Enterprise mobility management: conheça o Conect EMM da Navita!

O Connect EMM (Enterprise Mobility Management) pode ser definido como um sistema de gestão de recursos e dispositivos móveis corporativos. Ele envolve não apenas a gestão de hardwares, mas também gerencia os aplicativos e as informações acessadas.

Existe, portanto, uma diferença entre EMM e MDM (Mobile Device Management). No caso do MDM, estamos falando apenas do controle do dispositivo em si, de modo que o outro sistema é muito mais completo.

Neste post, vamos trazer informações relevantes sobre o Connect EMM da Navita. Siga conosco e fique bem informado!

Quais são os diferenciais do Connect EMM no mercado?

O Connect EMM tem o objetivo de fazer com que se trabalhe melhor com os dispositivos móveis, ganhando em produtividade e acessibilidade. Alguns dos principais diferenciais do sistema são os a seguir relacionados.

Atualização remota

Com o Enterprise Mobility Management da Navita é possível fazer atualizações dos aplicativos de forma remota, o que garante que não exista a indisponibilidade na atividade ou descontinuidade no negócio.

Também é possível disponibilizar conteúdos remotamente. Nesse caso, os usuários dos dispositivos móveis veem no dispositivo uma nova tabela de preço ou algum projeto que seja trabalhado em conjunto de forma automatizada, por exemplo.

Controle das configurações do dispositivo

O Connect EMM também tem a disponibilização e o controle das configurações do dispositivo remotamente. Assim, pode-se bloquear ou liberar uma funcionalidade, dependendo de cada caso. Tudo isso é feito de maneira que o usuário não seja incomodado.

Dessa forma, o usuário não deverá receber uma ligação e seguir instruções para que atualize os aplicativos dos funcionários da empresa, por exemplo. Tudo é feito de forma remota pelo sistema.

Plataforma simples

Ser uma plataforma simples de entender e fácil de usar é o objetivo do Connect EMM. Trata-se de um sistema para projetos de pequena e média complexidade. Porém, para empresas maiores, podem ser desenvolvidas soluções exclusivas.

É importante destacar que o Connect EMM atende a pequenas e médias complexidades, de modo que todos podem ter controle e são bem-vindos para utilizar o sistema.

Quais as principais funcionalidades do software?

São diversas as funcionalidades do Connect EMM da Navita. Listamos as principais delas para que você tenha conhecimento. Veja!

Recolhimento de informações do inventário

O EMM da Navita tem uma rede instalada em um dispositivo, que leva informações como a marca, o modelo, o código do aparelho, o sistema operacional, a memória disponível, entre outras.

Tudo isso é recolhido e disponibilizado na forma de relatórios, para que as atividades possam ser desenvolvidas com estratégia e com base em indicadores adequados e atualizados.

Imagine a seguinte situação: uma rede de supermercados utiliza tablets para consultar o CPF, verificar informações do cliente e tirar fotos para criar um cartão de fidelidade. Se o dispositivo não for adequado, não funcionará da maneira correta. Tendo um inventário em mãos, o gestor saberá que aparelhos deverão ser substituídos nas empresas.

Instalação, desinstalação e atualização de aplicativos de forma remota

A plataforma EMM da Navita também permite que os dispositivos recebam aplicativos de forma remota. É possibilitada ainda a desinstalação e a atualização dos apps, para garantir a qualidade dos serviços prestados.

Pense agora em uma empresa de logística que tenha os funcionários espalhados pelo campo. Nesse caso, são utilizados mais de 2500 iPads para os colaboradores. No dispositivo há todos os aplicativos necessários para o exercício das funções dos funcionários.

Se um aplicativo não funcionar ou não estiver atualizado, não haverá um dia de trabalho. Por meio do EMM é possível atualizar todos os equipamentos de forma remota. Assim, se garante que todos os funcionários tenham sempre a versão mais recente de um app em seus dispositivos, por exemplo.

Recolhimento de localização, limpeza e bloqueio dos dispositivos

O sistema também permite a localização dos dispositivos, o que é útil em casos de roubo ou perda de um equipamento. No caso do supermercado que citamos como exemplo, vamos supor que foi criado um cartão de fidelidade para um cliente por meio de um tablet.

Se esse tablet, que contém dados confidenciais do cliente, for roubado, o gestor do supermercado poderá excluir as informações de forma remota. Assim, quem roubou o equipamento não poderá acessar os dados sigilosos.

Além disso tudo, também pode ser feito o bloqueio dos dispositivos, para que ele não possa mais ser utilizado, nesses casos.

Aplicação de restrições

O Connect EMM também pode restringir o acesso dos colaboradores a determinados recursos dos aplicativos. Essa prática é interessante quando se pratica o BYOD, por exemplo. Nesse caso, os usuários podem ter acesso proibido às redes sociais em horário de trabalho.

É possível ainda fazer a separação de atividades profissionais e pessoais nos smartphones, sem que haja uma mistura entre os dois universos.

Quais as vantagens do seu uso?

Existem duas grandes vantagens do uso do Connect EMM para as empresas. A primeira delas é o uso da solução para ganhos na força de campo. Nesse caso, se os funcionários da empresa realizam trabalho externo para as suas atividades, como um entregador de pizza, por exemplo, deve-se garantir o seu funcionamento de forma integral.

A outra grande vantagem diz respeito à segurança da informação. As pessoas usam os celulares para tudo nos dias de hoje e são necessários cuidados para que informações pessoais não se misturem com as de trabalho. Fazer a separação também é uma função do Connect EMM.

De maneira resumida, na força de campo temos a produtividade, o gerenciamento dos dispositivos e o controle. Já no mundo corporativo de forma geral, temos ganhos com a segurança da informação, garantindo o direito de o usuário saber o que está sendo coletado.

Como você pode perceber o Enterprise Mobility Management traz diversos benefícios para as organizações. A boa notícia é que a sua implementação é muito prática.

Basta que se instale um agente no dispositivo do usuário e a Navita libera para você um login e senha. Por meio da nuvem, você terá acesso ao software como um serviço e poderá gerir todos os apps dos celulares corporativos.

Quer fazer a implementação do Connect EMM na sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo! Para nós será uma satisfação oferecer soluções para a sua empresa e tê-la entre nossos clientes.

Adicionar comentário