4 soluções para prevenir gastos abusivos com SMS
Você já parou para analisar os custos da sua empresa com envio de mensagens nos dispositivos móveis? Você sabia que é possível reduzir esse custo com telefonia ou mesmo bloquear este tipo de serviço para não gerar nenhum tipo de cobrança? No Primeiro Estudo Brasileiro Sobre Uso de SMS nas Empresas, realizado pela Navita, encontramos mais de 1 milhão de reais gastos com mensagens, em apenas seis meses. Do total de mensagens enviadas, 14% delas foram com interatividade (chat, reality shows, fotos torpedos e promoções). Entretanto, algumas ações ajudam a prevenir e reduzir gastos desnecessários com mensagens e isto é o que iremos apresentar abaixo. Confira e comece já a reduzir custos com telefonia! #1 Verifique seu pacote de SMS Verifique se o pacote de SMS contratado está adequado à necessidade de sua empresa. É importante avaliar se o uso está acima ou abaixo do consumo médio do que a empresa pretende pagar com este serviço. Pacotes acima do utilizado caracterizam-se como custos fixos em sua fatura, mas sem utilização, tornam-se desperdício de dinheiro. Defina o perfil de consumo de sua empresa a partir da média dos três ou seis últimos meses de consumo e reduza ou aumente o pacote contratado. – Pacote acima do utilizado gera um custo fixo mensal desnecessário. – Pacote menor do que o utilizado gera cobrança de tarifa avulsa, que tem um valor expressivamente superior à tarifa contratada em pacote. – A não contratação de pacote gera o mesmo problema do item anterior que é o pagamento de SMS avulso e com um custo alto. Algumas empresas que possuem somente parque de smartphones optam por cancelar o serviço de SMS por completo e bloquear a utilização. Vale analisar a necessidade do uso deste serviço, contratar um pacote adequado e também estimular a utilização de chat. Encontramos em nossa pesquisa que 41% das mensagens enviadas estão fora do pacote contratado. #2 Controle os SMSs de Interatividade Este custo aparece frequentemente nos gastos mensais e muitas empresas não sabem do que se trata ou que estão presentes em suas faturas telefônicas. Com apenas um ok para a mensagem recebida, você começa a participar de horóscopo, sorteios, notícias do tempo, entre outros que são cobrados da fatura mensal. Além disso, alguns funcionários participam de ações para reality show, autoajuda, votações com uso do telefone corporativo. Os custos com interatividade são os mais difíceis de controlar: ou a empresa bloqueia por completo o serviço de SMS ou rotineiramente a cobrança da utilização aparecerá. Acompanhe mensalmente a fatura e faça ações direcionadas aos funcionários que utilizam as linhas que apresentaram serviço de interatividade ou para toda empresa. O importante aqui é olhar todos os meses e fazer os cancelamentos e orientações necessários. #3 Estimule o uso de Apps de mensagem: Whatsapp, Telegram, Hangout ou Skype Faça comunicados orientando os funcionários que utilizam aplicativos de chat (Whatsapp, Telegram, Hangout ou Skype), cheque mensalmente quem ainda continua utilizando um volume alto de SMS e reforce a importância de utilizar os chats para redução do volume de mensagens de texto. Neste caso, vale reforçar a importância da empresa adotar ferramentas de segurança para dispositivos móveis (MDM), como criptografia de mensagens, evitando vazamento de informações estratégicas e fazendo gestão da mobilidade corporativa. #4 Evite SMS em roaming internacional Outro ponto importante é atentar para utilização de SMS em roaming, que gera um alto custo. Você pode: orientar o cuidado na utilização ou bloquear diretamente junto à operadora para não correr o risco de algum colaborador enviar mensagens de texto sem querer e o valor da conta de telefone vir muito acima do planejado. Veja quais destas dicas se aplicam para sua empresa e comece já a reduzir custos! Leia também: Gestão de Telefonia Eficiente – 12 recomendações para reduzir custos
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