Você sabia que o custo de um colaborador pode envolver muito mais do que o salário e os benefícios? Custos variáveis como licenças de software, leasing de estações de trabalho ou dispositivos, por exemplo, podem e devem ser levados em conta no orçamento da área.

Considerando o crescimento no mundo corporativo do formato de trabalho móvel, que reduz posições fixas e inclui ferramentas e suporte para que o profissional trabalhe remotamente em qualquer lugar, a necessidade de se fazer essa a gestão aumenta.

A gestão do posto de trabalho contribui para melhorar eficiência operacional ao entregar ao gestor indicadores que darão visibilidade real de toda a infraestrutura necessária e, consequentemente dos seus gastos e oportunidades de otimização dos recursos.

Esse gerenciamento varia de empresa para empresa e pode envolver diversas variáveis, conforme o segmento de atuação.

Quer um exemplo?

Uma empresa que tem uma força de vendas que atua maioritariamente na rua visitando clientes, demanda recursos diferentes de um time que trabalhe exclusivamente no escritório. As necessidades operacionais desse time para realização de suas atividades provavelmente envolvem:

– tag de cobrança automática no carro para pagamento de estacionamento e pedágio;
– dispositivos móveis (tablet, smartphone) para atendimento dos clientes e solicitação de pedidos;
– licenças de software para aplicações específicas da sua rotina; entre outros.

Qual é o custo desses ativos para a empresa, por funcionário? E como gerenciar esses custos com a troca de profissionais e novas necessidades?

Já em outro caso, a maior parte de seus profissionais atuam no escritório, mas a empresa tem uma política de home office semanal, diminuindo o custo fixo com infraestrutura, mas envolvendo um custo de serviços variável que possibilite esse profissional trabalhar remotamente. Será que estes valores estão sendo considerados?

Para fazer a gestão do custo do posto de trabalho é necessário consolidar as informações do posto de trabalho em uma plataforma única que inclua as informações de quantidade e custo, conforme o perfil dos colaboradores, áreas e empresa.

Veja o que é preciso avaliar para dimensionar o custo do posto de trabalho:

– Custo de leasing de estações de trabalho, smartphones e tablets
– Licenças SaaS (CRM, Office 365, entre outros)
– Telefonia fixa
– Telefonia móvel
– Impressão
– SIM card (frotas e profissionais de que atuam na rua)
– VPN (há a necessidade de acesso da rede da empresa remotamente?)
–  Suporte remoto ao usuário

Para saber como para implantar um posto móvel de trabalho, ou seja, sua empresa funcionando de qualquer lugar diretamente do smartphone ou tablet, baixe o Kit Navita Posto Móvel de trabalho.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *