Já imaginou se seus colaboradores fossem bloqueados no WhatsApp?

O nome do aplicativo “WhatsApp GB”, foi um dos assuntos mais comentados no Twitter no dia 21/03/2022 e não foi à toa.

O “clone” do tradicional aplicativo de mensageria se conecta a uma conta de WhatsApp tradicional e oferece funções extras, como: agendamento de mensagens, a possibilidade de esconder o status online e conexão de mais de um número de telefone ao mesmo perfil.

Porém esse “pirata” traz consequências para os usuários e empresas já que as informações dos usuários ficam armazenadas nos servidores nem sempre confiáveis produzidos pelos próprios desenvolvedores. Em um caso de menor problema, o usuário pode enfrentar instabilidades técnicas e, na pior das hipóteses, pode ter seus dados vazados ou roubados.

Inclusive já houve relatos de grupo criar um malware, embutir no software e a própria fabricante não perceber e os problemas com isso todos nós já sabemos.

Motivos de sobra para o WhatsApp tradicional bloquear os usuários que utilizam a plataforma paralela.

E os impactos para a operação de uma empresa?

Desde a segurança dos dados do próprio usuário quanto o acesso aos aplicativos importantes para o dia a dia da do negócio e informações sigilosas podem ser atingidas quando há a liberdade de seus colaboradores em baixar os aplicativos sem uma definição concreta de política de segurança realizada pelo time de TI e Telecom da empresa.

O caso do WhatsApp GB é apenas um, onde o aplicativo original pode ser utilizado como fonte de troca de mensagens, arquivos e grupos de trabalho, deixando vulnerável informações confidenciais e que fazem parte do seu core business. Ou seja, informações como base de clientes, orçamentos, faturamentos, dados bancários entre outros ficam abertos para malwares que com essas informações em mãos podem gerar um transtorno incalculável para seu negócio.

De acordo com especialistas, uma função onde a gestão de TI e Telecom da empresa faça o download automático dos aplicativos direto nos dispositivos dos colaboradores iria extinguir o risco de instalações não necessárias, não permitidas e maléficas ao negócio.

Na solução EMM da Navita, a gestão da empresa (através de seu departamento de TI), realiza remotamente o download dos aplicativos que os colaboradores deverão utilizar em sua operação, com toda segurança e aval da política da empresa.

Além disso, o download é automático sem a necessidade de acessar links ou tokens para isso.

Ou seja, com uma solução com a da Navita, a segurança da sua empresa seria mantida, utilizando somente aplicativos certificados, minimizaria o erro humano e sua operação não teria o risco de parar por dispositivos infectados.

Isso não ajudaria seu negócio? Acesse para saber mais: Navita | Líder em Gestão de Mobilidade e Custos de TI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *