Você já deve ter se perguntado o que é nuvem? cloud? por que ter ele a minha empresa? Qual o melhor?

A nuvem tem como função oferecer a possibilidade de acessar os seus dados de qualquer lugar e não necessariamente do mesmo dispositivo, com rapidez e segurança.

É feita a contratação da nuvem através de um fornecedor externo (e são muitos), sendo que a estrutura para os armazenamentos físicos dos dados e a entrega são feitas pela internet em um modelo de pagamento conforme o uso, e com isso temos os provedores que normalmente são distribuídos em três categorias:

IaaS (Infrastructure as a Service): No caso é feita a entrega de uma capacidade de Hardware correspondente a memória, armazenamento e processamento do sistema é nesta categoria que são oferecidas a contratação de servidores, roteadores e racks.

PaaS (Platform as a Service): Permite a criação, hospedagem e gerir aplicativos, o provedor da nuvem oferece um ambiente completo para desenvolver que permite criar, modificar e a otimização de softwares e aplicações.

Saas (Software as a Service): Dá acesso ao sistema sem precisar realizar a compra de uma licença, porém utilizando de recursos limitados.

Existem alguns tipos de nuvens sendo elas:

  • Nuvem Publica: Com foco em estrutura compartilhada é a modalidade mais comum para implantação do cloud, onde os recursos pertencem e são operados por um provedor de serviço terceirizado. Não esquecendo que com esse modelo a infraestrutura não fica exclusiva apenas para sua empresa, onde os recursos são compartilhados com outras empresas que são locatários do cloud.
  • Nuvem Privada:  Focado em nuvem interna ou corporativa, deixando assim os serviços e infraestrutura no datacenter ou em um provedor terceirizado, com uma rede privada para cada organização tendo em vista um alto nível de segurança. Vale lembrar que empresas com dados sigilosos e caros.
  • Nuvem Hibrida: Com a ideia de trazer a junção da nuvem pulica e nuvem privada, conta-se com o movimento dos dados, aplicativos entre uma e outra, e mais opção de implantação.

Com essas informações conclui-se a importância da nuvem em empresas que lidam com TI e TELECOM, pois logo quando criou-se o conceito cloud não existia entendimento sobre já que as dúvidas era serve para desenvolvedor ou para empresa? Testes, web aplicativos, suporta aplicações críticas? E hoje em dia a grande pergunta é a quão rápida será essa mudança? Citado pelo CEO da AWS, Adam Selipsky.

E hoje podemos garantir que a nuvem veio para ficar e, com o crescimento do 5G, ela cresce ainda mais dentro das empresas, como em grandes companhias trabalhando com virtualização do core.

Com isso vemos a necessidade de uma empresa de TI ter uma nuvem já que costumam buscar por formas de evitar falhas seja ela de segurança, aumento de produtividade, redução de gastos operacionais e manutenção.

Pensando nisso a Navita trabalha com o Cloud possibilitando a importação de faturas (AWS); visualização da evolução de gastos ao longo dos meses; extração de relatórios com filtro personalizado por data, mês ou ano, seja por produto, serviço e instância, além reproduzir gráficos de fácil visualização para tomada de decisões dentro de sua empresa, gerando “insights”, recomendações de segurança e a otimização de recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *