Se antes o setor de TI era um centro de custos que pagava por todos os serviços da empresa ligados à tecnologia, hoje o departamento se tornou um facilitador estratégico para as áreas de negócio. Faz parte do seu papel lidar com a contratação de fornecedores que prestam serviços para diversas áreas, desde telefonia e dispositivos móveis à IoT e computação em nuvem. O desafio agora é gerenciar tanto os contratos e faturas, como também ratear o custo entre todos esses departamentos. E de que maneira é possível administrar essas questões e não perder o controle e ter prejuízos? Estas questões podem ser gerenciadas com sucesso a partir da utilização do Navita Connect. Entenda mais sobre a solução ao ler este e-book. Conheça o Navita Connect O Navita Connect foi desenvolvido para tornar o dia a dia dos gestores de TI e Telecom mais fácil, simplificando o cotidiano dos usuários. A suite reúne, em uma única ferramenta, soluções para os principais problemas da TI e mobilidade corporativa. A partir da utilização da solução, os gestores das empresas são capazes de ter visibilidade sobre todos os gastos de cada departamento, como também controle sobre as linhas, aparelhos, faturas, tickets, contratos com operadoras e rateio de custos. As informações são unificadas, provendo para os gestores uma melhor administração dos recursos de mobilidade. Já os usuários finais são impactados ao ter acesso, em um mesmo local, a todos os recursos necessários para solicitar suporte a aparelhos, por exemplo. E a segurança da informação também é levada a sério no Navita Connect. Como muitos perigos podem estar escondidos dentro dos dispositivos corporativos, é preciso zelar pela sua proteção. A suite disponibiliza módulos que, inclusive, permitem a criação de uma loja de aplicativos privada para a distribuição de aplicativos públicos e internos para os dispositivos corporativos e BYOD (Bring Your Own Device). A partir do momento em que a segurança dos dispositivos móveis e da infraestrutura de TI estão garantidas, a empresa está um passo à frente do compliance necessário para a adequação às leis nacionais como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em vigor desde 2020, caso a empresa não esteja em conformidade, as punições podem chegar a até R$ 50 milhões. Entenda, abaixo, de que maneiras o Navita Connect é capaz de ajudar a sua empresa. EMM: Enterprise Mobility Management EMM é a sigla para Enterprise Mobility Management, ou em português, Gerenciamento de Mobilidade Corporativa. O EMM, na verdade, é a evolução do MDM (Mobile Device Management), tendo sido muito importante para facilitar e permitir toda a gestão de Telecom de grandes empresas. Foi então que nasceu o EMM: seu alcance vai muito além da área de Telecom. Por meio de um sistema como o Navita Connect é possível, inclusive, executar diversas ações preventivas e de manutenção, mesmo a distância. Conheça melhor as soluções: Navita EMM O Navita EMM é uma plataforma que vai muito além do MDM. Gerencia os smartphones e tablets de sua empresa, de forma simples e fácil, promovendo mais segurança e produtividade no ambiente corporativo. Gerenciamento de Aplicativos Permite a criação de uma loja de aplicativos privada integrada com o Google Play e a Apple Store. Assegura o uso correto das ferramentas, com versões seguras e atualizadas. Os aplicativos podem ser instalados automaticamente e sem a interação do usuário e marcados como obrigatórios, não podendo ser desinstalados. Segurança em dispositivos móveis Todos os equipamentos recebem configurações de acordo com as políticas corporativas. Inclusive o ambiente está pronto para apoiar uma estratégia de adequação à LGPD. É possível configurar o navegador para garantir uma navegação segura, integrando-o ao proxy da empresa e bloqueando endereços. Time Fence (Controle por Horário) Permite liberar e remover aplicativos, evitando riscos com processos trabalhistas. Na prática, uma empresa que configure o horário de disponibilidade dos seus aplicativos corporativos entre 9h e 18h de segunda a sexta terá, automaticamente, os aplicativos disponíveis às 9h da manhã e indisponíveis às 18h nesses dias. Localização de dispositivos Consulta a localização dos smartphones e tablets usados para o trabalho, possibilitando o monitoramento dos equipamentos. Estas informações podem ser usadas para recuperar um dispositivo perdido, roubado ou extraviado, bem como entender se os deslocamentos fazem sentido para a atividade exercida. Configurações e políticas É possível automatizar a configuração de dispositivos, permitindo o envio remoto de políticas e configurações. Reduz o tempo gasto com suporte e a empresa garante que o dispositivo esteja em compliance. Políticas de senhas e wi-fi estão disponíveis para a melhor gestão e controle dos dispositivos móveis da empresa. Relatórios gerenciais Fornecem informações do dispositivo como IMEI, número de série, sistema operacional, marca e modelo de aparelho. Já os inventários dos aplicativos disponibilizam versão e origem e estado do aplicativo. Os relatórios ajudam a entender o uso dos dispositivos, como também a ter o seu controle. Integrated EMMs O Navita Connect Integrated EMMs é um conjunto de soluções para o gerenciamento da Mobilidade Corporativa, incluindo BYOD (Bring Your Own Device), que permite aos colaboradores utilizarem seu próprio dispositivo para suas atividades profissionais. Gestão completa A Navita assume a gestão das principais ferramentas de gerenciamento do mercado (Mobile Iron, AirWatch, BlackBerry, IBM MaaS 360, Samsung Knox e Microsoft Intune), suportando usuários e dispositivos com segurança. Realiza a adoção de políticas e processos que garantem a qualidade da mobilidade corporativa. Gestão de dispositivos móveis O gerenciamento é responsável pelo suporte a serviços como e-mail, sincronização de contatos, calendários e tarefas. Faz a gestão do ciclo dos dispositivos com a configuração e homologação de perfis, políticas, novos sistemas operacionais e distribuição de aplicativos remotamente para as principais plataformas do mercado. Provisionamento de Dispositivos O provisionamento é o primeiro passo para iniciar a gestão dos dispositivos móveis. Ele abrange a verificação do funcionamento do dispositivo, atualização do sistema operacional, colocação de película e capa de proteção, ativação dos dispositivos no Navita Connect e inclusão do dispositivo no grupo com perfil pré-configurado. Controle de Inventário Inclui dados para uma correta gestão, como identificação do usuário, modelos e marcas dos