Um dos grandes problemas das empresas brasileiras em mobilidade corporativa é a carência de gestão estruturada em telecom. Se para algumas empresas o desafio maior está em controlar os custos excessivos nas faturas, para outras, o problema está em garantir a segurança da informação sem perder a produtividade.
Em muitas, há o mesmo problema: identificar em qual nível de maturidade a empresa se encontra para a criação de um projeto de mobilidade assertivo que atenda às suas necessidades e caiba em seu orçamento.
O modelo de maturidade em mobilidade corporativa desenvolvido pela Navita foi desenvolvido para contribuir para que as empresas entendam em que nível de amadurecimento elas se encontram e o que é preciso fazer para melhorar a sua performance.
Além disso, ter visibilidade do real cenário da gestão permite a empresa definir o que é mais urgente e importante investir em um primeiro momento, considerando os recursos humanos e financeiros que serão envolvidos em cada fase de implementação do projeto.
Você sabe em qual estágio de maturidade sua empresa está? Veja os itens abaixo e avalie com qual destes níveis sua empresa se identifica:
Nível 1
A empresa não possui política ou ferramentas para segurança dos dispositivos móveis, não há inventário do parque de telecom, controle de custos e de estoque, o suporte não é estruturado.
Nível 2
A empresa não tem segurança para dispositivos móveis e o inventário é realizado em planilha. Não conhece seus processos e não tem políticas para mobilidade, mas possui suporte com infraestrutura e faz auditoria anual.
Nível 3
Possui MDM, mas usa somente o básico e não tem muitas políticas de gestão de mobilidade. O inventário é realizado em software, mas está desatualizado. Oferece suporte básico, mas sem scripts. Faz auditoria mensal, tem rateio, mas ainda sofre com algumas surpresas na fatura no final do mês.
Nível 4
Possui MDM com políticas estruturadas. O seu inventário está acima de 85%. Gerencia bem seus recursos móveis, possui logística com processos. Documenta processos, mas não os atualiza. Mensalmente busca novas reduções de custo e a equipe está iniciando a cultura do não desperdício.
Nível 5
Possui MDM estruturado com programa de BYOD. Mantém processos documentados e atualização mensal. Realiza logística com SLAs eficientes, gestão de uso avançada com redução constante.
A redução de custos com gestão de gastos de Telecom – TEM (Telecom Expense Management) ou paga o fornecedor e ainda tem sobra. Todo o controle é feito pelo software. Os usuários utilizam o software de mobile apps para auto-gestão. A cultura da gestão é descentralizada.
E, então, já sabe em que nível de maturidade sua empresa se encontra?
Quer saber o que fazer para elevar seu nível de excelência em telecom?
Entre em contato com o nosso time de consultores e peça uma avaliação gratuita.
Você pode também calcular o ROI – (retorno sobre investimento) para fazer uma gestão especializada em telecom. Baixa agora a planilha Navita.
Separamos também um material especial que irá te ajudar a implementar um processo de segurança e produtividade em mobilidade corporativa. Clique aqui para fazer o download.