Segurança em Mobilidade: sua empresa está preparada para combater ataques cibernéticos?

O ataque cibernético que ocorreu na sexta-feira, 12 de maio, envolvendo mais de 150 países e 57 mil infecções causadas pelo vírus WanaCrypt0r 2.0 (ou WCry) acendeu um alerta aos profissionais de TI e governos, reforçando a importância da gestão da segurança corporativa, especialmente com o desenvolvimento da Internet das Coisas e o uso da inteligência artificial. A vulnerabilidade de sistemas é um dos desafios a ser vencido em um mundo cada vez mais conectado. O “Relatório Anual de Cibersegurança 2017“, reforça essa preocupação: 85% das aplicações corporativas em nuvem não podem ser consideradas seguras. Leia o post que elaboramos sobre o assunto na íntegra. E a vulnerabilidade só tende a aumentar. É o que indicam os especialistas e de acordo com as previsões do mercado: em 2020, 100 milhões de consumidores vão comprar em ambientes de realidade aumentada; o estudo“Cisco Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast” aponta que até 2021 o tráfego de dados móveis crescerá sete vezes no mundo; em cinco anos, o número mundial de dispositivos móveis será de 5,5 bilhões e; segundo o Gartner, até 2020, mais de 50 bilhões de dispositivos de móveis estarão conectados. Ou seja, é preciso investir em segurança da informação.  Mas, sua você sabe quais são as ferramentas adequadas? O especialista em soluções para dispositivos móveis da Navita, Fábio Pacheco, desenvolveu um artigo sobre as diferentes ferramentas que envolvem a segurança em mobilidade corporativa e como utilizá-las para que a segurança da informação seja preservada. Clique aqui para ler o artigo. Leia também: Gestão de Dispositivos Móveis (MDM) – Proteja a informação de sua empresa Problemas de Segurança serão maiores com a Internet das Coisas    

Segurança em Mobilidade: sua empresa está preparada para combater ataques cibernéticos? Read More »

Evento Online: Gestão de Telefonia – As vantagens dos Planos Flat Fee

No próximo dia 25 de maio, às 10h30, o gerente de produto da Navita, Walisthom Niz, apresentará as vantagens e desvantagens dos chamados Planos Flat Fee e o perfil das empresas que podem se beneficiar com este tipo de plano. Este formato de contratação apresenta até 20% de desconto na fatura, mas em geral custa até 50% a mais do que o atual modelo de bilhetagem. Você sabe se o modelo compensa para sua empresa? Saiba tudo durante o evento online, as inscrições são limitadas. Garanta já a sua vaga!  

Evento Online: Gestão de Telefonia – As vantagens dos Planos Flat Fee Read More »

NAVITA NA MÍDIA – PORTAL EXAME

A Navita foi destaque no portal da revista Exame com o serviço de auditoria. Através de 12 recomendações a companhia auxilia as empresas a implantarem um processo de auditoria eficiente. Leia a matéria na íntegra: A Navita, líder em mobilidade e gestão de Telecom, obteve economia de R$ 31 milhões com o serviço de gestão e auditoria, para seus clientes em 2016. Além disso, a empresa resgatou para estas empresas quase R$ 15 milhões com a contestação de valores cobrados indevidamente nas faturas. A auditoria é um das etapas do processo de gestão de gastos com Telecom (TEM – Telecom Expense Management), que permite um controle das contas, garantindo que a empresa não pague mais que o contratado. Pagamentos indevidos podem representar um percentual alto da fatura. Alguns clientes da Navita chegaram a alcançar redução de 50% na fatura depois de implantando o processo de auditoria e análise de contrato. Durante o período, a Navita analisou mais de 84 mil linhas, que somaram mais de R$ 300 milhões em contas telefônicas. Do total, foram auditados R$ 215 milhões e uma taxa de sucesso superior a 80% dos processos de contestação. Além de identificar os erros de cobrança por parte da operadora, a auditoria também fornece subsídios para análises que permitem uma melhor gestão do uso. Por exemplo, identifica linhas que possuem pacote de dados e não o utiliza, linhas sem utilização, necessidade de contratar ou cancelar pacotes etc. Somente o ano passado, foi identificado mais de R$ 1.20 milhão de gastos com: cobilling (quando se faz ligações de longa distância utilizando uma operadora diferente da definida em contrato); ligações a cobrar; interatividade; multas e compras avulsas. O processo de auditoria foi responsável ainda por identificar quase R$ 4milhões de gastos com pacotes de voz e dados que foram comprados e não utilizados no período. Despesas essas, que poderiam ser evitadas ou reduzidas com um processo adequado de gestão. Por meio de uma avaliação criteriosa, o gestor poderá traçar ações de conscientização com o público interno ou mesmo rever os contratos atuais para ajustar às reais necessidades da empresa (com a contratação, alteração ou cancelamento de serviços e pacotes). O diretor de serviços da Navita, Maurício Yamamura, reforça a importância da auditoria para permitir uma análise estratégica da telefonia da empresa. “No dia a dia corporativo muitas despesas acabam somando valores altos no budget das empresas pela ausência de uma análise aprofundada e acompanhamento das reais necessidades das equipes. A gestão eficiente possibilita ao gestor tomar decisões mais estratégicas. Mais do que reduzir custos, visa trazer visibilidade para os gastos com telefonia e, por que não dizer também, ganho financeiro ao otimizar os contratos e realizar contratações mais acertadas”, explica Maurício Yamamura. Para auxiliar as empresas a implantarem um processo de auditoria eficiente, a Navita elaborou um guia especial sobre auditoria e contestação com 12 recomendações para identificar os principais vilões da fatura e reduzir custos com telefonia. O material está disponível para download gratuito no site da empresa. A Navita é uma empresa brasileira especialista em soluções para gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) e gestão de custos de telecom (TEM). Com clientes em vários países, é parceira de fabricantes de smartphones e tablets, além das principais operadoras, no Brasil, Europa e América Latina. A Navita é considerada Cool Vendor pelo Gartner, líder e mais inovadora em EMM pela Frost & Sullivan em 2014 e 2015. Como parceira da Telefônica, é apontada no quadrante mágico do Gartner para Managed Mobility Services. Para mais informações, acesse: www.navita.com.br Fonte: Portal Exame

NAVITA NA MÍDIA – PORTAL EXAME Read More »

Gestão de Telecom | Você sabe quanto custa um posto de trabalho em sua empresa?

Você sabia que o custo de um colaborador pode envolver muito mais do que o salário e os benefícios? Custos variáveis como licenças de software, leasing de estações de trabalho ou dispositivos, por exemplo, podem e devem ser levados em conta no orçamento da área. Considerando o crescimento no mundo corporativo do formato de trabalho móvel, que reduz posições fixas e inclui ferramentas e suporte para que o profissional trabalhe remotamente em qualquer lugar, a necessidade de se fazer essa a gestão aumenta. A gestão do posto de trabalho contribui para melhorar eficiência operacional ao entregar ao gestor indicadores que darão visibilidade real de toda a infraestrutura necessária e, consequentemente dos seus gastos e oportunidades de otimização dos recursos. Esse gerenciamento varia de empresa para empresa e pode envolver diversas variáveis, conforme o segmento de atuação. Quer um exemplo? Uma empresa que tem uma força de vendas que atua maioritariamente na rua visitando clientes, demanda recursos diferentes de um time que trabalhe exclusivamente no escritório. As necessidades operacionais desse time para realização de suas atividades provavelmente envolvem: – tag de cobrança automática no carro para pagamento de estacionamento e pedágio; – dispositivos móveis (tablet, smartphone) para atendimento dos clientes e solicitação de pedidos; – licenças de software para aplicações específicas da sua rotina; entre outros. Qual é o custo desses ativos para a empresa, por funcionário? E como gerenciar esses custos com a troca de profissionais e novas necessidades? Já em outro caso, a maior parte de seus profissionais atuam no escritório, mas a empresa tem uma política de home office semanal, diminuindo o custo fixo com infraestrutura, mas envolvendo um custo de serviços variável que possibilite esse profissional trabalhar remotamente. Será que estes valores estão sendo considerados? Para fazer a gestão do custo do posto de trabalho é necessário consolidar as informações do posto de trabalho em uma plataforma única que inclua as informações de quantidade e custo, conforme o perfil dos colaboradores, áreas e empresa. Veja o que é preciso avaliar para dimensionar o custo do posto de trabalho: – Custo de leasing de estações de trabalho, smartphones e tablets – Licenças SaaS (CRM, Office 365, entre outros) – Telefonia fixa – Telefonia móvel – Impressão – SIM card (frotas e profissionais de que atuam na rua) – VPN (há a necessidade de acesso da rede da empresa remotamente?) –  Suporte remoto ao usuário Para saber como para implantar um posto móvel de trabalho, ou seja, sua empresa funcionando de qualquer lugar diretamente do smartphone ou tablet, baixe o Kit Navita Posto Móvel de trabalho.      

Gestão de Telecom | Você sabe quanto custa um posto de trabalho em sua empresa? Read More »

Gestão de telefonia – Controle suas faturas!

O controle de faturas é essencial para contribuir com a redução de custos e, mais do que isso, trazer para o gestor a visibilidade necessária para uma gestão mais estratégica. Este controle permitirá boas práticas para uma gestão de telefonia eficiente. Sua empresa controla o número de faturas, valores e respectivos vencimentos? Se a resposta for negativa, há um bom risco de você ter inconvenientes como serviços suspensos e multas por atraso ou falta de pagamento. Desnecessário, não? Mas, como resolver isso? A criação de uma planilha de controle de faturas pode ajudar nesta gestão. Com esta ferramenta, você poderá ter visibilidade de suas contas telefônicas. Na folha de rosto das faturas constam o número da conta ou código do cliente. Esse número é importante para controlar a data de recebimento, vencimento e data do efetivo pagamento, assim, você terá maior controle sobre as faturas e não será surpreendido com a suspensão de serviços ou multas por atraso no pagamento. A planilha pode conter ainda informações de valores a serem contestados junto às operadoras e o prazo para as devolutivas. Com este monitoramento você poderá avaliar se há restituições dos valores aceitos como cobrança indevida, acionar a operadora para a cobrança dos retornos e gerenciar valores a serem creditados para a empresa. Uma dica para otimizar seus processos é iniciar um projeto de unificação de faturas. Por exemplo, se sua empresa recebe mais de uma fatura por Estado, converse com seu gerente de contas da operadora e peça para unificá-las, isso irá simplificar muito sua gestão. Elaboramos um modelo de planilha para o controle de faturas. Faça o download agora mesmo! Baixe também: Guia Navita de Gestão de Telefonia Eficiente Guia de Boas Práticas para Gestão de Telefonia  

Gestão de telefonia – Controle suas faturas! Read More »

Acabe com a dor de cabeça na gestão de telecom de sua empresa

Você sabia que muitas empresas deixam de reduzir, pelo menos, 20% dos gastos com telecom por falta de gestão? E que mais de 30% das empresas não sabem como controlar a segurança da informação corporativa em seus dispositivos? E mais, pelo menos 92% dos gestores não possuem inventário de aparelhos, linhas, planos e outros recursos? Esses três itens são os principais problemas enfrentados pelas empresas no gerenciamento da mobilidade corporativa. O resultado: é a falta de visibilidade real das necessidades da empresa e gastos desnecessários. Além disso, muitas empresas não conhecem o consumo pessoal nas linhas corporativas e não possuem um bom relacionamento com as operadoras de telefonia. Para resolver esses problemas, a Navita desenvolveu o Navita Connect, plataforma líder em mobilidade corporativa, que unifica todas as necessidades de mobilidade corporativa em único portal. O Navita Connect foi desenvolvido para simplificar a gestão e permite o acesso a múltiplas informações. O software provê uma visão gerencial para controle de gastos, simplifica a gestão de mobilidade, permitindo a definição de políticas, facilita o processo de solicitação junto às operadoras e unifica o canal de solicitações e suporte ao usuário. Veja agora uma demonstração   Leia também: Visão estratégica em projetos de logística contribui para redução de custos com Telecom Dê um basta nas contas de telefone altas! Implemente auditoria na sua empresa! 92% das empresas deixam de reduzir gastos com telefonia

Acabe com a dor de cabeça na gestão de telecom de sua empresa Read More »

Visão estratégica em projetos de logística contribui para redução de custos com Telecom

A logística de dispositivos móveis pode ser muito complexa para empresas que contam com operações de vendas baseadas no uso dos dispositivos. Dependendo da criticidade da operação, a falta de aparelhos pode levar à perda de produtividade e, consequentemente, de dinheiro. Indústrias, grandes varejistas costumam conviver com esse desafio. Por isso, não é exagero dizer que a logística bem implementada garante a continuidade do negócio e é uma das pontas que vai contribuir para trazer redução de custos com telecom. Um projeto nacional de logística de dispositivos engloba: o controle de estoque, a gestão fiscal (os impostos diferem conforme o estado para onde os aparelhos são enviados), o reparo junto à assistência técnica (no caso da quebra da tela, por exemplo, a Navita assume a troca do dispositivo e faz a manutenção para que o cliente não fique sem usar o aparelho) e a entrega, que pode envolver diferentes localizações e formatos (via transportadora ou sedex). Antes de iniciar um projeto de logística é fundamental que a empresa defina uma política do uso dos dispositivos móveis e esteja com o inventário em dia. Além disso, a logística deve ser estratégica e entregar um retorno financeiro visível à empresa. Isso porque, além, da operacionalização, a Navita desenvolve uma inteligência e visibilidade dos indicadores que permite avaliar os principais gastos com a troca de aparelhos, como por exemplo: manutenção por cidade, por região, tipos de problemas, top 10 usuários que demandaram reparo, quais são as manutenções mais comuns e quais linhas demandam mais. Essas informações possibilitam a tomada de decisões mais assertivas, por exemplo, implementação de uma película de proteção em todos os dispositivos, quando há necessidade da aquisição de um novo aparelho ou somente seu reparo, definição de uma política envolvendo a responsabilidade pela quebra ou perda de aparelhos e orientações aos usuários. A farmacêutica Johnson & Johnson, cliente da Navita, chegou a economizar R$ 600 mil / ano com a mudança de estratégia na logística dos dispositivos móveis de sua força de vendas. Antes, qualquer problema com smartphones ou tablets da equipe, a empresa fazia a troca do dispositivo, sem considerar a manutenção. Após a implementação do projeto com uma visão estratégica, a empresa passou a adotar o reparo dos aparelhos, contribuindo para redução de custos. Quer saber como implementar um projeto de logística de Telecom em sua empresa, fale conosco. Leia também: Rollout de dispositivos, por onde começar? Dê um basta nas contas de telefone altas! Implemente auditoria na sua empresa! Dificuldade em mensurar o ROI de telefonia?

Visão estratégica em projetos de logística contribui para redução de custos com Telecom Read More »

Internet das Coisas – Ainda há muito trabalho a ser feito

As projeções para o mercado de IoT nos próximos anos são astronômicas. Mas, em um cenário que aponta o Brasil com apenas 1% de participação no mercado mundial de IoT, o país ainda tem muito o que fazer para ver esses números de fato se estabelecerem. Essa é a visão de Zaima Milazzo, diretora do Centro de Inovação Digital da Algar Telecom, que participou do bate-papo com o CEO da Navita, Roberto Dariva, sobre a Política Nacional de IoT. De acordo com Zaima, os principais aspectos que precisam ser considerados em uma política nacional que regule o setor é o fomento à inovação e pesquisa, a criação de estímulos fiscais e tributários e, especialmente, a garantia da monetização de toda a cadeia produtiva que envolve Internet das Coisas. Em tese, esse é o caminho proposto com a criação da Política Nacional de IoT, que tem como objetivos três metas principais: Metas Transversais: visam estabelecer um ecossistema estável e favorável ao desenvolvimento e à implementação de soluções de IoT; Metas Finalísticas: visam induzir a adoção de soluções de IoT pela sociedade brasileira; Metas de Demanda: visam definir o tamanho do mercado de dispositivos conectados que estarão operacionalizando as soluções de IoT em 2025. Para isso, além da consulta pública realizada em janeiro que recebeu  2.800 contribuições, há outras cinco consultas públicas organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações a ser realizada até setembro de 2017. Estas consultas pretendem tratar de questões detalhadas no âmbito: tributário, geração de oferta e de demanda, regulatório, educação, P&D, segurança e privacidade das informações, interoperabilidade (capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente com outro sistema) e arranjos produtivos (cadeias monetizáveis). A participação das empresas, profissionais e população é fundamental para criar um plano que atenda as necessidades de toda a cadeia. Com um mercado tão amplo, oportunidades é o que não faltarão. Isso, porque o negócio de IoT deverá ter uma modelagem diferente do adotado no setor de Telecom até o momento. Conforme a diretora da Algar Telecom, a prestação de serviço se dará em forma de um ecossistema, divididos em layers: objetos inteligentes, conectividade, plataforma, aplicações e o de segurança, que interage com  todos. Além disso, ela acredita que há diferentes papéis nessa cadeia, como o do integrador ou do provedor de serviços, que fornece a solução vertical para um segmento. Na prática, esse modelo permitirá a empresas de diferentes tamanhos e segmentos, como startups, por exemplo, assumirem o protagonismo em um determinado layer, como é o caso do desenvolvimento de objetos inteligentes e de aplicações, muito pulverizados e que dependem de soluções específicas. Zaima comentou ainda as iniciativas da Algar para a criação de projetos de IoT já em andamento na área de segurança, agronegócio, turismo,  além do projeto de aceleração de startups. Para conhecer alguns cases apresentados por ela e toda a discussão sobre o Plano Nacional de IoT, veja agora o vídeo do bate-papo disponível na íntegra. Conheça também a websérie com conteúdo especial sobre Internet das Coisas produzida pela Navita.

Internet das Coisas – Ainda há muito trabalho a ser feito Read More »

Por que investir em gestão de Telecom?

Os preços de telefonia e Internet do Brasil estão entre os mais caros do mundo. No caso do mundo corporativo, cujo volume de linhas é grande,  esses valores podem ser ainda maiores. Por isso, a gestão de gastos com Telecom (TEM – Telecom Expense Management) é fundamental para garantir a economia de recursos da empresa. Mas, para muitas empresas, essa gestão não existe. No entanto, a falta de cuidado com essa área pode representar um grande prejuízo, principalmente quando a condução de muitas atividades depende do telefone e da Internet para acontecer. E é aí que o problema começa: contas extremamente altas, cobranças indevidas e planos cada vez menos capazes de atender à demanda de ligações e ao consumo dos funcionários. No setor de construção civil não é diferente. Projetos, acompanhamento de obras, pedidos de materiais, prestação de contas, contratação de mão de obra, gestão de equipes com tantas tarefas complexas relacionadas à rotina diária das empresas de construção civil, é comum que o único cuidado com a telefonia seja a contratação de um serviço para que os funcionários possam acessar a Internet e realizar ligações quando necessário. Para auxiliar as empresas deste segmento, a Construct em parceria com a Navita elaborou o e-Book “Gestão de telecomunicações para empresas da construção civil”, que traz dicas para implementar a gestão de custos de Telecom e como reduzir custos  com telefonia. O e-book aborda: – 4 sinais de que a gestão de telecomunicações da sua empresa não vai bem – Por onde começar? – Como implementar a redução de custos Quer saber como fazer?  Baixe o e-Book agora mesmo!  Identifique também os 12 vilões da sua fatura e reduza custos em até 50%. Saiba mais: Guia Navita de Gestão de Telefonia Eficiente    

Por que investir em gestão de Telecom? Read More »