As lojas corporativas são catálogos de aplicações recomendadas pela empresa aos seus colaboradores e inclui aplicativos desenvolvidos especificamente para empresa (uso interno) ou público.  E podem ser habilitadas tanto para Android quanto para IOS.

Mas, qual a vantagem de ter uma loja de aplicativos corporativos? Tendência entre as empresas, as lojas corporativas reúnem segurança, facilidade e permitem a gestão dos aplicativos utilizados pelos usuários.

O uso da loja corporativa, por exemplo, permite que um app seja habilitado ou desabilitado a qualquer momento, assim como, uma nova atualização. Por meio de uma loja corporativa é possível também delimitar quais usuários terão acesso a qual tipo de aplicação, se vai existir algum bloqueio ou restrição para algum grupo de usuários.

Além disso, o gerenciamento do aplicativo é facilitado, pois permite cortar várias etapas do processo. Por exemplo, se uma empresa tem cinco grupos de usuários e cada um desses grupos precisam de diferentes e diversos tipos de apps, a loja permite que cada usuário tenha tudo o que precisa, em uma mesma interface. Por meio da loja corporativa essa gestão é muito mais simples.

E como criar uma loja corporativa de apps?

A criação de uma loja não é complicada. Para fazer essa loja será necessário, no entanto, uma ferramenta de Mobile Device Management (MDM) que tenha essa função. Atualmente a maioria das ferramentas do mercado para o gerenciamento de Android e IOS já disponibilizam essa opção gratuitamente.

Antes, porém, de criar a loja é importante considerar alguns pontos importantes:

  • Que tipo de aplicações eu vou disponibilizar na loja (interna) ou pública?
  • Quem deve receber ou não as aplicações?
  • Será automático ou vai aparecer um prompt para o usuário pedindo para que ele instale a aplicação?
  • A aplicação ficará na loja e o usuário vai entrar para receber o aplicativo?
  • E, especialmente, como instruir os usuários a utilizar essa loja? Lembrando que para IOS a loja funciona de um jeito e para Android de outro.

 

A criação da loja corporativa é gratuita, mas o deploy de aplicações pagas é cobrado normalmente. A Apple permite a compra em lote com o pagamento pela empresa, mas dependendo de como foi feito a compra, o  custo será cobrado para o usuário. Por isso, é importante, informar os usuários para que eles não se surpreendam com essa despesa.

Para saber mais sobre este assunto, assista o webinar.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *