Se você está buscando formas de melhorar a segurança dos dispositivos móveis em sua empresa, certamente já ouviu falar do Modo Quiosque. Essa ferramenta é uma das mais importantes para garantir a proteção máxima dos dados, além de promover uma gestão mais eficiente e produtiva. Neste blog, vamos apresentar e discutir o que é o Modo Quiosque, como ele funciona, as desvantagens de não tê-lo e como funciona com os softwares. Também vamos falar sobre as vantagens de unir o modo quiosque a um MDM (Gerenciador de Dispositivos Móveis), porque é necessário personalizá-lo. 

O que é o Modo Quiosque 

O Modo Quiosque é uma função que bloqueia o acesso a qualquer aplicativo que não esteja autorizado pelo administrador do dispositivo. Ele é usado principalmente em dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks, e funciona como uma barreira que impede que os usuários acessem informações não autorizadas. Em outras palavras, o Modo Quiosque transforma o dispositivo em um “quiosque”, permitindo apenas o acesso a aplicativos específicos. 

Modo Quiosque: como funciona na prática 

O Modo Quiosque é configurado pelo administrador do dispositivo e é ativado assim que o usuário inicia o aparelho. Ele permite que apenas aplicativos selecionados sejam executados e bloqueiem todas as outras funções, como a instalação de novos aplicativos e acesso a configurações de sistema. Dessa forma, o dispositivo é transformado em uma ferramenta única e especializada, projetada para realizar apenas as funções desejadas. 

Quais as desvantagens de NÃO ter o Modo Quiosque 

Não ter o Modo Quiosque em dispositivos móveis pode levar a uma série de residência, especialmente para empresas e organizações que precisam garantir a segurança dos dados e produtividade dos funcionários. Algumas das principais mantidas de não ter o Modo Quiosque incluem: 

Acesso a aplicativos não autorizados: Sem o Modo Quiosque, os funcionários podem ter acesso a aplicativos não autorizados, o que pode representar uma ameaça à segurança dos dados. Os aplicativos não autorizados podem ser maliciosos e roubar informações eficazes ou causar danos aos dispositivos móveis. 

Distrações e redução da produtividade: Sem o Modo Quiosque, os funcionários podem se distrair com aplicativos de entretenimento ou mídias sociais, criando produtividade no trabalho. Além disso, o uso excessivo de aplicativos de entretenimento pode consumir a bateria do dispositivo móvel, observando a vida útil da bateria. 

Falta de controle sobre os dispositivos móveis: Sem o Modo Quiosque, a empresa não tem controle sobre os dispositivos móveis de seus funcionários. Isso significa que os funcionários podem baixar qualquer aplicativo ou acessar qualquer site, mesmo que não seja permitido pela empresa. 

Maior risco de violação de dados: Sem o Modo Móvel Quiosque, os dispositivos podem estar em risco de violação de dados, o que pode levar a perda de informações ou dados pessoais de clientes. A violação de dados pode resultar em danos 

Como funcionam os softwares no Modo Quiosque? 

Os softwares que são executados no Modo Quiosque são configurados pelo administrador do dispositivo. Eles são instalados diretamente no aparelho e são os únicos que podem ser executados. Isso garante que apenas as ferramentas necessárias para o trabalho estejam disponíveis para o usuário, sem distrações ou riscos de segurança. 

Por que é vantajoso unir o modo quiosque a um MDM (Gerenciador de Dispositivos Móveis)? 

Unir o Modo Quiosque a um MDM (Gerenciador de Dispositivos Móveis) é aprovado por várias razões: 

Maior segurança dos dispositivos móveis:  

Ao unir o Modo Quiosque a um MDM, a empresa pode controlar quais aplicativos podem ser executados em dispositivos móveis. Isso aumenta a segurança dos dispositivos móveis, já que apenas aplicativos treinados e autorizados pela empresa serão permitidos. 

Proteção dos dados da empresa: Ao usar o Modo Quiosque em conjunto com um MDM, a empresa pode proteger os dados atendidos e sensíveis da empresa. O MDM pode garantir que os dados sejam criptografados, os dispositivos móveis estejam protegidos por senhas e que os aplicativos tenham permissões limitadas. 

Aumento da produtividade 

Ao usar o Modo Quiosque em conjunto com um MDM, a empresa pode aumentar a produtividade dos funcionários. Isso porque o Modo Quiosque permite que apenas os aplicativos necessários para o trabalho estejam disponíveis, oferecendo a distração com outros aplicativos de entretenimento ou mídias sociais. Além disso, o MDM pode garantir que os dispositivos móveis estejam atualizados e configurados corretamente, garantindo a eficiência no trabalho. 

Controle remoto dos dispositivos móveis

Com um MDM, a empresa pode ter acesso remoto aos dispositivos móveis dos funcionários, permitindo que eles sejam monitorados e gerenciados de forma mais eficiente. Isso inclui a capacidade de atualizar softwares, instalar aplicativos e configurar permissões de usuário em tempo real, sem precisar estar fisicamente presente nos dispositivos móveis. 

Simplificação da gestão de dispositivos móveis

Unir o Modo Quiosque a um MDM também simplifica a gestão de dispositivos móveis. Com um MDM, a empresa pode gerenciar vários dispositivos móveis em uma única plataforma, permitindo uma gestão mais eficiente e ansiosa a carga de trabalho do departamento de TI. 

Em resumo, unir o Modo Quiosque a um MDM é adaptado para empresas que precisam garantir a segurança dos dados e aumentar a produtividade dos funcionários em dispositivos móveis. A união dessas duas ferramentas permite que a empresa controle quais aplicativos são executados nos dispositivos móveis, proteja os dados entrem e sejam sensíveis da empresa, aumente a produtividade dos funcionários, gerencie dispositivos móveis de forma remota e simplifique a gestão de dispositivos móveis. 

Por que é necessário personalizar o Modo Quiosque? 

Personalizar o Modo Quiosque é necessário para garantir que ele atenda às necessidades específicas da empresa e dos usuários finais. A personalização pode incluir a escolha dos aplicativos permitidos no modo quiosque, a configuração de permissões de usuário, a personalização da interface do usuário e a restrição de acesso a certos recursos do dispositivo móvel. 

Além disso, a personalização do Modo Quiosque pode ajudar a garantir a segurança dos dados da empresa. A empresa pode restringir o acesso a certos recursos do dispositivo móvel, como a câmera ou o microfone, para evitar vazamentos de informações. A personalização também pode incluir a configuração de permissões de usuário, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso a determinados aplicativos ou informações. 

Por fim, a personalização do Modo Quiosque pode melhorar a experiência do usuário, tornando a utilização do dispositivo móvel mais fácil e intuitiva. A empresa pode personalizar a interface do usuário para atender às necessidades específicas dos usuários finais, efetivamente a satisfação do usuário e recebida do modo quiosque. 

Em resumo, a personalização do Modo Quiosque é necessária para garantir que ele atenda às necessidades específicas da empresa e dos usuários finais. A personalização pode ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários, garantir a segurança dos dados e melhorar a experiência do usuário. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *