Conheça os 3 indicadores de TI que você deve acompanhar

Assim como acontece com outras áreas da empresa, acompanhar métricas também é importante para o setor de tecnologia. Sendo assim, ter conhecimentos sobre os indicadores de TI é essencial para os gestores dessa área.

Os indicadores, como o próprio nome sugere, servem para indicar a realidade de uma empresa em vários segmentos. Eles geralmente são numéricos e devem ser mensurados constantemente pelos líderes de setor.

Neste post, vamos explicar melhor o que são indicadores de desempenho, qual é a sua importância para a área de TI e quais são os principais índices que devem ser acompanhados nesse setor. Acompanhe!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho também podem ser conhecidos como KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator. Tratam-se de índices que representam, em números, o desempenho em uma determinada estratégia, tendo sempre como objetivo a excelência do serviço prestado.

Existem KPIs específicos para praticamente todas as áreas de uma empresa, como o marketing, os recursos humanos, a contabilidade, o administrativo, entre outras. No setor de TI não é diferente e há indicadores de desempenho exclusivos, que servem para avaliar os trabalhos realizados e que envolvem a tecnologia.

Como a TI é uma área bastante ampla, que envolve os recursos de informática e Telecom, há ramificações dentro do próprio setor. Desse modo, existem indicadores que são exclusivos para o monitoramento de dispositivos móveis e outros que são mais gerais para todo o departamento, por exemplo.

Qual a importância de monitorar o desempenho do setor de TI?

Monitorar o desempenho do setor de TI é importante para que os objetivos da área sejam cumpridos. Assim, é preciso verificar qual é o papel da área de TI na empresa e como ela pode atuar para que se torne mais estratégica.

A partir disso, se definem métricas que possam indicar a evolução dos trabalhos na área. Caso um indicador demonstre que algo não está ocorrendo como o esperado, podem ser tomadas medidas estratégicas para corrigir possíveis problemas.

O uso de dispositivos móveis é um exemplo do que precisa ser monitorado no setor de TI, tendo em vista que boa parte das comunicações e atividades, atualmente, é feita por meio desse tipo de equipamento.

Cabe destacar que mostrar índices numéricos em reuniões com a alta cúpula administrativa da empresa também ajuda a demonstrar como o setor de TI é relevante, podendo até mesmo se conquistar mais investimentos por conta disso.

Com que frequência deve ser feito o monitoramento dos indicadores de TI?

Geralmente, os indicadores são acompanhados em reuniões semanais ou quinzenais com as pessoas envolvidas nos processos que estão sendo discutidos. Isso, porém, não é uma regra fixa e alguns indicadores podem ser analisados mensalmente ou anualmente, quando se deseja estudar a evolução que uma organização teve em um período mais longo, por exemplo.

Nas reuniões em que são avaliados os KPIs, além de verificar o alcance aos seus objetivos, também é importante que seja feito um planejamento estratégico, traçando ações que possam ser executadas para que os resultados sejam cada vez melhores.

Quais são os principais indicadores de TI para monitoramento de dispositivos móveis?

Conforme destacamos, monitorar os indicadores de TI exclusivos para dispositivos móveis é bastante relevante para a tomada de decisões estratégicas. É necessário, ainda, que os indicadores sejam objetivos e mensuráveis. Eles precisam ser verificados constantemente e devem ter um valor agregado para as empresas.

Veja quais são os principais deles.

1. Evolução dos gastos

A evolução dos gastos é um indicador que demonstra o valor que foi investido mensalmente com dispositivos móveis. A esse valor se incluem os custos com a compra de novos equipamentos, manutenção e as faturas com o consumo do mês.

A ideia é que se observe atentamente se os gastos seguem dentro do parâmetro considerado como ideal pela empresa ou se sobem muito repentinamente. Se em um determinado mês os gastos com ligações telefônicas forem muito mais altos do que nos demais, por exemplo, o responsável pela TI deve verificar o que ocorreu.

Se esse consumo acima da média continuar acontecendo nos meses seguintes, esse indicador pode estar demonstrando que é o momento de rever contratos com as operadoras ou então adotar novas políticas de uso dos celulares corporativos, proibindo possíveis ligações pessoais feitas pelos funcionários, por exemplo.

2. Atualização do inventário

O inventário de TI deve ser feito cotidianamente na empresa e trata-se de uma lista detalhada com todos os equipamentos tecnológicos que uma empresa possui e utiliza em seu dia a dia.

Desse modo, a atualização do inventário também é um KPI importante e que deve ser sempre monitorado pelo gestor da área. No caso de se desejar acompanhar somente os dispositivos móveis, é possível fazer um inventário exclusivo para isso.

No inventário, é possível detalhar quais são os dispositivos cadastrados e quais não estão registrados, bem como as operadoras a que eles estão vinculados. Isso é relevante, até mesmo, para fins comparativos, para escolher o melhor prestador de serviços.

Se o gestor de TI observar que os custos das faturas de celulares da operadora X são mais baixos do que os planos similares da operadora Y, por exemplo, pode, aos poucos, fazer uma completa migração dos dispositivos para uma única prestadora.

3. Resultado de contestação

O resultado de contestação deve ser mensurado em forma de gráficos e apresentar índices como a soma dos valores contestados, a soma dos valores aceitos, a soma dos valores aceitos restituídos e os valores pendentes.

Deve-se sempre levar em consideração todos os dispositivos móveis operantes e que foram listados na execução do inventário de TI.

Agora que você já entende um pouco mais sobre indicadores de TI, sobretudo no que se refere a dispositivos móveis, não deixe de levar em consideração o que aprendeu. Afinal, acompanhar métricas e medir resultados é a peça-chave para obter bons resultados na organização.

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