A informação é um dos ativos mais valiosos das empresas, e como não poderia deixar de ser, a segurança e o acesso a informação desempenha um papel extremamente importante em corporações que desejam se manter competitivas e inovadoras.

Pensando em proteger estes ativos e em se posicionar como lider de mercado, a Samsung desenvolveu a solução KNOX para seus dispositivos Android, a qual traz um ambiente seguro e segregado, onde o conteúdo relacionado à empresa e que esta no Smartphone não se relaciona com o conteúdo pessoal do usuário.

Para tanto, o KNOX cria um container no aparelho, um ambiente separado, como se fosse um outro Smartphone dentro do próprio Smartphone, onde se tem aplicativos e configurações diferentes do ambiente pessoal. Uma vez que se tem algo no container, ele não pode ser acessado a partir do lado pessoal. Isto garante a integridade do ambiente corporativo, evitando o vazamento de informações. Dentro do container não é possivel, por exemplo, copiar e colar conteúdo originado do lado pessoal, capturar uma imagem da tela e compartilhar contatos ou arquivos por Bluetooth.

Ainda assim, as melhorias de segurança em relação ao sistema Android não param por aí. O KNOX também garante a integridade do sistema operacional, trabalhando com uma checagem multicamada, onde a integração começa pelo hardware. Ao inicializar o aparelho, é feita uma verificação se o sistema é integro, se a versão instalada do Android é homologada e segura. Uma parte da memória e do processamento do dispositivo é dedicada para checar a integridade do núcleo do sistema operacional. Também esta inclusa uma série de melhorias, onde se tem mais de 420 políticas de segurança e controle integradas que podem ser aplicadas e gerenciadas por uma ferramenta de gestão de dispositivos móveis (MDM = Mobile Device Management).

Como uma solução segura e com uma abordagem direcionada para o mundo corporativo, o KNOX é compativel com Redes Privadas Virtuais (VPN = Virtual Private Network) por aplicação ou para todo o container, possibilitando um uso versátil dos recursos das empresas. Ele também garante que todo o conteúdo dentro de seu ambiente esteja criptografado, adicionando assim, mais uma camada de segurança. A aderência ao ambiente corporativo desta solução também é bastante versátil, permitindo a integração com o diretório de usuário (Active Directory) e até mesmo o login único (Single Sign On) para o container e todos os aplicativos nele instalados.

Com a explosão da adesão de dispositivos Android em mercados emergentes e desenvolvidos, somada à forte tendência do funcionário usar seu dispositivo móvel para o trabalho (política de BYOD = Bring Your Own Device), uma solução segura que respeite o conteúdo pessoal e apenas gerencie o conteúdo corporativo, ou seja, os ativos da empresa, é mais do que bem-vinda. Segundo dados da Virgin Media Business, em entrevistas feitas com 500 CIOs (CIO = Chief Informatio Officer), 51% das brechas de segurança nas redes das empresas acontecem por meio de dispositivos pessoais acessando a rede corporativa. Este é mais do que um bom motivo para se ter uma política de controle e segurança adotando o Samsung KNOX.

A Navita é parceira da Samsung para a implementação de Samsung KNOX no Brasil e LATAM e a GEMA (Global Enterprise Mobility Alliance), da qual a Navita é sócia, possui uma parceria global para implementação de projetos com Samsung Knox. A Navita também possui parceria com os fabricantes das principais ferramentas de MDM do mercado associadas a esta iniciativa. O Samsung KNOX é compativel com os Smartphones Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy S4 Mini e Samsung Note 3. Para obter informações e solicitar uma demonstração, entre em contato com nosso time através do nosso site www.navita.com.br.

Sobre o autor:
Fabio Pacheco é gerente de alianças estratégicas na Navita e especialista em mobilidade corporativa.

Sobre a Navita:
A Navita é especialista em soluções para gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), gerenciamento de aplicativos móveis (MAM) e gestão de custos de telecom (TEM). Com clientes em vários países, é parceira de fabricantes de smartphones e tablets, além das principais operadoras, no Brasil e América Latina. A Navita é considerada Cool Vendor pelo Gartner e membro da GEMA (Global Enterprise Mobility Alliance) – joint venture entre sete empresas internacionais – que oferece cobertura global de serviços gerenciados de mobilidade e TELECOM.

Por: Fábio Pacheco 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *