Você sabe por que o Gerenciamento de Mobilidade Corporativa torna-se mais importante a cada dia?
Entre os meses de julho, agosto e setembro de 2020, as vendas de smartphones cresceram 10% em comparação ao mesmo período de 2019. Quando consideramos apenas os celulares de última geração, mais caros e com múltiplas funcionalidades, o aumento chegou a 14% em relação ao ano passado.
Na realidade, estes números eram bastante esperados. Com a crise do novo coronavírus instalada, quem ainda utilizava um smartphone com poucos recursos teve que repensá-lo, já que, com home office e trabalho a distância, esta ferramenta se tornou ainda mais imprescindível para os negócios.
Mas é claro que, ao mesmo tempo em que cresce a necessidade por melhores dispositivos móveis que facilitem as rotinas corporativas, aumentam também as necessidades relacionadas à gestão saudável e proteção de dados. E o gerenciamento de mobilidade corporativa surge como um investimento fundamental para todas as empresas.
Se você é CIO ou gerente e ainda não conhece a importância do MDM e EMM e como ele pode favorecer todo o seu time a manter seus dispositivos móveis e smartphones protegidos e atualizados, continue a leitura deste post!
Índice
- 1 Quais as diferenças entre MDM e Gerenciamento de Mobilidade Corporativa?
- 2 Um pouco mais sobre Gerenciamento de Mobilidade Corporativa
- 3 Por que e quem se beneficia do MDM ou EMM?
- 4 Mobile Device Management e a segurança
- 5 Como escolher a melhor parceria de Gerenciamento de Mobilidade Corporativa?
- 6 Como adotar a Navita EMM na sua empresa
- 7 Entenda como a Navita está mudando rotinas de muitas empresas
Quais as diferenças entre MDM e Gerenciamento de Mobilidade Corporativa?
MDM, EMM, são muitas siglas e pode ser bastante confuso para quem está entrando neste assunto agora.
MDM, em inglês, significa Mobile Device Management e, em nossa língua, significa Gestão de Dispositivos Móveis. Já a sigla EMM significa Enterprise Mobility Management, ou Gerenciamento de Mobilidade Corporativa.
Mas, afinal, o que é tudo isso?
O EMM é a evolução do MDM. O Mobile Device Management foi muito importante para facilitar e permitir toda a gestão de Telecom de grandes empresas. Porém, como acontece com tudo, acabou tornando-se insuficiente conforme a tecnologia avançava e os profissionais precisavam lidar com bem mais do que sistemas de comunicação.
Foi então que surgiu o EMM. Seu alcance vai muito além da área de Telecom. O Gerenciamento de Mobilidade Corporativa também lida com os processos relacionados à TI, englobando ativos e recursos de TI, gerenciamento de aplicações e proteção de dados, entre outros.
Entenda mais sobre o EMM a seguir.
Um pouco mais sobre Gerenciamento de Mobilidade Corporativa
Vamos pensar num cenário: a pandemia no novo coronavírus acontecendo numa época em que não existiam smartphones. Você se imagina tirando dúvidas e gerenciando sua equipe a distância apenas com o suporte do telefone fixo da casa de cada colaborador? Impossível!
E mais um cenário: carregar um celular pessoal e um smartphone corporativo no bolso para não ‘misturar’ vida pessoal com negócios e correr o risco de perda de informações? E dar um smartphone para cada profissional da empresa para que eles também não utilizem o dispositivo para fins pessoais? Nem toda empresa tem um investimento desse tamanho à disposição, não é verdade?
O fato é que o uso dos smartphones, que já era muito importante nos últimos tempos, tornou-se imprescindível para driblar as dificuldades impostas pela crise da COVID-19. E é preciso tornar este uso o mais otimizado e seguro possível, tanto para os responsáveis quanto para a própria empresa.
Mas, afinal, qual o papel do Gerenciamento de Mobilidade Corporativa nisso tudo?
Também conhecido como EMM, o Gerenciamento de Mobilidade Corporativo nada mais é do que o acesso e administração completos de todos os dispositivos móveis da equipe para manter sua utilização em dia.
Ou seja, por meio de um sistema, é possível executar diversas ações preventivas e de manutenção, mesmo a distância. Entre os processos que são possibilitados para quem utiliza o Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, podemos citar:
- Controle de funcionalidades e restrições;
- Suporte técnico sobre o uso dos próprios dispositivos;
- Visualização/ controle remoto para solução de problemas;
- Processos de auditoria;
- Inventário seguro dos dispositivos móveis;
- Proteção dos dados pessoais e corporativos por meio de criptografia, entre outros.
Por que e quem se beneficia do MDM ou EMM?
Não dá para ignorar o fato de que smartphones e tablets já superaram os notebooks como principal forma de acessar a internet, sem contar que 60% dos endpoints (ferramentas de trabalho) das empresas já são móveis.
A importância do MDM e, principalmente, do Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, é maior a cada dia, principalmente para as grandes corporações ou aquelas que possuem uma força de trabalho externa numerosa.
Voltamos ao primeiro questionamento: já pensou ser obrigado a comprar um smartphone novo para cada integrante do seu comércio varejista? Ou gerenciar todas as atualizações de aplicativos e segurança dos dispositivos de cada um dos 500 profissionais que trabalham na sua empresa farmacêutica? Seria um trabalho infinito e exaustivo.
E o mesmo acontece com qualquer outro ramo, seja ele financeiro, da saúde, industrial e até mesmo agronegócios. Se os dados da empresa podem ser acessados por dispositivos móveis ou se existe qualquer troca de informações relacionadas ao negócio, o EMM torna-se necessário.
Mobile Device Management e a segurança
No decorrer deste post, nós abordaremos o assunto “segurança” e “proteção” em diversos pontos, no entanto, se sua preocupação é com a segurança da informação e você acha que tanto o MDM como o Gerenciamento de Mobilidade Corporativa poderão ajudá-lo, infelizmente a resposta é não.
As soluções de gestão e Gerenciamento de Mobilidade Corporativa até possuem funcionalidades bastante úteis que ajudam na proteção de dados, principalmente as relacionadas à criação de políticas, controles específicos e segregação de conteúdo.
Contudo, no que diz respeito à proteção contra o cibercrime, a melhor forma de estar realmente seguro é unir sua solução de MDM ou EMM às ferramentas específicas de segurança da informação e assim evitar perdas por possíveis vulnerabilidades e ataques.
Como escolher a melhor parceria de Gerenciamento de Mobilidade Corporativa?
Neste ponto, a importância do MDM e Gerenciamento de Mobilidade Corporativa para corporações dos mais diversos ramos já deve ter ficado clara, certo? Mas então entra um novo desafio: como escolher a empresa adequada para fechar uma parceria?
E é aí que a Navita surge como primeira opção. Empresa líder da América Latina em Mobile Device Management, Redução de Custos de TI & Telecom, ela já ajuda mais de 300 mil clientes espalhados pelo Brasil e ao redor do mundo a melhorarem e simplificarem a gestão de dispositivos móveis corporativos.
Quem investe na solução Navita EMM recebe como benefício:
Inventário de dispositivos móveis: esta solução mostra todos os dispositivos da empresa e com quem está cada um deles, tudo isso em um inventário inteligente. Ao acessá-lo, ainda é possível executar diversas tarefas como:
- Envio de mensagens SMS ou notificação Push;
- Bloqueio completo de dispositivos;
- Alteração de senha remota;
- Formatação remota do dispositivo.
Localização de aparelhos: esta funcionalidade não apenas identifica o local onde smartphones e tablets estão, como também acompanha o deslocamento de colaboradores e equipes em campo. Por meio dela, os gestores podem:
- Acompanhar deslocamento dos colaboradores;
- Descobrir qual foi a última localização do dispositivo móvel;
- Ajudar na recuperação de dispositivos perdidos, furtados ou roubados;
- Extrair relatórios usando um filtro por período de rastreio.
Restrições de funcionalidades: é por meio desta função que gestores e líderes podem manter as informações da empresa seguras, selecionando que recursos são realmente necessários e quais são meras distrações. Em relação às vantagens de quem conta com esta ferramenta, podemos citar:
- Bloqueio de captura de telas;
- Proteção contra restauração de fábrica;
- Função que mantém o GPS sempre ligado;
- Bloqueio de criação de novas contas não autorizadas;
- Bloqueio do compartilhamento de dados móveis;
- Bloqueio de instalação de aplicativos não autorizados
E a Navita ainda oferece muito mais funcionalidades para a rotina de empresas de todos os tamanhos, como bloqueio de aplicativos de acordo com a jornada de trabalho do colaborador; centralização de documentos corporativos; proteção contra vazamento de dados sigilosos; criação de políticas e criptografia de dados, entre tantas outras.
Aqui, vamos considerar que a tarefa mais fácil já foi feita: escolher a parceria que realmente poderá mudar a rotina da sua empresa. Mas e agora, como ela funcionará? Vamos descrever o passo a passo dos colabores da Navita agora:
Etapa 1: Em uma entrevista remota com o CIO ou gerentes de TI, os colaboradores da Navita farão um mapeamento das necessidades técnicas da sua empresa e criarão um cronograma de entregas;
Etapa 2: De acordo com as informações que foram coletadas durante as entrevistas, nossa equipe fará a configuração da ferramenta, que passará pela validação dos CIOs e gerentes antes de ser liberada para uso;
Etapa 3: A instalação será feita de forma remota, com o acompanhamento do cliente, e poderá ser realizada em até 5 dispositivos.
Etapa 4: Nós, da Navita, ficaremos responsáveis por oferecer um treinamento completo para que todos que forem operar a plataforma conheçam muito bem suas particularidades.
Etapa 5: E, por último, a Navita ainda oferece suporte estendido enquanto o projeto durar por e-mail e telefone.
Conheça o Navita Connect
O Navita EMM ainda possui um módulo nativo chamado Navita Connect. Se a sua empresa já utiliza VMWare Airwatch ou Mobile Iron, todo o processo de instalação fica ainda mais simples. Basta usar a integração nativa do Navita Connect para trazer comandos destas plataformas de Mobile Device Management para a sessão “meus dispositivos” no menu de autogestão do Navita Connect.
O mercado exige que as empresas estejam cada vez mais conectadas e com dispositivos móveis nas melhores configurações. Além disso, os usuários finais estão mais exigentes com relação a qualidade e agilidade no atendimento, o que acaba tornando o gerenciamento dos recursos de Telecom cada vez mais difícil.
E é por isso que o Navita Connect foi desenvolvido. Agora, o dia a dia dos gestores de TI e Telecom ficou mais fácil, e ainda simplificou a vida dos usuários, reunindo soluções para os principais problemas da mobilidade corporativa em uma única ferramenta.
Trezentas mil empresas ao redor do mundo já utilizam e colhem benefícios da parceria com a Navita. Mas para que você possa entender melhor de que forma as rotinas destes clientes estão sendo impactadas, vamos mostrar agora alguns exemplos:
Telefonica
Desde que a parceria entre Navita e Telefonica foi firmada, a empresa já notou grandes vantagens. O objetivo inicial era, por meio das soluções de Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, simplificar a gestão de gastos com Telecom, gestão de dispositivos móveis e serviços de gestão de compras e logística para todos os clientes B2B da Telefonica.
Depois de firmada a parceria, a Telefonica foi capaz de:
- Ampliar o seu portfólio de serviços com a conquista de maior controle dos seus serviços de telecomunicações;
- Aumentar a mobilização de seus processos por meio de comunicações seguras;
- Melhorar a experiência dos clientes por conta do uso de soluções inovadoras.
Durante o primeiro ano de parceria, as receitas de projetos internacionais já superaram R$ 2 milhões!
Aché Laboratórios
A Aché Laboratórios conta com uma das maiores forças de vendas do segmento do Brasil, totalizando mais de 4 mil trabalhadores. São muitos dispositivos móveis para gerenciar!
Era necessário, então, investir em uma única plataforma que desse conta do grande volume de ferramentas móveis de trabalho: aproximadamente 2,5 mil tablets e 2,5 mil smartphones.
Depois da parceria com a Navita, a Aché agora faz a gestão completa dos dispositivos móveis, atendendo a todas as especificações de segurança e configurações. A distribuição de novos dispositivos foi concluída sem intercorrências, para todas as regiões do Brasil e o projeto foi implementado em apenas 30 dias. Atualmente os usuários da Ache já estão sendo atendidos pelo Service Desk da Navita com 92% de satisfação.