Confira 5 mitos e verdades sobre gestão de telecom e otimize a estratégia de sua empresa

Algumas dúvidas na gestão de telecom são muito comuns e o entendimento equivocado ou parcial dos processos pode gerar alguma dor de cabeça para o gestor. Listamos 5 dessas principais dúvidas, que às vezes, mais nada são do que mitos. Confira!  1- MDM é igual a segurança – ( MITO ) Um erro comum que encontramos no mercado quando falamos de gerenciamento de smartphones e tablets corporativos é acreditar que MDM é igual à segurança. Porém, segurança e gerenciamento são coisas bem diferentes:  um dispositivo seguro não é necessariamente um dispositivo gerenciado e vice e versa. Um aparelho gerenciado possibilita o controle sobre o comportamento do usuário, o que pode causar a percepção de segurança. Porém, os ataques de malware, os aplicativos de sideloaded e os aplicativos que vazam dados (sem serem maliciosos), por exemplo, são ameaças que não são monitoradas por ferramentas MDM. Para isso, é preciso utilizar ferramentas específicas para segurança da informação. Veja mais detalhes de como obter uma gestão completa para aparelhos mobile no artigo O MDM Morreu? 2- Posso fazer todas as atualizações dos aplicativos corporativos manualmente – (MITO) Dependendo do número de linhas da sua empresa e a localização da sua equipe, a necessidade de realizar atualização de aplicativos ou mesmo de sistemas operacionais pode ser complexa e a atualização remota é fundamental. 3- Os chamados planos fixos para telefonia móvel não têm nenhum tipo de excedente – (DEPENDE) Depende do plano. No Brasil, somente duas operadoras oferecem por enquanto esse tipo de pacote a clientes estratégicos, o que representa de 5 a 10% do mercado interno. Em uma delas, caso a empresa ultrapasse a franquia contratada, é cobrado o MB excedente sem redução de velocidade. Desse modo, pode haver variação mensal no valor da fatura, dependendo da utilização de dados. Na outra, o valor determinado é fixo, porém, com limitação de velocidade caso ultrapasse a franquia. Saiba mais sobre esse modelo de contratação aqui. 4- A gestão profissional de telecom pode reduzir em até 30% o valor da fatura – (VERDADE) Para redução significativa dos custos é necessário ter parceria com uma empresa que seja especialista em soluções de telefonia e que poderá ajudá-lo com o demonstrativo, auditoria, contestação, contratos e, principalmente, com o conhecimento do seu custo. Com base nessas informações, o consultor poderá te mostrar todas as possibilidades de redução próprias para o seu perfil de utilização. Quer saber como economizar na gestão de telefonia da sua empresa? Acesse esse conteúdo 5 – O trabalho à distância permite às empresas reduzirem o custo – (VERDADE) As empresas que adotam o modelo de posto móvel de trabalho podem reduzir despesas com infraestrutura e a criação de ambientes flexíveis em que mobiliário, espaço e telefone ficam disponíveis para qualquer profissional. Estimativas da Global Workplace Analytics, consultoria americana, aponta uma economia de 11 mil dólares nas despesas com aluguel e energia, por ano, por funcionário, nos Estados Unidos, com a adoção do home office. Mas, este não é o único benefício deste formato: aumento de produtividade e retenção de talentos são outros ganhos observados pelas empresas que o adotam. Quer saber como implantar um modelo como este? Acesse o kit completo: Posto de Trabalho Móvel.

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Gestão, Otimização e Redução de Gastos com Telefonia Fixa

Conscientizar colaboradores, utilizar novas ferramentas e pensar em estratégias inteligentes são alguns caminhos para reduzir custos com telefonia fixa e obter maior produtividade operacional em sua empresa. Se a redução de despesas de, pelo menos, 30% é um fator importante para seu negócio. Imagine se você atrelar a isso, mais inteligência e estratégia! Por isso, listamos 9 principais práticas em telefonia fixa que todas as empresas deveriam adotar para realizar uma gestão eficiente e alcançar as metas planejadas. Faça o download e acesse o material completo.

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5 itens essenciais que não podem faltar em um projeto de gestão de telefonia

Ao criar um projeto de gestão de telefonia móvel, há itens essenciais que não podem faltar no escopo do trabalho. Listamos aqui tudo o que você precisa antes de implementar a gestão: Visibilidade Antes de tudo é importante conhecer o real cenário da sua empresa: números de linhas ativas, perfis de contratos, número de colaboradores que possuem linha corporativa, gastos por tipo de serviço, licenças adquiridas, custos de ferramentas etc. A planilha de controle de inventário pode ser uma boa ferramenta para iniciar essa avaliação. Metas e planejamento O passo seguinte é, com base nas informações levantadas e no objetivo do projeto, traçar o tamanho do desafio a ser alcançado e as metas (com prazos e estratégias) para atingir o resultado. Por exemplo: se sua empresa vai implementar um projeto de home office ou vai aumentar a equipe de campo em outras praças, é necessário avaliar o custo de aquisição de novos aparelhos, das ferramentas e licenças, além da logística e implantação. Elaboramos um kit especial com tudo o que uma empresa precisa para montar um posto móvel de trabalho. Confira! Defina uma política Determinar uma política de uso para os usuários é essencial para tornar claro para os usuários os limites, papéis e acessos das informações corporativas, bem como, a responsabilidade legal da empresa e do usuário sobre uso de aparelhos, licenças e informações corporativas Segurança Tenha uma política clara de segurança e defina o passo-a-passo do que será necessário para impedir perda de dados e ataques cibernéticos. Além disso, é importante investir em ferramentas de MDM (Mobile Device Management) para gerenciar os aparelhos móveis da sua empresa. Listamos neste guia 8 passos fundamentais para as empresas garantirem um processo de segurança e produtividade. Contrate uma empresa especializada Para não ter dor de cabeça e otimizar seu tempo e foco em seu core, o ideal é buscar uma consultoria que o apoie em uma gestão especializada e de resultados. Veja neste material especial, como fazer para contratar o fornecedor ideal para o seu projeto.

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Gestão de custos de telecom: 60% das empresas não fazem orçamento anual

Pelo menos 60% das empresas brasileiras não fazem orçamento anual de telecom, de acordo com um levantamento feito pela Navita com gestores do setor. Onde está o problema nessa frase?  Se reduzir custos é algo cada vez mais complexo nas empresas, imagina para quem não tem visibilidade e metas claras dos seus gastos. Mais do que definir o budget da área de telecom, o orçamento é fundamental para trazer visibilidade e controle dos gastos. Além de ser uma ferramenta importante para um planejamento estratégico. Durante o curso “Planejando o Orçamento Anual de Telefonia”, o diretor de Serviços da Navita e o coordenador de Telecom, Daniel Oliveira, apresentaram em detalhes como criar um orçamento bem estruturado, além dos passos para acompanhar se o que foi projetado, está sendo cumprido. Outro ponto apontado abordado pelos gestores é a ausência do uso de um sistema especializado que mostra os gastos mês a mês e as oportunidades de redução; 66% dos entrevistados afirmaram usar uma planilha para monitorar os custos. O desafio deste modelo é obter dados confiáveis e agilidade para a tomada de decisão. Como lembra Maurício Yamamura, a simples elaboração do orçamento não garante o sucesso da concretização do seu objetivo. “Apesar de todo o esforço que despendemos no processo de elaboração do orçamento, o mesmo acaba sendo uma previsão de um comportamento futuro, que pode ser alterado conforme situações de momento e, que obviamente, não temos como dimensionar com antecipação. Por isto, se faz necessário um acompanhamento constante da evolução dos números durante o ano, para caso ocorra algum desvio de rota, os gestores já possuam alternativas para retomar o planejado. ” Todo o conteúdo do curso pode ser visto, acessando este link. Além disso, neste material, você encontra as diretrizes para a elaboração do orçamento anual. Clique aqui para fazer o download.

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Internet das Coisas e 5G – o que esperar dessas tecnologias?

Muito tem se falado do desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil, ampliando o alcance dos sinais e reduzindo o tempo de latência. Porém, como a própria expansão da tecnologia 4G ainda não virou realidade no país, a quinta geração da Internet sem fio ainda deve levar um tempo a ser aplicada. Dados da Anatel apontam que o país ainda conta com 41 milhões de acessos via rede 2G, considerada uma tecnologia antiga e longe de ser completamente desligada.  Estimativas apontam que até 2019 todos os municípios brasileiros ainda sejam cobertos pela tecnologia 3G. Para 4G não há previsão. Atualmente, a velocidade de transferência do 4G LTE chega a 1 gigabit por segundo (Gbps). No 5G, a velocidade pode ultrapassar 10 Gbps. Em termos de latência, a média atual de 10 milissegundos do 4G, deve cair para a faixa de 1 ms, na nova tecnologia.  Porém, não é só velocidade e alcance que a quinta geração está sendo pensada. A tecnologia prevê um novo modelo de conectividade. Especialistas brasileiros, americanos e de países asiáticos lideram os estudos de desenvolvimento da quinta geração de Internet sem fio para atender o crescimento da Internet das Coisas (IoT).  As especificações  internacionais determinam que a tecnologia 5G suporte até 1 milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado. Fonte: Tecnmundo

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A gestão de telecom da sua empresa está “by the budget”? Veja como ter sucesso seguindo o planejamento anual

Por Vitor Nardini – CFO Navita “Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. A célebre frase Lewis Carroll – poeta, matemático e romancista britânico, famoso pelo clássico “Alice no País das Maravilhas”, é perfeita para o mundo dos negócios. Isso porque planejar é o primeiro passo para uma gestão de sucesso. Nos dias atuais, mobilidade e gastos com telecom são peças (e gastos) fundamentais para dar agilidade na tomada de decisões. Conhecer os gastos com telefonia compreende saber quem, onde, como e porque elas ocorrem além de, principalmente, quanto foi ou será o gasto, para somar ao gasto da atividade principal. O gasto mal administrado de telecom comprometerá o resultado de uma operação. E como realizar esse planejamento adequadamente? Um primeiro passo é ter visibilidade. E, para isso, ferramentas como o Navita Connect e o SGT, da Navita, permitem conhecer, com riqueza de detalhes, os valores gastos por cada funcionário, centro de custo, divisão empresarial e de negócios, tipo de gasto (dados, voz, sms etc), além do controle do seu parque de telecom. Tendo essas informações à mão, é hora de partir para elaborar o orçamento da área. Um orçamento financeiro é uma ferramenta utilizada para o monitoramento e comparação dos resultados alcançados e pretendidos. Ele será o nosso guia para saber se estamos seguindo aquele caminho previsto e por qual motivo estamos acima ou abaixo do esperado ou se estamos “dentro” dele, o chamado “by the budget! ”. Importante para o sucesso do acompanhamento do orçamento é o detalhamento da previsão de cada linha de receita, custo ou despesa, no menor nível de detalhe possível. Quando nos referimos a receitas, significaria especificar quem efetuará as vendas, o que será vendido, quais as quantidades, onde será a região da venda, qual o preço, o nível de desconto a ser aplicado, a tributação desta receita, entre outros. São informações consideradas burocráticas, mas essenciais para validar eventuais variações entre o planejado e o realizado. Vale lembrar que a receita é o principal guia de um orçamento e que todos os custos relacionados e despesas tem igual peso de importância. Importante ainda é considerar que toda e qualquer ação executada corresponde a uma atividade e toda atividade gera custos e despesas. Se vendemos produtos somente para uma região ou mercado de consumo, por exemplo, possuímos um gasto para aquela atividade. Se desejamos passar a vender nossos produtos para um novo mercado, provavelmente, agregaremos uma nova atividade. Logo, teremos mais gastos por esta nova atividade. Atividades geram gastos e não são somente aquelas que geram receitas. Novos processos e procedimentos, obrigações tributárias etc também geram gastos e tudo isso deve ser levado em consideração no momento de se montar o orçamento da empresa. Assim como, ao iniciar projetos relacionados a telecom, as metas do projeto e possíveis reduções devem estar bem definidas, pois atividade demais pode não gerar ganho algum. Quer fazer um bom planejamento de Telecom, acompanhar os gastos e mantê-los “by the budget”? Segue a dica: elaboramos um material especial sobre orçamento. Se sua empresa ainda não fechou o planejamento orçamentário do próximo ano, dá uma olhada antes neste material.

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Linhas telefônicas sem uso? Evite desperdícios!

Você sabe quantas linhas de telefonia móvel e fixa estão ativas em sua empresa? Ou quantas estão de fato sendo utilizadas? E, ainda mais:  das linhas que estão sendo utilizadas, quantas são realmente necessárias? Parece bobeira, mas linhas ativas não usadas podem representar até 10% dos gastos com telefonia em uma empresa. E cá entre nós, em tempos de redução de custos, qualquer despesa desnecessária, deve ser evitada. Este desperdício acontece porque 92% dos gestores não tem um inventário atualizado de seus aparelhos, linhas, pacotes corporativos e outros recursos, o que impede uma visibilidade real do que acontece na empresa e o que pode ser feito para otimizar esses recursos. Quer mudar esse cenário na sua empresa? Baixe a planilha de controle de inventário da Navita. Esta é uma ferramenta que vai te ajudar a organizar os dados e fazer uma gestão de telefonia ainda mais eficiente. Baixe agora! Veja também: Curso gratuito Implementando Projeto de Gestão de Telefonia

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Aprenda como iniciar um projeto de sucesso em Telecom!

Projetos, projetos, projetos. Quantas vezes você já desenhou um projeto de telefonia que não saiu do papel ou que no meio do caminho mostrou diversas fragilidades? Esse é um risco que pode acontecer com frequência se, ao iniciar a gestão de telecom, o time responsável não der um passo atrás para analisar e planejar o escopo de cada trabalho, afinal, apesar de haver uma diretriz para a realização de projetos, cada job tem suas especificidades e requer um olhar específico. Por isso, a gerente de Projetos da Navita, Elaine Oliveira partilhou sua experiência de 5 anos à frente da área de projetos da Navita e o que é imprescindível para implementar um projeto de gestão de telecom que funcione em todas as etapas da operação. Confira a seguir: Por onde começar? Analise as necessidades e expectativas Antes de tudo, para iniciar um projeto de gestão de telecom é necessário saber qual a expectativa da empresa, entender qual é o nível de maturidade da empresa para começar (se possui inventário atualizado, acesso às faturas eletrônicas, contratos com as operadoras atualizados e vigentes etc). Com essas informações em mãos, é possível medir o tempo e o esforço do projeto e dar um direcionamento mais assertivo para a implantação. Defina os processos Em uma segunda etapa o ideal é mapear os processos existentes e os ajustes necessários para obter processos mais efetivos. Importante: processos claros e bem definidos reduzem o tempo das atividades operacionais e evita retrabalhos. Próximos passos Faça o controle das atividades Centralizar todas as atividades em uma planilha facilita o controle e a gestão do projeto. Com ela, é possível ter, de forma rápida, clara e fácil, uma visão das atividades a serem realizadas, com os respectivos responsáveis e prazos de entrega. Manter a planilha atualizada e tomar as ações em tempo hábil reduz o risco de atraso no cronograma. No final do projeto é importante gerar algumas documentações que serão disponibilizadas para o time operacional com as informações mapeadas, definidas e implementadas pelo tempo do projeto, bem como, as atividades que serão direcionadas a eles. Cuidado, isso pode ser um problema! A gerente da Navita chama a atenção para fatores que podem representar pontos críticos para o sucesso de um projeto. A carência de informações é, sem dúvida, um deles. Quando o gestor não possui todas as informações para o início do projeto (inventário de usuários x linhas, faturas eletrônicas, contratos e tarifas vigentes das operadoras) vários problemas podem ocorrer no decorrer do projeto, como: O inventário não atualizado impacta no rateio dos custos entre os usuários, já que os custos das linhas não cadastradas serão rateadas para as que possuem atualizações; A falta de acesso às faturas eletrônicas impacta na execução das auditorias, contestações e rateio. É possível apenas controlar os custos das faturas e aplicar um rateio especifico no valor total da conta; A não entrega dos contratos e tarifas vigentes impacta na entrega das auditorias e configuração do tarifador para telefonia fixa. Outro ponto crítico é não seguir os processos Acompanhar os processos definidos em tempo de projeto pode evitar problemas no resultado da operação, pois são eles que contribuem para definir as atividades e entregáveis: atualização recorrente do inventário, entrega do relatório de auditoria, abertura do chamado de contestação na operadora e disponibilização do relatório de rateio. E, por fim, parte primordial para o sucesso do projeto é entregar um relatório final de resultados e seguir, já em operação as recomendações do relatório mensal. Com essas informações em mãos, basta aplicar essas dicas para os projetos de sua empresa e obter os resultados esperados. Complemente seu conhecimento com mais este material: MANUAL NAVITA- Implementando um projeto de gestão de telecom Te desejamos sucesso!

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Soluções para Indústria Farmacêutica

O dia-a-dia de uma equipe de vendas de uma indústria farmacêutica é bastante dinâmico e exige que seus representantes comerciais tenham sempre a mão as ferramentas essenciais para o desenvolvimento de suas atividades com máxima eficiência como, por exemplo, o aplicativo de rotas de visitas, o sistema inserção de pedidos de compra ou ainda o material de propaganda de sua linha de produtos.  E tudo isso de forma imediata, descomplicada e com altíssima disponibilidade. Muitos anos prestando serviço para empresas deste segmento nos deram a bagagem necessária para conhecermos bem as necessidades e desafios de uma operação crítica como essa, onde uma gestão profissional do ecossistema de mobilidade, que inclui os equipamentos móveis em si e a sua logística, bem como o controle dos custos com telefonia e licenciamento de softwares envolvidos e o atendimento especializado aos usuários que estão em campo, garantirão a continuidade de seu negócio e altos índices de produtividade. Segmentamos os serviços e soluções que compreendem toda a necessidade para Indústria Farmacêutica: Para ilustrar melhor quais são os desafios e soluções utilizadas pela indústria farmacêutica, criamos o case do Laboratório Aché e o material com 8 dicas para gestão de telefonia móvel no segmento de farma. Confira abaixo:                                            Quer conhecer um pouco mais sobre como a Navita pode ajudar sua empresa?  Entre em contato conosco!

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Quando a gestão de telefonia emperra pela falta de processos

Jogue a primeira pedra aquele que nunca pecou em processo! Apesar de ser a espinha dorsal de qualquer projeto, as empresas nem sempre dão a devida importância a ele. E o resultado pode vir acompanhado de metas não alcançadas, falta de visibilidade e gastos desnecessários. Quer um exemplo? Uma grande empresa multinacional quando iniciou a gestão de telefonia apresentava uma falha importante. Os processos até existiam na teoria, mas na prática não eram realizados. Após a primeira auditoria das contas telefônicas, foram identificadas 250 linhas ativas guardadas literalmente na gaveta. Ao fazer a troca de aparelhos, o responsável não checava se o profissional já possuía uma linha ativa e chips extras eram comprados. Os antigos eram deixados em qualquer lugar, consumindo um valor mensal da linha de forma desnecessária. A atualização do inventário é uns principais problemas enfrentados quando há falha de processo e com ele toda a gestão fica comprometida: realocação de custos, bloqueio de linhas, quantidade de aparelhos em backup. Muito comum ainda são as multas por atrasos ou falta de pagamento de faturas também decorrentes de uma operação sem processos bem definidos. Outro desafio comum partilhado por muitos gestores é a criação de processos relacionados à logística dos aparelhos, especialmente quando envolve variáveis como:  manutenção ou entrega em diferentes cidades, atualizações de aplicativos recorrentes, centros de custos distintos para alocação dos custos etc. Vale fazer o bom e velho desenho de fluxos e apresentar para todos os envolvidos, certamente as falhas de processos serão minimizadas. Você quer evitar estes e outros erros? Dá uma olhada no material que preparamos com os 10 principais erros que as empresas cometem em gestão de telefonia e não sabem.

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