Será que é possível recriar a nossa realidade em um mundo totalmente virtual?
E a resposta é sim!
Com todas as tecnologias que tem chegado uma que ganhou muita notoriedade foi o METAVERSO, que trás tecnologia, realidade virtual e um mundo que podemos decifrar a cada dia, mas vamos entender a fundo sobre o que é, como vai nos ajudar e muito mais!
Índice
- 1 Metaverso: O que é?
- 2 Qual a origem do conceito Metaverso?
- 3 Como funciona o Metaverso?
- 4 Quais são as tecnologias do Metaverso?
- 5 Como o Metaverso pode transformar o dia a dia:
- 6 Quais são os principais desafios para aumentar a popularização do Metaverso?
- 7 E as empresas também acreditam no Metaverso?
- 8 É necessária minha empresa estar no Metaverso?
- 9 E como eu entro no Metaverso?
- 10 Como iniciar os investimentos no Metaverso?
- 11 O Metaverso costuma ser perigoso?
Metaverso: O que é?
Uma camada de realidade virtual e real, onde um ambiente totalmente criado por diversas tecnologias como a Realidade Virtual, aumentada, hologramas de modo totalmente imersivo.
Onde diversas pessoas acreditam que daqui a poucos anos poderemos viver como se estivesse dentro do Metaverso, com avatares que terão uma vida em diversos fatores dentro de um universo totalmente virtual.
Tem uma forte influência sobre o mundo real, já que busca levar para o virtual a nossa vivencia isso valendo para qualquer área da vida seja pessoal ou profissional.
Qual a origem do conceito Metaverso?
Com uma obra de Neal Stephenson denominada Snow Crash(nevasca), sincronizando a realidade e ficção por meio de um jogo onde um entregador de pizza na vida real e no Metaverso é um samurai o que mostra também a possibilidade de uma vida totalmente diferente do que se vive normalmente, muito utilizado em jogos como VRChat, Second Life, Roblox e Fortnite.
Roblox é um dos maiores jogos de simulação da vida cotidiana tem uma das maiores comunidades no mundo, sendo assim uma das maiores portas para o Metaverso COM MAIS DE 45 MILHOES de pessoas todos os dias comparado a um país seria maior que o Canadá, Argentina e Espanha por exemplo, com uma interação muito presente.
Como funciona o Metaverso?
Já entendemos sobre o que é o Metaverso, mas afinal como funciona, como podemos utilizar?
Através de tecnologia que criam ambientes virtuais 3D, podendo ser pela utilização de óculos de realidade virtual trazendo a tona você como pessoa central, criando assim um ambiente Figital (físico + digital) unindo tecnologias para que o Metaverso funcione.
Algo muito utilizado no Metaverso são hologramas que realizam a substituição de equipamentos físicos fazendo assim que funcione do modo em que tanto se espera.
Quais são as tecnologias do Metaverso?
Para que o Metaverso possa existir e funcionar de forma eficiente é necessárias algumas tecnologias como:
Blockchain:
Que significa (cadeia ou corrente de blocos) é uma espécie de banco onde são registradas as movimentações de Criptomoedas, muito necessário pois esses registros são acessado pelos responsáveis, considerado também um enorme banco de dados que é administrado por diversos usuários de forma simultânea, e toda ação que é feita na Blockchain tem criptografia de ponta a ponta garantindo segurança total.
Criptomoedas:
Uma moeda digital que não existe de forma física e que são negociadas em redes Blockchain, consideradas essenciais no Metaverso e a cada dia dominam ainda mais as transações realizadas no Metaverso.
NFTs (Non-fungible Token):
Um token não fungível é um certificado Criptográfico que garante autenticidade a produtos digitais, ou seja, um registro de um ativo em formato digital funcionando como um contrato para uma propriedade virtual.
Realidade Virtual:
Uma tecnologia que permite a criação de experiencias imersivas através de óculos inteligentes, onde é possível fazer parte de uma realidade virtual por um avatar e tendo interação digital de modo realista.
Realidade Aumentada:
Sobreposição de elementos virtuais no nosso mundo físico, como por exemplo deixar um gráfico 3D na mesa da sua sala, ou ver uma noite estrelada em casa, essa tecnologia é considerada uma das bases do Metaverso.
Com essas tecnologias o Metaverso pode funcionar de forma eficiente e garantindo uma entrega de possibilidades sempre muito atraente.
Como o Metaverso pode transformar o dia a dia:
Com grandes avanços e trazendo uma nova perspectiva sobre como o mundo pode funcionar o Metaverso oferece uma gama de benefícios como você realizar uma reunião com pessoas em outras partes do mundo como se estivessem na mesma sala, ver um show ao vivo diretamente de sua casa, gerenciar um evento, transações econômicas, entre diversas possibilidades.
Um mundo que cresce a cada dia pode fazer a vida ficar mais fácil e com isso uma melhor qualidade de vida e até mesmo de socialização, tendo um impacto direto na economia já que com alguns recursos você passa a gastar menos com locomoção por exemplo.
Quais são os principais desafios para aumentar a popularização do Metaverso?
Um dos grandes desafios do Metaverso principalmente no Brasil é o alto custo com os dispositivos de realidade virtual já que alguns custam em média R$1mil e podem ser bem mais caros, quando falamos da internet em si temos o fator de velocidade e o acesso ao 5G que ainda é algo novo por aqui e não roda de forma efetiva.
Para ter uma melhor popularização no Metaverso alguns pontos precisam ser melhorados para que seja mais móvel e menos estático.
Em muitos aspectos o Metaverso ainda é considerado algo possível apenas para quem tem um valor para investimento e isso normalmente inclui grandes empresas, a busca por uma baixa nos custos facilitaria a entrada de cada vez mais empresas sendo de qualquer tamanho e ao público de modo geral.
E as empresas também acreditam no Metaverso?
Já quando falamos de empresas por exemplo uma das primeiras a acreditar e entrar no Metaverso foi o antigo Facebook que recentemente alterou o nome para Meta, deixando claro que o foco da empresa seria estar no mercado de realidade virtual e aumentada.
O presidente e fundador da agora Meta Mark Zuckerberg disse que:
“Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas em nosso DNA somos uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas, e o Metaverso é a próxima fronteira, assim como a rede social foi quando começamos”
Como podemos observar existe muito entusiasmo com essa união tanto que em 2021 a empresa lançou o Horizon Workrooms, uma ferramenta que possibilita que os usuários da plataforma possam fazer reuniões virtuais e a empresa também trabalha no desenvolvimento de uma Criptomoeda própria para utilização no Metaverso.
Existem diversas empresas que apostam no Metaverso como por exemplo:
Nvidia que em agosto deste ano anunciou uma plataforma colaborativa de simulação a NVIDIA Omniverse onde diversos profissionais podem construir juntos Metaversos.
Microsoft apostou em uma plataforma para realização de reuniões com hologramas o Mesh, criou avatares 3D no teams.
Uma empresa que tem tido um papel muito interessante em ralação ao Metaverso é a Gigante Nike que criou a Nikeland uma plataforma dentro do game Roblox e em dezembro de 2021 a empresa adquiriu uma startup especializada em NFTs de moda, algo que foi surpreendente para todos e que com certeza chamou muito a atenção para o Metaverso num todo.
Sabemos que pode ser algo novo para muitas empresas, mas o Meta verso possui diversos benefícios e pode trazer a sua empresa uma visão ainda mais ampla sobre tecnologia e inovação.
É necessária minha empresa estar no Metaverso?
Na verdade, a pergunta é sua empresa quer ser mais tecnológica?
Quando falamos em Metaverso o ponto focal é a tecnologia e novas formas de trabalhar a realidade, já que algumas coisas podem ser melhoradas.
Existem empresas que usam do Metaverso para melhores interações com seus funcionários em reuniões, criando avatares mais fieis, Metaversos que ajudam em rotinas do dia a dia, usando de realidade virtual para conectar seus funcionários em qualquer lugar do mundo, economizar com gastos prediais e de locomoção e também se utilizar das opções do Metaverso para mostrar a empresa.
Mas não podemos esquecer que tudo isso envolve um custo e é necessário ter um estudo, saber o que é necessário e o que pode ser implantado de forma posterior no seu negócio.
E como eu entro no Metaverso?
Num mundo onde você pode fazer absolutamente tudo e com possibilidades infinitas e algumas coisas são importantes para que você entre neste universo:
Internet:
Tenha uma conexão de internet de qualidade e que garanta que será possível o acesso, já que se trata de um mundo totalmente virtual com interações, então invista em uma internet de qualidade o 5G é uma boa.
Hardwares:
É necessário ter um, de inicio não precisa ser o material mais caro você pode começar com um smartphone, mas é valido lembrar que quando mais equipamentos mais qualidade e melhor imersão.
Carteira Digital:
no Metaverso a moeda utilizada são digitais como Criptomoedas e com isso você pode investir. Ter uma carteira é algo que vai te ajudar a não depender de corretoras por exemplo.
Plataforma para criação de Avatar:
no Metaverso um dos pontos mais importantes é a criação de avatares então você irá precisar de uma plataforma para isso, hoje em dia existem duas plataformas que são mais utilizadas sendo Descentraland e The Sandbox fora diversas outras.
Esses são os principais pontos de partida, sabemos que ao longo da experiencia você vai aprender e incluir mais funções para o universo do Metaverso seja ainda mais imersivo e possa explorar todos os infinitos recursos.
Como iniciar os investimentos no Metaverso?
Existem diversas formas de investir no Metaverso e se aplica a diversos bolsos e gostos, vamos entender quais são as opções e como funcionam:
Compra de Terrenos:
Terrenos virtuais dentro do Metaverso para que você possa criar o seu universo, recentemente os valores tem subido muito por conta da procura e com isso nos Metaversos mais conhecidos (Decentraland e The Sandbox) custam a partir de R$60mil.
Influenciadores Digitais:
Criar um avatar no Metaverso que será uma extensão real no mundo virtual, tendo a própria vida no Metaverso e nas redes sociais e o custo fica em torno de R$240mil.
Web e Aplicativos:
Sendo através de programas, aplicativos e jogos onde você vai precisar dispor de equipamentos para isso e o gasto é de 100%, podendo começar com um óculos de realidade onde um dos mais utilizados é o quest 2 que custa em média R$3mil e indo até valores mais altos como criação dos Metaverso.
Criptomoedas:
Tendo como destaque as principais SAND, do The Ssndbox e o Token MANA, do Decentraland é considerado uma das formas de investimento mais arriscado de investimento dentro do Metaverso exigindo muito estudo e saber que o “inverno cripto ” traz um grande impacto.
Todo tipo de investimento requer estudo e muita pesquisa tendo em vista que é uma nova tecnologia é importante que você saiba os riscos e pontos positivos.
O Metaverso costuma ser perigoso?
Assim como todas as grandes tecnologias o Metaverso possui uma gama infinita de coisas boas, porem conta com diversos perigos que sim precisamos tomar atenção e ter todo cuidado para não ter problemas ou até mesmo prejuízos.
Vamos entender melhor:
Fraudes Financeiras:
A venda de propriedades no Metaverso por valores irreais ao que de fato valem.
Violação de Privacidade:
Com equipamentos utilizados no Metaverso que podem coletar dados e com isso ainda mais informações pessoais.
Circulação de Fake News:
Por se tratar de uma realidade virtual pode aumentar a deepfake com vídeos falsos que pode ser explorado de forma mais ampla e o usuário cria um mundo da forma que desejar o que pode ser um grande problema.
Controle de conteúdo e Abusos:
Ainda existe uma falha na segurança o que pode possibilitar que uma criança tenha acesso a dados sensíveis, sofra assédios e outras situações mais serias.
Distorção da Realidade:
Quando foi criado um dos pontos do Metaverso era a fuga da realidade já que como dito a cima um entregador na vida real era um samurai no Metaverso e a preocupação é utilizar para uma fuga constante perdendo assim a noção do que se vive de fato.
Roubo de identidade e golpes:
Sabendo que é possível realizar transações financeiras nos Metaversos uma das grandes preocupações é como proteger as pessoas para que não venham ter suas identidades roubadas por hackers tendo acesso ao login e carteiras digitais.
É necessário ter muita cautela e saber que cuidando com esses pontos a sua entrada no Metaverso pode ser vantajosa e trazer diversos benefícios para você sua empresa e o melhor garantir que você tenha uma tecnologia de ponta.
Quando falamos de novas tecnologias algumas chamam muito atenção e fazem os olhos brilharem, vemos diversas empresas que aderiram ao Metaverso e queremos ajudar a você entrar nesta nova realidade com segurança e sabendo que investir em tecnologia pode gerar vantagens a longo prazo para sua empresa.