A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados já vem sendo um tema de grande relevância, principalmente neste momento que vivemos com alta mobilidade e acessibilidade da informação. Por ser uma lei razoavelmente nova, mas que traz uma mudança substancial na vida das pessoas e organizações, a LGPD se tornou um marco na gestão da informação cibernética.
Diante das diversas consequências que podem ocorrer com o vazamento de dados, estão, entre outras: prejuízos de colaboradores e clientes, exposição negativa da marca e sanções fiscais que passarão a ser aplicadas a partir de agosto deste ano correspondente a 2% do faturamento anual, podendo chegar a 50 milhões para cada penalidade identificada. As empresas vêm investindo cada vez mais em medidas na implementação de processos e controles sustentáveis para estarem aderentes ao que rege os 65 artigos da LGPD.
Além disso, outro importante impacto surgiu: a necessidade de revisão orçamentária diante dos custos necessários para a manutenção desses controles, bem como a gestão dos fornecedores, vigências de contratos e gastos mensais com licenças de antivírus, certificados, sistemas de controle e arquitetura.
Neste ínterim, a tecnologia passa a ter um papel fundamental como facilitadora na implementação e manutenção dos controles para garantir o sucesso na Governança da empresa, uma vez que a segurança da informação e a privacidade de dados está relacionada diretamente à Gestão de Riscos e TI – Cibersegurança dentro da empresa, através de um SGSI – Sistema de Gestão da Segurança da Informação.
Sabemos que para não sobrecarregar ainda mais as equipes de TI e ganhar eficiência, muitas empresas optam por contratar serviços terceirizados de Cibersegurança. Resolve-se o problema inicial de controle de segurança dos dados, contudo, surgem mais contratos e faturas para serem gerenciadas pela equipe de TI e ainda temos a questão de como a empresa vai gerenciar a distribuição dos custos internamente.
Neste ponto, é importante contar com uma empresa especializada em gerenciamento de custos, evitando assim, sobrecarga de trabalho e tendo a segurança de que tudo será gerenciado de maneira rápida e com total controle por meio de relatórios e dashboards executivos personalizados que atendem a todos os seguimentos e porte de empresas.
Navita Connect ITEM
A Navita Connect ITEM aparece como a solução que permite que seja cadastrado o contrato com as informações sobre o tipo de cobrança, data de início e término do contrato possibilitando criar alertas personalizáveis de aviso na proximidade do fim de contrato e, dessa forma, lembrando aos administradores do contrato em tempo hábil para que possam analisar a continuidade com o fornecedor atual ou estudo de novo fornecedor. Além disso, você pode anexar uma cópia do contrato em PDF para rápida consulta em um ambiente em nuvem e seguro.
Resolvido a questão do contrato, tem-se a necessidade de gerenciar os valores mensais referentes a cada contrato da equipe de TI que não está restrito as empresas de Cibersegurança. O Navita Connect ITEM, permite gerenciar contratos e faturas de serviços na nuvem, licença de softwares, aluguel de equipamentos tais como notebooks, tablets, smartphones etc. É válido de nota que, no caso de dispositivos móveis, a gestão dos serviços utilizados nas operadoras (roaming, dados e voz) também poderá ser gerida de forma centralizada numa única plataforma.
O gerenciamento de faturas permite alertas de não recebimento, evitando problemas com atrasos de pagamento e multas, além de alertas de variação de valores com percentuais configuráveis e um dashboard com todas as faturas recebidas ou pendentes separados por mês, fornecedor ou tipo de serviço/contrato.
Além do gerenciamento de recebimento das faturas, o Navita Connect ITEM distribui os custos das faturas entre os departamentos da empresa de acordo com regras já definidas conforme rateio praticado na gestão orçamentária da organização ou, a nossa equipe especializada poderá ajudar a defini-las conforme os padrões e boas práticas de mercado. Você também poderá aplicar um valor fixo ou um percentual sobre o valor total da fatura, enviando para pagamento os valores devidamente rateados.
Para facilitar ainda mais o dia a dia dos gestores, o Navita Connect ITEM possui um dashboard exclusivo para a gestão de pagamentos, onde é possível visualizar rapidamente se uma fatura enviada para pagamento foi realmente paga pelo financeiro da empresa, o número do comprovante e a data do pagamento, com integração automática com o SAP via API (há necessidade análise técnica).
Como vimos, a LGPD é um marco na jornada da digitalização da informação, sua mudança deve ser entendida no âmbito organizacional e mercadológico e entender na prática a sua aplicabilidade consiste em basicamente três pilares:
- Pessoas com o conhecimento necessário
- Processos bem estruturados
- Uso de tecnologias de ponta
Para quem ainda não implementou os controles ou ainda tem dúvidas a respeito de como fazê-lo, conte com nosso apoio neste desafio!