redução de custos

Quando falamos em cloud computing, estamos nos referindo a uma tecnologia que proporciona a redução de custos nas empresas. Esse método é cada vez mais utilizado pelas empresas de diversos segmentos, muito por conta dos benefícios que proporciona.

Ao longo deste post, você entenderá o que é a cloud computing e qual é a sua importância para as empresas. Além disso, saberá como esse método contribui para a redução de gastos e conhecerá as formas de realizar, de fato, essa redução. Acompanhe!

O que é cloud computing e qual é sua importância para as empresas?

Cloud computing — ou computação em nuvem — é um modelo de provimentos de infraestrutura. Antes de seu surgimento, toda a infraestrutura de TI de uma empresa era local, ou seja, havia servidores próximos.

Assim, era necessário trabalhar apenas com os computadores dentro do escritório, pois não havia estrutura para mobilidade.

Assim, a tecnologia cloud significa que, em vez de comprar um servidor e mantê-lo dentro de um escritório, contrata-se um serviço para que ele fique sob a responsabilidade de uma equipe especializada, tornando o acesso remoto.

A computação em nuvem, portanto, parte de modelos que antigamente eram custosos e complicados e que dependiam muito do tempo de manutenção.

Atualmente, isso tudo está otimizado para que se possa ter melhores recursos de manutenção, acesso aos sistemas em qualquer tempo e local e uma constante redução de custos.

Como essa tecnologia contribui para a redução de custos nas empresas?

De modo geral, a tecnologia cloud contribui para a redução de custos nas empresas por conta da diminuição das estruturas robustas de TI. Antigamente, era comum que os grandes bancos precisassem de uma grande estrutura centralizada para poder atender às suas demandas. Além disso, fazer com que elas conversassem era um problema, sendo necessário investir muito para isso.

Hoje em dia, o Itaú, por exemplo, tem um único data center na cidade de Jaguariúna. Antigamente, o banco necessitava de um equipamento em cada estado ou região em que atua.

A seguir, explicaremos outros benefícios que contribuem para que a cloud computing otimize os custos nas empresas. Veja!

Escalabilidade dos sistemas

Os sistemas de cloud são escaláveis. Isso quer dizer que eles podem ser ampliados de acordo com a necessidade de cada empresa, o que se torna uma grande vantagem competitiva para a organização.

Além disso, para uma empresa, manter computadores é mais caro do que contratar ou montar um serviço que seja escalável. Imagine que você tenha uma empresa com 5 filiais e que é necessário montar uma equipe para que em cada uma das unidades haja vigilância dos sistemas 24 horas por dia.

Isso causaria muito custo para a organização. Com a cloud computing, essa estrutura já não é mais necessária.

Mobilidade operacional

A computação em nuvem gera mobilidade operacional para as empresas. Isso quer dizer que as atividades não precisam ser realizadas no espaço físico da organização, mas sim em qualquer local.

Se um gestor estiver em uma viagem de negócios e precisar acessar o sistema operacional da empresa no hotel em que está hospedado, por exemplo, isso poderá ser feito de forma simples. Basta que o profissional tenha um usuário e uma senha para que consiga verificar tudo o que está se passando no seu negócio.

Elasticidade da TI

A elasticidade é a capacidade de aumentar ou diminuir um serviço. Esse é um dos principais benefícios da cloud computing.

Se uma empresa possui um data center com uma quantidade X de espaço e atinge essa limitação, terá que comprar mais um equipamento para dar conta de sua demanda.

Na computação em nuvem isso não acontece, pois se trata de um recurso que tem elasticidade. Basta a empresa solicitar ao prestador de serviço que aumente o espaço — e isso poderá ser feito de forma prática e rápida.

Segurança da informação

A cloud computing também proporciona uma melhor segurança da informação para os usuários. Existem vários itens que precisam ser levados em consideração nesse sentido, mas, de modo geral, a computação em nuvem protege os dados da empresa.

O Brasil aprovou recentemente uma lei que entrará em vigor em fevereiro do ano de 2020. De acordo com a nova legislação, as empresas precisarão mapear os dados pessoais dos clientes em nuvem. Contar com a cloud, portanto, será ainda mais necessário.

Todas as empresas necessitam, portanto, passar por auditorias, obter certificações e verificar o uso de protocolos criptografados para garantir a segurança dos dados armazenados em sua nuvem.

Saiba mais se sua empresa está preparada para migrar para nuvem aqui.

Como a cloud reduz os gastos em TI?

Quando falamos em gastos de TI, é preciso levar em consideração a questão da manutenção da tecnologia. Deve-se incluir os custos com telecomunicações, provedores, internet de alta velocidade etc. Além disso, também há custos com a contratação de pessoas, com as licenças de software, entre outros.

Todos esses custos são inerentes às atividades que envolvem a tecnologia, porém existem outros, como o suporte e a manutenção.

Ao optar pela cloud computing, há um ganho em escala que possibilita otimizar os gastos. Se antigamente uma unidade da empresa precisava ter quatro funcionários para trabalhar com tecnologia, hoje podem ser contratados quatro profissionais para 20 empresas.

Isso se justifica porque não são todos os servidores que são atualizados simultaneamente, não gerando tempo ocioso.

Quando se adota uma estrutura em nuvem e se utiliza meios tecnológicos para isso, enquanto é feita a manutenção durante o dia, outro processamento para outra máquina pode ser direcionado. Dessa forma, há um retorno inclusive com a diminuição da manutenção.

Hoje em dia, existem sistemas de cloud computing que proporcionam duas atuações bem definidas: gestão de mobilidade de dispositivos móveis e de custos de TI. Juntas, elas proporcionam uma experiência única para as empresas que acarretará uma redução de custos significativa.

Agora você já sabe como a cloud computing contribui para a redução de custos nas empresas. Caso queira saber mais sobre esse e outros assuntos interessantes para a área de TI da sua empresa, assine a nossa newsletter!

Assim, enviaremos as nossas novidades sempre por e-mail para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *