Recentemente publicamos um artigo sobre o combate as Fake News em empresas de TI e Telecom (https://navita.com.br/blog/como-evitar-uma-fake-news-em-empresas-de-ti-e-telecom/). Esse artigo teve grande repercussão principalmente no momento que falamos de VPN e segurança. Assim, resolvemos aprofundar o tema para sanar alguns questionamentos. 

Afinal o que é VNP? 

VPN significa “Virtual Private Network” (rede virtual privada): tendo com característica ser um serviço que protege a sua conexão de Internet e privacidade online, criando uma espécie de túnel criptografado para os seus dados, garantindo a proteção de sua identidade online, permitindo que você use pontos de acesso de Wi-Fi públicos com segurança. 

Mas você deve estar se perguntando: “- Utilizar VPN me dará multa? “ 

Não. Apenas usuários que utilizem o aplicativo bloqueado em decisão judicial através de uma VPN. 

E “- Utilizar VPN é seguro? “ 

Sim. VPN é um recurso muito utilizado para segurança de rede e acesso remoto. Foi inclusive muito difundido para acesso aos arquivos por parte de usuários em Home Office devido a pandemia da Covid-19. 

Outra questão importante: “- Posso instalar qualquer VPN? “ 

Não, nem sempre são. Em pesquisa recente a equipe do VPNMonitor concluiu que 38% das VPNs disponíveis no mercado (grátis ou pagas) possuem riscos como malwares. Siga sempre as instruções da equipe de TI, eles possuem processos robustos de homologação de aplicativos que poderemos utilizar corporativamente. 

Como garantir a solução 

“- Sou de TI. Como garanto que meus usuários não instalem uma VPN ou algum APP que nos traga risco? “ 

Utilizar uma ferramenta de gestão de dispositivos será sua melhor escolha. O Navita EMM tem políticas de segurança que controlam os aplicativos que podem ser baixados, assim como suas configurações. Consequentemente, utilizar essa ferramenta garante que todas as funcionalidades sejam aplicadas em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), possibilitando e garantindo que o bloqueio e a instalação de aplicativos terceiros não traga riscos e os dados sensíveis estejam totalmente seguros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *