Navita Cloud
Gestão de custos em Cloud

Esse módulo conecta-se à conta do cliente na plataforma de Cloud Pública (AWS, por exemplo) e passa a analisar os recurso e histórico de consumo, gerando “insights”, recomendações de segurança e de otimização de recursos.
Gerencie seus gastos
A infraestrutura está migrando rapidamente para a nuvem e a principal preocupação é com a administração dos servidores e demais recursos contratados das clouds. O custo deste crescimento desordenado já é um dos maiores ofensores das áreas de TI e pode ser gerenciado através de softwares e serviços.
Navita Cloud e FinOps
Como o FinOps pode ajudar sua empresa?
O FinOps, quando bem aplicado, possibilita que sua empresa utilize diversas nuvens ao mesmo tempo, tirando vantagem dos benefícios que cada uma delas oferece, removendo limitantes e utilizando seus recursos de forma eficiente e sem desperdício. Com isso, as equipes da sua empresa não se sentirão mais presas ou com medo de exceder custos de tecnologias e poderão concentrar esforços em gerar mais valor para o negócio.
O FinOps é baseado em seis princípios:
- Os times devem colaborar;
- O valor agregado ao negócio motiva as decisões;
- Todos são responsáveis por seu consumo na nuvem;
- Os relatórios do FinOps devem ser acessíveis e atualizados;
- Um time centralizado gerencia o FinOps;
- O modelo de custo variável da nuvem deve ser aproveitado.
Os princípios do FinOps são sustentados por três pilares:
1. Informar
Essa etapa é para ter visibilidade dos custos, obter métricas e alinhar todos os envolvidos com as prioridades do negócio.
Alguns pontos dessa etapa são:
- Benchmarking para entender as principais métricas
- Planos de orçamento bem estruturados para impulsionar o ROI
- Previsão de custos para evitar surpresas no final do mês, final de contratos e auxiliando na tomada de decisão.
2. Otimizar
Nessa fase a intenção é capacitar as equipes para identificar e executar oportunidades para ter alto desempenho na CLOUD.
Para ficar mais claro, separamos aqui algumas situações de otimizações para você:
- Desligar recursos que não são mais utilizados
- Expandir ou diminuir corretamente os serviços de acordo com as necessidades de desempenho
3. Operar
A terceira fase não é a última, e sim um lembrete de que nessa etapa é uma atividade contínua. Com o intuito dessa metodologia ser integrada, mantida e aplicada diariamente nas operações.
Com isso, há alguns processos para alinhar e melhorar rotineiramente o gerenciamento e otimização dos custos em CLOUD, que são eles:
- Acompanhamento em relatórios de uso;
- Fazer revisão de forma contínua, com melhorias de otimização de custos
- Implementar políticas no ambiente de nuvem
Essas são algumas das funcionalidades que você enxerga dentro de uma ferramenta de CLOUD.
Como o Navita Cloud pode ajudar sua empresa?
Com o Navita Cloud, é possível importar as informações de custos de Cloud, e prover dashboards essenciais para que o gestor possa otimizar sua infraestrutura na nuvem.
Confira algumas funcionalidades do Navita Cloud:
- Importação de gastos do fornecedor de Cloud (AWS por exemplo);
- Visualização de evolução dos gastos ao longo dos meses;
- Configuração de itens de rateio;
- Atrela serviços específicos dos provedores (tags) às categorias de custo, proporcionando melhor entendimento das faturas e pacotes contratados;
- Associação do centro de custos onde debita as despesas;
- Segregação dos gastos por metadados e hierarquia de empresa, projeto ou serviço;
- Filtros por equipe, com visualização dos gastos por departamento;
- Extração de relatórios, com filtro personalizado na data, para extração mensal ou anual, seja por produto, serviço e instância;
- Gráficos com fácil visualização para tomada de ações;
Para saber mais, solicite contato preenchendo o formulário abaixo:
Fale Conosco
Para saber mais informações sobre o Navita Connect Cloud preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.