Recursos inteligentes para Gerenciamento de Telecom

Quando falamos em Gestão, vem na cabeça uma facilidade e organização para empresa de nível altíssimo, mas afinal o que é a Gestão de Telecom?

A gestão de Telecom tem como objetivo reduzir os custos, otimizar o emprego de recursos, sendo assim, uma forma de saber exatamente o que está sendo utilizado em cada parte como despesas.

A cada ano ocorre uma transformação digital constante, com isso as empresas ganham já que chegam recursos ainda mais tecnológicos para facilitar a dinâmica de trabalho.

O segmento de Telecomunicações é um dos que mais se desenvolvem tendo diversas tecnologias para uma comunicação à distância sendo: voz, texto ou vídeo.

Segundo IDC (International Data Corporation) estima-se que em 2022 o crescimento do setor de TI é Telecom será de 4 a 8.9% em relação á 2021, sendo assim visado o crescimento para Telecom com o crescimento da nuvem e retomada com serviços de TI e tendo uma ajuda com a chegada do 5G.

Tendo em vista o crescimento da Gestão de Telecom apresentamos algumas formas que auxiliam na melhor produtividade e funcionamento de sua empresa:

  • Compreender qual será a melhor gestão

Pode até parecer fácil escolher uma gestão, mas quando olhamos a fundo percebemos que o leque é gigantesco e estamos falando sobre a melhora em recursos, custos e benefícios.

Logo é preciso pensar qual ativo consome mais? Qual me traz um gasto maior em valor? qual consome e gasta menos?

Preciso fazer uma revisão de todos os ativos, contratos e custos. Como está o mercado no momento? Quais são as tendências?

Colocando tudo no papel ou melhor em uma planilha terá as respostas e assim poderá escolher o que melhor se encaixa em sua empresa.

  • Auditorias

Realize auditorias saiba quais são os seus problemas, onde tem perdido informações, as políticas da empresa estão claras?

Existe uma segmentação para cada custo? Você sabe a demanda de cada área?

Melhorando essas e outras questões terá uma melhora considerável podendo evitar a falha na gestão.

Tenha em mente que a Gestão vem para melhorar e evitar gastos desnecessários alcançando melhores resultados.

Gestão de ativos, você faz?

Se trata de práticas utilizadas por empresas para controle de bens, com foco em oferecer o melhor benefício e produto para seus clientes.

Os ativos são os bens que a empresa possui controle como bens tangíveis ou intangíveis, materiais ou intelectuais, o que consideramos ativos matéria-prima, ferramentas, máquinas industriais, contratos, equipamentos de TI, marcas, conhecimento, experiência etc.

Realizando o controle no momento da compra ao dia a dia, levando em conta o uso e o descarte tendo assim um controle sobre período de vida, detalhes sobre o produto, estando de acordo com os dados registrados na empresa.

Pensando em ativos moveis como dispositivos corporativos, existe uma dificuldade em controle deles, saber como gerenciar se torna por vezes difícil, com isso temos alguns fatores importantes a considerar:

  • Localização do dispositivo, muitas vezes a empresa disponibiliza os dispositivos, porém não consegue controlar onde ele se encontra e se está com a pessoa responsável, podendo assim trazer um maior custo para empresa, necessário pensar em uma gestão com sistema de geolocalização.
  • Controle dos aplicativos que podem ser instalados, visando maior eficiência do uso do aparelho e que o responsável não utilize para fins pessoais.
  • Acesso aos aparelhos apenas durante o horário de trabalho, bloqueando o mesmo para uso de funções em horários diferentes do acordado.
  • Adesão a LGPD (Lei geral de proteção de dados) evitando assim processos trabalhistas e vazamento de informações.
  • Política de DLP (Prevenção de Perda de Dados) caso o responsável pelo dispositivo perca ou seja roubado existe a possibilidade de apagar todos os dados de forma remota.
  • Modo Quiosque, deixando apenas um aplicativo ou apenas os necessários para utilização, muito utilizado por quem tem lojas e deixa os dispositivos expostos para uso de clientes.
  • Configuração de Wi-fi, internet e localização com isso o responsável pelo dispositivo não consegue desligar estes recursos assim a empresa tem total controle sobre o aparelho.
  • Bloqueio á sites que a empresa julgue desnecessário para uso.
  • Gerenciamento dos dispositivos, no parque ativos e de gaveta.
  • Um software que seja simples e fácil para controle onde o gestor consiga ter o máximo de autonomia.
  • Pensando na atual situação de pandemia um recurso onde se pode solicitar dados para confirmar a vacinação e doses necessárias.

Com esses recursos podemos criar uma maneira eficiente e prática onde a empresa ganha uma forma de organizar ativos poupando recursos, gerando assim menos trabalho e uma maior produtividade.

Pensando em facilitar a vida corporativa e agregar uma maior organização no Telecom a NAVITA oferece o EMM (Enterprise Mobility Managent) uma gestão inteligente que conta com variados recursos para facilitar o controle do TI.

Outra ferramenta muito importante para o Telecom é a gestão de custos visando assim a melhoria de gastos e investimentos, pensando em um planejamento estratégico e eficiente.

Quando se tem um controle sobre os gastos, consegue-se listar o que está afetando a produtividade e o que está dando maior retorno, focando em melhorar e trazer uma eficiência garantida para a empresa temos o ITEM (IT Expense Management) que com os seguintes recursos traz uma melhor compreensão dos gastos e custos com TI:

  • Importação de faturas e contratos de custos com TI e facilities, acompanhamento de oportunidades para redução.
  • Importação de valores com impressão para controle de rateio e otimização de rateio por centro de custos, ou seja, possibilita saber qual foi o setor que realizou a ação.
  • Automação de pedidos de dispositivos, Roaming internacional, sim cards, com o portal de solicitações.
  • Gerenciamento e redução de custos com infraestrutura, pois nosso software identifica e sugere ações que otimizam o consumo de custos com a nuvem.
  • Informações gerenciais para controle de custos com telecom.

Com uma gestão qualificada e voltada para ação em pontos que por vezes julgamos pequenos, conseguimos ampliar os lucros e trazer uma maior efetividade no setor de Telecom, pensando no crescimento da área, com ferramentas que podem ser usadas de formas práticas e assertivas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *