de cada área as despesas de cada time e de cada profissional. Mostre também a cada colaborador o custo das faturas telefônicas sob sua responsabilidade.
– Avalie os benefícios de implantar um programa de BYOD (Bryng Your Own Device ou uso do telefone pessoal no trabalho) em sua empresa. Essa prática já bem difundida no mercado pode melhorar a relação funcionário x empresa já que o uso do aparelho que ele mesmo escolheu costuma ser bem recebido pelos usuários. Leia os prós e contras dessa prática.
– No caso de BYOD, quando possível estenda a negociação do pacote corporativo também para o número pessoal do colaborador. Ele pode economizar na sua conta pessoal e, de quebra, contribuir com a redução dos custos da empresa.
– Tenha um suporte técnico estruturado, conforme a necessidade do time. Assim, com orientação e apoio técnico, as dificuldades podem ser minimizados e os riscos também..
– Adote, quando possível, um sistema flexível de trabalho. Conheça neste material os benefícios e como implementar um posto móvel de trabalho.
– Utilize ferramentas que garantam a segurança e a gestão especializada em tempo real. Dessa forma, suas informações estarão cobertas e o time terá a confiança de trabalhar sem risco. O Navita Connect permite esse gerenciamento de forma simples e muito ágil.