O que podemos esperar até 2020?

Muito tem se falado sobre quais são as tendências esperadas para o setor de Telecom até 2020. Considerada uma das grandes protagonistas dessa era de transformação digital, a telefonia móvel vem impulsionando grande parte das mudanças tecnológicas na sociedade moderna. O avanço da mobilidade permitiu que o smartphone conectasse todos a tudo em um cenário que se parece cada vez mais com filmes de ficção científica. Realidades sonhadas há décadas atrás, já são totalmente plausíveis hoje com a tecnologia disponível. Conheça agora algumas das principais tendências apontadas por especialistas para o setor de telecom nesta virada de década: Internet 5G A expectativa é que o 5G – considerado 66 vezes mais rápido que o atual 4G – estará disponível comercialmente em meados de 2020. Especialistas afirmam que a velocidade maior da tecnologia vai possibilitar a conexão ininterrupta e inteligente entre lugares e dispositivos – podemos pensar em cidades inteligentes, por meio de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Leia um pouco mais nesse texto que falamos exclusivamente de 5G e IoT. Mobilidade sem fio O crescimento global da conectividade móvel tem superado todas as previsões possíveis. Estima-se que haverá 6,1 mil bilhões de utilizadores de smartphones até 2020 (cerca de 81 por cento da população mundial). Isso se deve muito ao aumento do número de smartphones nos países em desenvolvimento. Para essas pessoas, o celular é mais barato, mais conveniente e mais útil, mesmo quando a conectividade de linha fixa é uma opção. IoT: a explosão do tráfego A próxima grande tendência que impactará as telecomunicações é a explosão de dispositivos conectados. A Internet das Coisas (IoT) adicionará bilhões se não trilhões de novas fontes de dados conectadas globalmente até 2020. Diante disso, a expectativa é que o número de dispositivos conectados vá para algo entre 20 e 50 bilhões em 2020. A ampliação do uso de sensores e câmeras, assim como a ascensão de todos esses dispositivos será um crescimento astronômico nos volumes de dados. Neste material falamos um pouco mais sobre IoT. Segurança para conter ameaças As operadoras e empresas parceiras desempenham um papel fundamental na luta contra as novas ameaças que estão surgindo. Os clientes já demandam uma proteção mais proativa de toda a cadeia de valor da Internet, e espera-se que as empresas suportem essas expectativas com uma série de inovações técnicas e operacionais. O desejo de maior segurança traz com ele um benefício para todas as operadoras, que podem direcionar novos negócios nesse sentido. Outras tendências até 2020, é provável que uma ou mais grandes empresas de telecomunicações sejam adquiridas por uma empresa de conteúdo. a população mais velha – aposentados – ao redor do mundo provavelmente consumirá muito mais largura de banda do que eles, ou suas operadoras, imaginaram. sistemas baseados em espaço, balão ou drone fornecerão acesso de banda larga de alta qualidade a qualquer lugar e em qualquer lugar do mundo. Aproveitando o tema, veja como a mobilidade corporativa eficaz é estratégica para o seu negócio. Aqui você vai saber quais são os principais desafios e como superá-los.

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Pacote ou serviço de roaming internacional? Qual a melhor opção?

Uma dúvida constante que chega até nós na Navita é qual a diferença entre o serviço e o pacote de roaming internacional? É tudo a mesma coisa? Não, e há diferenças importantes entre eles. Por isso, resolvemos fazer este post para esclarecer. O serviço de roaming habilita o usuário a efetuar ligações e a utilizar dados quando estiver no exterior. Já o pacote de roaming é uma quantidade determinada de minutos ou bytes adquiridos na operadora que pode ser negociada com um custo reduzido. No geral, para habilitar ou desabilitar um serviço de roaming internacional não há custo. As contratações de pacotes, por outro lado, variam de preço conforme a localidade e volumetria de minutos e dados. Caso o pacote seja consumido por completo, o usuário precisa analisar a necessidade de realizar a compra de outro, pois geralmente a operadora começa a tarifar de forma avulsa o byte e minuto utilizado. Há também situações que após o consumo do pacote, a operadora realiza a troca para o pacote diário que sai mais em conta que a tarifação avulsa. Mas, tudo isso é preciso negociar previamente. Uma boa prática interessante nas companhias é manter o parque de linhas com o serviço de roaming bloqueado e só desbloquear quando o usuário solicitar o pacote. Dessa forma, “obriga” o usuário a seguir o processo da empresa corretamente. Esta ação também pode ser realizada para uma parte dos usuários e ter a exceção para a diretoria ou os TOP 10 usuários recorrentes que sempre estão em viagem e não podem ser impactados no funcionamento do serviço. E se você precisa implantar ou rever as boas práticas de roaming internacional na sua empresa, vale dar uma conferida no conteúdo do Guia do Roaming Internacional para Profissionais em Viagens a Trabalho.

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Desperdício zero em Telecom – engaje seu time!

Para que uma boa prática de telecom dê certo, é essencial a participação das áreas da empresa e, especialmente, dos profissionais que estão na ponta utilizando os recursos disponibilizados. De nada adianta estruturar uma política bem planejada se o time não estiver engajado.  Algumas ações contribuem para ajudar os colaboradores a vestirem a camisa do desperdício zero em telecom: – Dê ferramentas de comunicação e de trabalho remoto adequadas para seu trabalho. Se ele precisar trabalhar à distância é fundamental que ele tenha acesso às ferramentas para desenvolvimento de planilhas, apresentações, edição de documentos e envio e recebimento de e-mails. – Conheça as necessidades de uso dos seus colaboradores e customize soluções para atendê-las. Se ele utiliza mais dados do que voz, é fundamental avaliar um pacote que dê acesso à Internet segura. Se há aplicativos específicos para que ele desenvolva seu trabalho, garanta a ele o acesso. Além de equipar o seu time com os recursos necessários, entender o perfil de uso. – Comunique toda a empresa da importância de seguir as boas práticas de gestão de telefonia. Uma vez conscientizado, o profissional pode se tornar seu maior aliado na execução de uma rotina eficiente em telecom. – Tenha uma política claras de boas práticas. Há uma série de ações simples que podem ser implementadas de forma fácil, diretamente de com ferramentas de gestão e outras ações que o seu próprio colaborador pode adotar. Neste guia, você encontra as boas práticas para telefonia fixa  e neste outro para telefonia móvel. – Divida com os gestores de cada área as despesas de cada time e de cada profissional. Mostre também a cada colaborador o custo das faturas telefônicas sob sua responsabilidade. – Avalie os benefícios de implantar um programa de BYOD (Bryng Your Own Device ou uso do telefone pessoal no trabalho) em sua empresa. Essa prática já bem difundida no mercado pode melhorar a relação funcionário x empresa já que o uso do aparelho que ele mesmo escolheu costuma ser bem recebido pelos usuários. Leia os prós e contras dessa prática. – No caso de BYOD, quando possível estenda a negociação do pacote corporativo também para o número pessoal do colaborador. Ele pode economizar na sua conta pessoal e, de quebra, contribuir com a redução dos custos da empresa. – Tenha um suporte técnico estruturado, conforme a necessidade do time. Assim, com orientação e apoio técnico, as dificuldades podem ser minimizados e os riscos também.. – Adote, quando possível, um sistema flexível de trabalho. Conheça neste material os benefícios e como implementar um posto móvel de trabalho. – Utilize ferramentas que garantam a segurança e a gestão especializada em tempo real. Dessa forma, suas informações estarão cobertas e o time terá a confiança de trabalhar sem risco. O Navita Connect permite esse gerenciamento de forma simples e muito ágil.

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Metas para gestão de telecom em 2018!

Em 2018 eu vou… Quantas vezes, você como gestor ou profissional já estabeleceu no final ou início do ano uma lista de metas para melhorar o desempenho e alcançar o sucesso? E quantas efetivamente você conseguiu cumprir? Para te ajudar nesta tarefa, propomos uma wish list da área de telecom. Veja se você se identifica com alguma delas: – Cortar as despesas com telefonia em 20% – Trazer mais produtividade e otimização de recursos com telefonia – Reduzir custos com contratações avulsas e usar 100% dos pacotes contratados; – Melhorar o relacionamento com a operadora e os contratos em 10%; – Cortar as despesas com roaming internacional pela metade; – Trocar o parque de aparelhos móveis da equipe de campo; – Atingir 100% do inventário de telecom; – Implantar política e ferramentas de segurança para aparelhos móveis; – Aplicar os processos desenhados no dia a dia da gestão; – Criar um programa de trabalho móvel; – Implantar um programa de BYOD estruturado; – Adquirir uma ferramenta de gestão especializada; E a lista não para por aí … Estes são apenas alguns exemplos dos planos que os gestores incluem no planejamento anual. A sua própria listinha vai depender do nível de maturidade em que sua empresa se encontra e também os objetivos estratégicos do seu negócio. Mas, independe de qual for o seu foco para o próximo ano, a Navita equipe da Navita pode te ajudar a atingir os resultados esperados. Conte com a gente!

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O que fazer para ter um EMM eficiente em sua empresa?

Você sabe o que é EMM (Enterprise Mobility Management) e quando aplicá-lo? O EMM (Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, na tradução livre em português) é o termo utilizado pelo Gartner para conceituar a evolução das ferramentas de MDM e envolve uma série de controles, além do gerenciamento dos aparelhos. A partir do EMM é possível gerenciar os aplicativos corporativos utilizados, a segurança da informação, a identidade móvel do usuário, o conteúdo, fazer a gestão de gastos, logística, ou seja, é uma solução completa para as empresas realizarem uma política estruturada de uso de smartphones e tablets corporativos. O termo tem sido muito falado no mercado de telefonia móvel corporativa, mas muitas vezes ao implementar um projeto de gerenciamento dos aparelhos móveis na empresa surgem inúmeras dúvidas. Que ferramentas utilizar, por onde começar, o que é preciso fazer? O primeiro passo sempre será considerar o cenário da empresa e suas necessidades.  Qual é o objetivo ao iniciar a gestão destes recursos? Para ter bem claro o mapeamento do seu projeto, é preciso: conhecer o número de aparelhos, linhas corporativas e contratos ativos, modelos homologados e quem irá usar qual modelo, data de aquisição e prazos; entender o perfil do usuário que utilizará o smartphone ou tablet: qual é o cargo, que apps necessita, que recursos precisará, garantindo que o profissional contará com todos os recursos que necessita para desempenhar sua função da melhor forma possível; identificar o que precisa ser gerenciado: conteúdo, aplicativos corporativos, segurança.  Vale considerar a necessidade para cada público envolvido em seu projeto de gestão. Para alguns usuários, será necessário apenas gerenciar alguns itens, outros demandaram maior complexidade e mais ferramentas de monitoramento; elaborar uma política de uso, considerando a segurança da informação. Quais apps poderão ser acessados? Se será liberado o uso de dados nos aparelhos? Haverá restrição de horário para acessar informações corporativas? Definição de políticas de prevenção no caso de roubo e perda do aparelho, entre outros. definir a logística de atualização de aplicativos e como isso se dará, além de trocas de aparelhos; ter um suporte estruturado aos usuários. De nada adianta fornecer ferramentas e aparelhos conectados se o profissional não tiver orientações e apoio quando necessitar; utilizar ferramentas de gerenciamento que facilitam o controle, permitem o gerencialmente em tempo real e a análise dos indicadores para a tomada de decisões estratégicas. Assim com todas essas iniciativas sua gestão tem tudo para ser um sucesso! Para saber mais sobre o EMM (Enterprise Mobility Management) baixe o material EMM Evolução e saiba tudo sobre a evolução deste mercado.

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Gestão de telefonia – ganhe eficiência e produtividade com o engajamento de equipes externas

Algumas empresas optam por contratar equipes terceirizadas para o campo. Estes profissionais, apesar de não compor a equipe interna, também precisam de equipamentos, suporte técnico, acesso a aplicativos corporativos, controle da informação, ou seja, uma estrutura que permita que o trabalho seja realizado atendendo às políticas de qualidade e segurança da empresa em tempo real. Mas, será que vale o investimento da empresa em investir no time terceirizado? Além da agilidade e a garantia de que os profissionais estarão tão engajados e integrados como se fosse times internos, é preciso lembrar que a equipe externa, muitas vezes, é uma extensão da empresa, e quem o representa junto a clientes, o que por si só já é uma grande responsabilidade. Por isso, dar atenção a esse time é mais do que estratégico. Outro aspecto importante é que ao incluí-los em um projeto de gestão de telecom da sua empresa, o controle de custos, aparelhos e toda a logística é facilitada, já que os processos já estão mapeados e o gerenciamento pode ser realizado em um único software, facilitando as análises e relatórios mensais. Assim, é possível acompanhar a produtividade do time e analisar junto com o fornecedor alternativas para ganhar mais eficiência, avaliar possibilidades de redução de custos, sem comprometer a entrega e o desempenho. Quer saber o custo para implantar um posto de trabalho móvel? Acesse o kit posto de trabalho móvel e veja tudo o que é preciso para que todas as informações da sua empresa possam ser acessadas de qualquer lugar. Veja também como implementar um projeto de Telecom com o Manual Navita.

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Focus Telecom ingressa no Programa de Canais Navita

A Focus Telecom, empresa de soluções de telefonia, acaba de ingressar no Programa de Canais da Navita. A startup que tem dois anos de atuação  pretende ampliar sua participação no mercado, utilizando o Navita Connect para levar economia ao maior número de clientes. Atualmente, a empresa atende 35 empresas com soluções para telefonia móvel, fixa e link de dados, especialmente, no Estado de São Paulo. A expectativa é aumentar em até 60% o número de clientes em um ano. “Iniciamos o nosso trabalho entregando aos clientes relatórios de analises das contas, porém com o aumento das demandas sentimos a necessidade de buscar uma solução mais completa e que desse a possibilidade de ser utilizada em uma plataforma em nuvem, foi assim que conhecemos o Navita Connect e, no mesmo momento, nos apaixonamos pela solução”, Junior Staff,  CEO & Founder”.   A Navita é uma empresa brasileira especialista em soluções para gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) e gestão de custos de telecom (TEM). Com clientes em vários países, é parceira de fabricantes de smartphones e tablets, além das principais operadoras, no Brasil, Europa e América Latina. A Navita é considerada Cool Vendor pelo Gartner, líder e mais inovadora em EMM pela Frost & Sullivan em 2014 e 2015. Como parceira da Telefônica, é apontada no quadrante mágico do Gartner para Managed Mobility Services.  

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6 Ferramentas que Todo Gestor de Telefonia Precisa Ter

Pensando nas frequentes dúvidas e dificuldades que os gestores de telefonia possuem, criamos um KIT com diversos materiais que nortearão o controle, redução de custo e segurança da informação nas empresas. Os materiais estão organizados abaixo em 2 categorias, é só clicar e acessá-los. Bom proveito! Gestão de Telefonia   Neste e-book reunimos as melhores práticas com ações concretas e eficazes direcionadas à redução de gastos com telefonia, maior garantia de segurança e melhora nos processos de telecom da sua empresa. Testamos esses conceitos em nossa extensa base de clientes e tivemos sucesso.     Planilha para auxiliar na organização do inventário de telefonia, e assim diminuir o número de companhias que lidam com esse problema. Através do gerenciamento de três pontos de controle: Dispositivos, Linhas e Usuários, as companhias poderão precisar números de aparelhos que possuem, quais modelos/fabricantes trabalham e ainda saber quem está utilizando esses equipamentos.     Veja como uma boa gestão de Telecom (TEM) pode trazer resultados incríveis para sua empresa. De forma rápida, prática e com poucas informações é possível saber  o percentual em cada uma das frentes  e em quanto tempo você irá levar para colher os frutos desta redução.       Mobilidade Corporativa – Segurança da informação   O termo BYOD (Bring Your Own Device ou Traga seu Próprio Dispositivo) já vem sendo muito comentando nos últimos quatro anos devido à grande demanda de utilização dos dispositivos pessoais no âmbito corporativo trafegando informações empresariais. Neste White Paper você verá uma pesquisa de mercado e os prós e contras de um programa de BYOD.   Siga o passo a passo e comece já a prevenir perda de informações nos dispositivos iOS e Android de sua empresa. Evitando que informações importantes como tabela de preços, novos projetos, anotações de reuniões, que podem cair em mãos erradas e ser muito mais prejudiciais que a perda do hardware.        iOS                                                       ANDROID               

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PSA Tech é parceria do Programa de Canais da Navita

Há mais de 15 anos no mercado, a PSA Tech, integradora de soluções de Tecnologia e Telecomunicações, fechou uma parceria com a Navita para integrar o Programa de Canais. Essa decisão foi apoiada no Know how, estrutura e as soluções da Navita para a gestão e governança de gastos de Telecom. Com grandes clientes do setor de construção civil, entre outros segmentos, A PSA Tech amplia sua capacidade de atendimento com novos produtos e serviços. A parceria possibilita também à integradora oferecer um melhor controle e gestão sobre os gastos de Telecom, redução do tempo nas análises de contas, apontamentos de falhas, discrepâncias nas faturas e agilidade para a abertura de protocolos nas operadoras e Anatel. “O time da Navita é altamente capacitado etreinado para nos auxiliar em todas as etapas do processo. Possuem hoje a melhor plataforma sistêmica do mercado nacional e grandes clientes na sua carteira, o que nos dá muito respaldo”, afirma o sócio diretor da PSA Tech, Adriano Silva Aquino.  

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