Por que o 5G é importante? Veja suas vantagens, diferenças do 4G e muito mais!

Em dúvida por que o 5G é muito importante? Veja aqui uma explicação detalhada sobre como funciona, vantagens e como se conectar no Brasil.

Por que o 5G é importante? Tecnologia que inova a internet!

Se você gostaria que sua internet fosse mais rápida ao fazer downloads de filmes, jogar com realidade virtual entre outras coisas, precisa saber como funciona o 5G. Essa nova tecnologia está chamando a atenção, pois leva a velocidade de conexão e tempo de resposta a níveis nunca vistos. A vantagem dessa revolução da rede móvel está em não somente acessar tudo num piscar de olhos, como ter mais aparelhos conectados ao mesmo tempo.

Embora se fale bastante sobre esse assunto, às vezes, com tanta informação pode ser confuso entender do que se trata exatamente essa inovação. Assim sendo, este texto ajudará você saber por que o 5G é importante. Aqui será explicado o que é, as vantagens, como ter acesso no Brasil e mais, então confira e fique bem-informado.

Sobre o 5G: 

O que há de melhor no 5G em comparação com 4G? Quais benefícios essa nova tecnologia possui? Ela oferece algum risco? Veja as respostas a essas perguntas abaixo para descobrir por que a quinta geração é tão importante.

O que é o 5G?

O 5G é basicamente uma sigla para identificar a quinta geração de rede móvel. Essa nova tecnologia de comunicação sem fio pode ser usada em dispositivos móveis como celulares, notebooks e tablets, é a evolução do atual 4G/LTE. A ideia por trás desse desenvolvimento é que você utilize a Internet de qualquer lugar com melhor qualidade.

No Brasil, o 5G já começou a ser implantado e quando tudo estiver concluído estima-se que haverá um grande aumento de até 20 vezes na velocidade. O tempo de resposta das conexões cairá quase para zero e a economia no consumo da bateria ficará em torno de 90%, ou seja, consiste numa mudança importante da forma de uso dos celulares. Se você se interessou por esta tecnologia, dê uma conferida nos melhores celulares 5G.

Quantas pessoas já conseguem acessar o 5G?

De acordo com um relatório importante e recente da Global Mobile Suppliers Association (GSA), o 5G já está disponível comercialmente em cerca de 70 países. No entanto, as últimas estimativas indicam que o 5G ultrapassará um bilhão de usuários este ano. Os Estados Unidos e Europa estão na vanguarda, mas países como o Brasil fazem avanços.

Esse processo todo está previsto para finalizar globalmente no ano de 2029. A partir daí, as pessoas poderão contar com os benefícios do 5G que permite ter 100 vezes mais dispositivos conectados do que o 4G ao mesmo tempo. Além disso, suporta a conexão de até um milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

Como se conectar com o 5G

Você precisa ter um dispositivo que seja compatível com essa tecnologia e uma vez que a rede for liberada no seu bairro automaticamente o aparelho se conecta ao 5G. Geralmente, o celular mostra um ícone na barra de status para indicar. Caso não apareça e o sistema seja o iOS vá às Configurações>Dados móveis>Opções>Voz e dados e clique para ativar o 5G.

No Android, é a mesma coisa se o aparelho possui compatibilidade um símbolo mostrará a conexão e se não estiver visível acesse as Configurações>Redes e Internet>Rede móvel>Tipo de rede preferencial. Enfim, o processo não é diferente do 4G, apenas o equipamento que é importante.

Quais são as vantagens do 5G?

O 5G oferece alta velocidade, você pode poder baixar um filme HD completo no celular em segundos mesmo de um estádio lotado. Vídeos Ultra HD ou modelos 3D descarregam no seu aparelho num piscar de olhos. A redução no consumo da bateria chega a 90%, graças à agilidade e baixa latência (tempo de resposta).

Também permite conectar até 100 dispositivos por vez smartwatches, eletrodomésticos, robôs, carros ou qualquer coisa com conexão à internet. Edifícios e até mesmo indústrias ou cidades inteiras obtêm comunicação quase imediata. A quinta geração ainda permite substituir o 2G, algo importante que o 4G não consegue fazer.

Quais as diferenças do 5G para o 4G?

A latência (tempo de resposta) do 5G fica entre 1 ms e 10 ms, enquanto a do 4G é de 30 a 40 ms de 4G. A quinta geração permite ter 100 vezes mais dispositivos conectados ao mesmo tempo do que a quarta geração. Além disso, a nova tecnologia é 10 vezes mais rápida que o 4G e consome menos energia, o que é importante para a bateria.

Você se lembra de anos atrás, quando tudo era 3G, que demorava para abrir um site com muitas imagens e até dava para ver o carregamento lentamente? Algo semelhante acontece entre o 5G e o 4G, você consegue navegar e até usar realidade aumentada e a realidade mista em velocidades muito mais potentes com essa mudança. No entanto, é uma realidade que a conexão 5G ainda é bastante limitada no Brasil, e muitos modelos atuais não oferecem essa tecnologia, e as opções que têm essa conexão são um tanto mais caras. deste modo, caso você esteja em dúvida qual modelo comprar, dê uma olhada nos 15 melhores celulares de 2022 e compare as suas opções.

É seguro usar o 5G?

Existem especulações de que a rede de quinta geração poderia ser prejudicial à saúde e gerar câncer. Quanto a isso, não há consenso entre os especialistas sobre o perigo do 5G, no entanto é algo comum como já aconteceu com gerações anteriores de redes e outras tecnologias semelhantes.

Por ora, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou essa nova tecnologia na categoria 2B. Em outras palavras, isso significa que esse importante órgão considera que não há evidências confiáveis e sólidas que vinculem o 5G a qualquer tipo de doença, por exemplo, câncer e apenas em casos extremos é que exista algum risco.

O Brasil tem conexão 5G? E o que irá modificar no cotidiano dos brasileiros? 

Até agora, as capitais João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e o Distrito Federal em Brasília, são os únicos locais com conexão 5G ativada em alguns bairros. No entanto, o planejamento é que a implantação aconteça na maioria das cidades num prazo de 2 a 4 anos.

Portanto, com o passar dos anos, o 5G estará cada vez mais importante no Brasil até que esteja totalmente estabelecido. Assim se tornará mais comum haver casas inteligentes controle remoto, o surgimento de novas profissões, a polícia usar reconhecimento facial para detectar criminosos e outros avanços.

Quais aparelhos conseguem se conectar com o 5G?

A maioria dos novos celulares top de linha já está sendo comercializada com essa nova tecnologia. Por exemplo, a partir da versão iPhone 12, todos os modelos da Apple já estão vindo com compatibilidade. O mesmo ocorre com as versões desde o ROG Phone 3 da marca Asus, Moto G 5G da Motorola, Poco F3 5G da Redmi, Galaxy S21 5G da Samsung etc.

De forma geral, os fabricantes informam na caixa do produto ou no próprio site sobre a inclusão do 5G no aparelho. Então, é importante observar na ficha técnica do dispositivo antes de comprar. Quanto aos smartphones antigos, não existe a possibilidade de adaptá-los, mas eles podem continuar usando o 4G normalmente.

Se conecte com o 5G para uma internet rápida e inovação!

O 5G permite que você baixe conteúdos pesados mais rapidamente do que com o 4G. Também reduz os tempos de resposta da rede para você assistir a filmes de ação, futebol ao vivo ou jogar online sem atrasos. Além disso, essa nova tecnologia está preparada para conectar mais dispositivos de forma simultânea e segura.

Apesar de ainda estar em fase de implantação, a quinta geração já está ativa em alguns lugares do país, porém a cobertura aumentará bastante nos próximos anos. Assim sendo, caso você se interesse por todas as vantagens que o 5G oferece, veja se seu dispositivo é compatível ou adquira outro para aproveitar dessa importante inovação.

Para ter o melhor do 5G, você pode contar com uma gestão de dispositivos que foca em funções inteligentes e seguras, garantindo a melhor entrega para você e sua empresa!

Saiba mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *