Os custos com roaming internacional costumam tirar o sono de muitos gestores. As despesas com roaming internacional é um dos principais ofensores das despesas com telefonia em uma empresa. Os valores são altos e, quase sempre, é uma despesa desnecessária.

Se você vai fazer uma viagem internacional o ideal é desabilitar o roaming internacional e não utilizar dados e voz no seu dispositivo móvel, evitando surpresa no valor de sua conta telefônica. Há operadoras que ativam automaticamente cobranças diárias de dados e/ou voz.

Mas, se o uso do telefone é indispensável, o ideal é contratar antecipadamente um pacote de roaming, oferecido pelas operadoras. Algumas contam com ofertas diárias e outras com pacotes mensais. Analisar o pacote adequado conforme a necessidade de uso é fundamental para não jogar dinheiro fora. Os serviços excedentes custam, em média, 30% mais caro do que o definido em contrato.

Uma alternativa aos pacotes de roaming é a contratação de empresas no mercado que disponibilizam linhas para uso de dados e voz no exterior, os chamados Travel SIM. Geralmente, o serviço, que oferece pacotes de voz e internet para diversas partes do mundo, é disponibilizado em planos com duração de 30 dias, com possibilidade de renovação ou acordo mensal com a empresa.

Essa alternativa requer uma gestão maior dos chips, mas pode ser uma opção aos pacotes de roaming. O ideal é sempre avaliar as diferentes opções disponíveis no momento da contratação, pois dependendo do momento e da cotação da moeda, pode não ser a mais interessante para a empresa.

Durante as viagens internacionais vale lembrar também de:
Desativar os pushs e notificações dos aplicativos que consomem dados mesmo que você não interaja com a notificação. Evitar o consumo de vídeos, baixar aplicativos ou usar apps de interatividade consomem bastante dados.

Leia também:
Guia Navita de Gestão de Telefonia Eficiente
Planilha para Cálculo de ROI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *