Smartphones e tablets invadiram o ambiente corporativo mas, não são suficientes para atender às exigentes demandas dos gestores e funcionários conectados. Eles querem utilizar seus dispositivos pessoais no trabalho e esperam agilidade no atendimento às suas solicitações, dentro e fora do escritório, deixando a segurança da informação corporativa sob risco. Esse é o novo e atual cenário da Gestão de Telecom.

Mas por que os aparelhos móveis mudam drasticamente o cenário? Onde está a complexidade? Quais são as principais diferenças deste mundo conectado com o que estávamos acostumados?

O primeiro ponto relevante é o aumento do número de dispositivos nas mãos dos funcionários. Atualmente, grande parte das empresas oferecem smartphones para seus colaboradores. O segundo ponto é muito sensível para qualquer empresa: o custo que estes dispositivos geram. Mas, não é só isso. Se o seu smartphone quebrar, por exemplo, você consegue ficar sem ele por alguns dias? E a equipe de vendas de sua empresa, consegue ficar sem comunicação em campo? Acredito que não.

Por isso, as empresas devem se preocupar com algumas características importantes desse mundo novo. Questões sobre políticas e segurança da informação, controle sobre os custos (incluindo Roaming Internacional) e definição de processos logísticos para a entrega de dispositivos, são extremamente relevantes para quem busca um nível mínimo de gestão em seu parque de telefonia.

Não existe uma padronização ou regra para definir o que deve ser controlado ou não, mas podemos classificar as características da Gestão da Mobilidade Corporativa em três pilares importantes: Gestão de Gastos de Telecom, Gestão de Dispositivos Móveis e Gestão de Logística, cada um com suas particularidades.

Por fim, tenham certeza que aplicar estas práticas dentro das empresas é um grande desafio e, certamente, tomará algum tempo dos gestores. São mudanças que envolvem definição de processos, ferramentas, fornecedores e pessoas focadas na implantação das boas práticas de Gestão da Mobilidade Corporativa. E, assim que eles conseguirem vencer esta etapa, novas formas de comunicação como Wearables, Devices conectados, Internet das coisas (IoT) e Machine to Machine (M2M) terão invadido o mercado empresarial e será necessário mais uma vez rever as práticas de gestão. Isso também é sinal que todos nós teremos muito trabalho pela frente. Então, mãos à obra.

Para ilustrar que uma gestão bem estruturada traz também retorno financeiro nós criamos uma planilha de ROI para você aplicar em sua empresa e calcular o retorno financeiro das boas práticas. Baixe a planilha de ROI para gestão de Telecom aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *