NAVITA AJUDA VOTORANTIM A REDUZIR MAIS DE 50% NOS GASTOS TELECOM

Em um ano que começou com a economia crescendo pouco, inflação preocupante e juros altos, a estratégia que as empresas estão adotando é “apertar os cintos” e ajustar os orçamentos. A Votorantim Cimentos, preocupada com essas questões, procurou a Navita para desenvolver a quatro mãos uma estratégia para reduzir seus custos, principalmente, na área de telefonia fixa e móvel, além de organizar seus processos de gestão.

A parceria foi tão assertiva e as estratégias adotadas foram tão bem executadas que a Votorantim – uma das dez maiores empresas globais de cimento, concreto e argamassas – conseguiu reduzir em mais de 50% em seus custos (ver box abaixo). Os resultados foram apresentados pelo gestor de Infraestrutura de TI da Votorantim CimentosHenrique Ogura, durante o lançamento do Navita Connect em São Paulo. “Quando fui designado para este desafio, fui obrigado a pensar em uma maneira de reduzir gastos e otimizar recursos, e então recorremos à Navita para nos auxiliar. Eles sugeriram investir em um processo forte de inventário e, felizmente, tivemos excelentes resultados”, explicou o executivo.

Segundo Henrique, depois que a Navita passou a gerir o projeto, a empresa conseguiu reduzir no período de um ano em 52% o consumo mensal de telefonia móvel; em 34% o custo mensal da telefonia fixa; em 46% do custo mensal com valores de multas e juros de telefonia fixa e conseguiu baixar para 17% os valores de auditoria e faturas junto às operadoras. “Os números mostram que apostar em projetos inteligentes e que trazem resultados efetivos para o caixa da empresa devem ser tratados com muita atenção e nós apostamos nisso. Quando empresas trabalham em sinergia para um bem comum, os resultados são inevitáveis”.

Ogura explicou, ainda, que o processo de convencimento das equipes internas e da aplicação das novas metodologias foi muito trabalhoso. Para chegar aos resultados, a Votorantim teve que mudar sua postura, e se apoiou em discussões e conversas que migraram para a real redução. “Foi essa mudança de olhar, primeiro para dentro de casa e depois para fora, que transformou esse projeto em um case de sucesso”, finalizou.

ECONOMIA EM NÚMEROS

  • Base atual: 8.000 linhas (móvel e fixa)
  • Consumo x telefonia móvel: redução de 52% no custo mensal;
  • Consumo x telefonia fixa: redução de 34% no custo mensal;
  • Valores de multas e juros de telefonia fixa: redução de 46% no custo mensal;
  • Auditoria e contestação de faturas: retorno de 17% nos valores das faturas junto as operadoras
  • Em 2014, a empresa tinha apenas 32% da telefonia inventariada. Hoje, depois da implantação do sistema – passou para 91%.

 

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