O que fazer para ter um EMM eficiente em sua empresa?

Você sabe o que é EMM (Enterprise Mobility Management) e quando aplicá-lo?

O EMM (Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, na tradução livre em português) é o termo utilizado pelo Gartner para conceituar a evolução das ferramentas de MDM e envolve uma série de controles, além do gerenciamento dos aparelhos.

A partir do EMM é possível gerenciar os aplicativos corporativos utilizados, a segurança da informação, a identidade móvel do usuário, o conteúdo, fazer a gestão de gastos, logística, ou seja, é uma solução completa para as empresas realizarem uma política estruturada de uso de smartphones e tablets corporativos.

O termo tem sido muito falado no mercado de telefonia móvel corporativa, mas muitas vezes ao implementar um projeto de gerenciamento dos aparelhos móveis na empresa surgem inúmeras dúvidas. Que ferramentas utilizar, por onde começar, o que é preciso fazer?

O primeiro passo sempre será considerar o cenário da empresa e suas necessidades.  Qual é o objetivo ao iniciar a gestão destes recursos?

Para ter bem claro o mapeamento do seu projeto, é preciso:

  • conhecer o número de aparelhos, linhas corporativas e contratos ativos, modelos homologados e quem irá usar qual modelo, data de aquisição e prazos;
  • entender o perfil do usuário que utilizará o smartphone ou tablet: qual é o cargo, que apps necessita, que recursos precisará, garantindo que o profissional contará com todos os recursos que necessita para desempenhar sua função da melhor forma possível;
  • identificar o que precisa ser gerenciado: conteúdo, aplicativos corporativos, segurança.  Vale considerar a necessidade para cada público envolvido em seu projeto de gestão. Para alguns usuários, será necessário apenas gerenciar alguns itens, outros demandaram maior complexidade e mais ferramentas de monitoramento;
  • elaborar uma política de uso, considerando a segurança da informação. Quais apps poderão ser acessados? Se será liberado o uso de dados nos aparelhos? Haverá restrição de horário para acessar informações corporativas? Definição de políticas de prevenção no caso de roubo e perda do aparelho, entre outros.
  • definir a logística de atualização de aplicativos e como isso se dará, além de trocas de aparelhos;
  • ter um suporte estruturado aos usuários. De nada adianta fornecer ferramentas e aparelhos conectados se o profissional não tiver orientações e apoio quando necessitar;
  • utilizar ferramentas de gerenciamento que facilitam o controle, permitem o gerencialmente em tempo real e a análise dos indicadores para a tomada de decisões estratégicas.

Assim com todas essas iniciativas sua gestão tem tudo para ser um sucesso!

Para saber mais sobre o EMM (Enterprise Mobility Management) baixe o material EMM Evolução e saiba tudo sobre a evolução deste mercado.

Adicionar comentário