cloud server nuvem-em-formato-apontada-para-o-ceu

A computação em nuvem ou cloud computing vem ajudando a construir as empresas do futuro. Quando falamos em nuvem, estamos nos referindo a uma das mais importantes tecnologias presentes nas empresas em todo o mundo. Ela tem ajudado negócios a crescerem, dando mais velocidade e escala aos seus processos.

Até 2021, as empresas brasileiras investirão R$ 29 bilhões para contratar sistemas de nuvem, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Quase tudo no mundo digital está conectado à nuvem de uma maneira ou de outra – a menos que seja especificamente mantido no armazenamento local por motivos de segurança.

Por que o cloud server é importante para uma empresa?

Com o crescente número de dispositivos móveis conectados ​​no ambiente corporativo, a nuvem possibilitou que o acesso a dados se tornasse ainda mais fácil.

Empresas de todos os tamanhos, setores e regiões geográficas estão se voltando para os serviços de nuvem. Isso vem acontecendo porque a tecnologia proporciona inúmeros benefícios e, principalmente, redução de custos.

Considerada como uma das três principais tecnologias mais disruptivas para os negócios, segundo uma pesquisa feita com profissionais de TI pela SolarWinds, a computação em nuvem trouxe vantagens como:

  • Escalabilidade dos sistemas: a nuvem é escalável, o que significa que os sistemas podem ser ampliados de acordo com a necessidade de cada empresa, o que traz uma boa vantagem competitiva para a organização.
  • Continuidade dos negócios: qualquer situação adversa como falta de energia ou até mesmo desastres naturais, pode ser resolvida quando a empresa tem seus dados armazenados na nuvem. Isso garante o backup e a proteção em um local seguro, impedindo a interrupção dos serviços.
  • Mobilidade corporativa: a nuvem permite que os funcionários tenham mais flexibilidade em seu dia a dia de trabalho. Com os dispositivos móveis todos podem ter seus escritórios virtuais e acessar dados de casa, durante o trajeto de até o trabalho, tomando um café na rua. Tudo isso de forma rápida e fácil.
  • Elasticidade da TI: a elasticidade é a capacidade de aumentar ou diminuir um serviço. Dessa forma, não há mais limitação de capacidade para a empresa continuar operando.
  • Segurança da informação: a nuvem protege os dados da empresa. Falhas de hardware e atualização de software são realizadas pelos provedores dos serviços, garantindo sempre que os dados estejam protegidos e criptografados em seus servidores.
  •  

Como a nuvem pode gerar economia de custos em TI?

A mudança para a computação em nuvem pode reduzir o custo do gerenciamento e manutenção dos seus sistemas de TI. Em vez de adquirir sistemas e equipamentos para o seu negócio, você pode reduzir seus custos usando os recursos do cloud server.

A economia de custos operacionais ocorre porque o custo de atualizações do sistema, novos hardwares e softwares podem ser incluídos no contrato com o provedor de cloud server.

Uma empresa ganha eficiência financeiro, quando não precisa mais se preocupar com custos de infraestrutura subjacentes ou manutenção. Os serviços em nuvem proporcionam às empresas uma vantagem competitiva ao fornecer a tecnologia mais inovadora disponível, dentro de um custo geralmente inferior ao que ela teria no antigo modelo de ter todos os recursos internos.

Quer saber mais sobre esse tema? Acesse o nosso material Por que sua empresa precisa de computação em nuvem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *