Profissionais determinados crescem rapidamente

Por Roberto Dariva – CEO Navita

Todos os dias vemos pesquisas que nos dizem ser melhor de uma forma, depois outra surge dizendo que o contrário é melhor e isso vai nos confundindo. Eu acredito que cada um de nós consegue identificar o melhor caminho para a maioria dos caminhos que temos que seguir, como para a alimentação, para o fortalecimento do seu corpo, para sua personalidade, entre tantos outros.

Um dos caminhos mais importantes que temos que escolher (talvez intuitivamente), já no começo, é qual o perfil que teremos ao longo de nossas vidas: queremos ser competitivos, passivos, seguidores, preguiçosos, ou “na vida á passeio”? Isso não quer dizer que você não possa mudar seu perfil ao longo de sua vida. E um dos momentos para reavaliar seu perfil é quando você passa a ter uma vida profissional. Alguns gostam de dar novos nomes aos perfis, como “trabalha para viver” ou ” vive para trabalhar”, mas o fato é que sua atuação ou sua forma de atuação poderá definir a velocidade de sua progressão. E os profissionais determinados, em geral, conseguem emplacar uma velocidade maior.

Determinado é o perfil que entra para ganhar e não apenas para competir. Essas pessoas não se amedrontam com grandes desafios e são incansáveis lutadores, mesmo quando a vitória é impossível, entram na competição com o objetivo de se tornar um adversário inesquecível. Outro dia vi uma pesquisa em que mais de 80% dos jovens profissionais reclamavam de ambientes competitivos no trabalho, definitivamente esse grupo não se encaixaria no perfil determinado. Aliás, essa nova geração de profissionais é, em sua maioria (e vejam que não os classifico como “em sua totalidade”, porque temos profissionais excepcionais também), pouco determinada e impaciente. Querem se tornar presidentes após 6 meses de deixarem seus cargos de estagiários, mas não querem competição!

Determinação é uma das palavras que mais gosto de ouvir quando de uma entrevista de emprego, porém quando o candidato não o é, melhor não tentar se passar por, porque fica evidente sua falsidade. Profissionais ambiciosos, em geral, trazem bons resultados para a empresa, porque têm objetivos claros e lutam por eles, honestamente. Diferente dos gananciosos, que são perigosos, desonestos e promovem a destruição de um ambiente corporativo saudável.

Alguns gastam tanto tempo tentando mostrar seus resultados para seus líderes que prejudicam seu próprio potencial. Pense que o tempo gasto para fazer marketing pessoal, pode ser usado para melhorar seus resultados e esses falam por si só, além de poupar seu líder de perder tempo com seu marketing pessoal e deixá-lo, assim, desenvolver seus próprios resultados.

Nos dias de hoje, o tempo é nosso valor maior. Planejar é importante, mas não se pode passar a vida planejando, então, procure encontrar a dosagem certa para o planejamento e a execução. Não se pode fazer sem planejar, também não se pode planejar interminavelmente e nunca executar. Os profissionais excepcionais sempre buscam um jeito de fazer as coisas de uma maneira melhor,  querem fazer de uma atividade, uma obra de arte; enquanto os ordinários apenas querem executá-la rapidamente, para se livrar dela.

Eu sou extremamente determinado, por isso gosto desse perfil. Já ouvi muita gente me dizer que deveria ser menos, que deveria aceitar melhor a derrota e que ser tão competitivo faz mal. Talvez estejam certos, mas gosto de ser assim e isso me ajuda a estudar mais, treinar mais e a alcançar resultados melhores, evoluindo sempre como profissional e ser humano. Algumas expressões que criei para me provocar e as utilizo até hoje, ajudam-me a seguir competindo: “sorte é o sucesso dos despreparados” e “tente alcançar o impossível, chegando sempre além dos pobres acomodados”.

Mas no final do dia não é isso que importa. O importante é você descobrir qual o perfil que o deixa mais feliz. Nenhum dos perfis está errado, só a combinação tem que ser entendida, por exemplo, uma pessoa acomodada, que não quer competir, não pode esperar crescer rapidamente na carreira. E os líderes devem, mais que todos, devem entender os diversos perfis de sua equipe, para aproveitá-los ao máximo. Sempre haverá vários perfis na mesma equipe e são necessários, a melhor equipe é aquela que consegue extrair liderança dos líderes e execução dos seguidores, sabendo-se que líderes também são seguidores e mesmo o presidente é liderado pelo conselho de administração da empresa.

Em resumo, o grande desafio é entender seu perfil e qual o perfil você gostaria de ter. Já se encontrou? Tudo bem! Ainda está em dúvida, entenda-se e procure seu líder para falar sobre isso e entender o que ele espera de você e para ajudá-lo a entender seu perfil atual e como seu perfil desejado se encaixa no time. Não espere a avaliação oficial para se conhecer melhor, provoque-se!

Adicionar comentário