A novidade do momento é o 5G ou como alguns acreditam a chegada que marca a indústria 5.0, mas afinal o que é?
Com início na Revolução Industrial onde tivemos diversas eras e com pontos muito característico de um indo desde a era do trabalho 100% manual até os dias de hoje com a tecnologia e diversas IA (Inteligência artificial).
Afinal o que é Industria 5.0?
Visando tecnologia e um futuro totalmente automatizado onde teremos diversos sistemas inteligentes com o foco em diminuir erros humanos, robôs, inteligência artificial muito mais tecnológica, além de ter o foco no bem-estar das pessoas.
Quando falamos de indústria 4.0 o foco era automatizar e facilitar processos já na 5.0 o foco é a união do homem e máquina, ou seja, não pense que as máquinas roubarão seu emprego, mas sim elas vêm para tornar o dia a dia mais prático e eficiente com menos peso.
Quais são as outras eras da indústria?
Indústria 1.0:
Entre 1760 e 1850, a partir do motor a vapor, houve mecanização da produção, a produtividade aumentou e surgiram as primeiras fábricas;
Indústria 2.0:
Começando na segunda metade do século XIX até o período da Segunda Guerra Mundial, essa era é marcada pela eletricidade e pela linha de montagem;
Indústria 3.0:
Em 1950 a revolução tecno científica deu seus primeiros passos na automatização dos processos de produção e no campo da tecnologia da informação;
Indústria 4.0:
A automatização atingiu nível total nas indústrias com as máquinas se comunicando entre si — a internet e os sistemas ciber físicos diminuíram distâncias e ampliaram a eficiência operacional.
A indústria 4.0 foi marcada pelo início da automação dos processos manuais, unindo assim a tecnologia com as máquinas e dependendo em grande parte do esforço humano.
Quando falamos na indústria 4.0 no Brasil sabemos que ela ainda vai durar por muito tempo, pois automatizar e trazer a tecnologia a fundo vem de modo lento e com um custo muitas vezes elevado, segundo um relatório da CNI- Confederação Nacional da Industria 77,8% das empresas ainda estão nos estágios mais atrasados para aplicação de tecnologia ou seja deixando a nova era para mais adiante.
Existem alguns sistemas que ajudaram a indústria 4.0 se consolidar como o ERP que trouxe com sigo a possibilidade de sair dos processos feitos por papeis, para que fossem feitos por computadores algo que para os gestores foi um grande avanço.
Contou com a criação de servidores para armazenar dados e ampliar o big data, tendo outros meios que foram importantes nessa consolidação como por exemplo:
Conceito de Analytics:
Onde o foco persiste em analisar os dados facilitando as decisões estratégicas.
Inteligência Artificial:
Sistemas que imitam a inteligência humana, de modo que realizam tarefas e vão realizando coleta de dados, porém não pensam sozinhas.
Impressão 3D:
Também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material
Robotização:
Com o foco em substituição de tarefas que antes eram realizadas por humanos e agora realizadas por robôs.
IOT (Internet of Things) ou Internet das Coisas:
Se trata de vários dispositivos conectados a uma rede, onde a tecnologia facilita essa comunicação.
Esses meios trouxeram para diversas empresas a facilidade de ingressar no 4.0 já que houve a facilitação em diversos processos, reduzindo assim tempo e simplificando o trabalho humano em diversas áreas.
Mas ainda assim com todos os avanços ainda ficamos atrás quando no assunto é seguir o fluxo da indústria 5.0 que chega trazendo a inteligência artificial mais o humano que trabalham juntos.
Qual é o objetivo da indústria 5.0?
Podemos dizer que o grande intuito da Industria 5.0 é a tecnologia ao nosso favor, onde saímos das atividades outrora feitas em diversas vezes e por muitas vezes levando muito tempo, agora já automatizadas e tecnológicas trazendo ainda mais eficiência e garantindo aos seres humanos uma melhor qualidade em todos os aspectos.
Vantagens da Industria 5.0:
Inteligência Artificial aprimorada na Indústria 5.0:
Utilizada de modo a trazer benefícios a longo prazo
Mobilidade:
Com o foco em melhorar a logística dos transportes em cidades muito grandes e utilizando de tecnologia para melhorar em cidades menos favorecidas. Otimização de Custos: Tendo em vista que tornará processos mais eficientes, a produção será mais econômica, lucrativas, um grande avanço quando falamos em gestão de custos onde teremos uma melhor entrega tanto humana como de robôs ou máquinas.
Automatização:
Mesmo sendo algo que começou na 4.0 não deixa de ser importante agora já que possui um papel de extrema importância.
Maiores Benefícios da Industria 5.0:
Para Iniciativa pública:
Maiores investimentos em educação para qualificar a população trabalhadora.
Para Empresas:
Melhoria na redução de custos, desperdício e velocidade nos processos de fabricação.
Para Consumidores da indústria 5.0:
Uma produção rápida e mais barata; uma melhor qualidade dos produtos e uma maior agilidade por parte das empresas na assimilação de suas necessidades específicas.
Um dos grandes benefícios da Industria 5.0 é a união do homem com a máquina focando em trazer mais qualidade de vida, quando falamos dessa união podemos ver a necessidade das empresas para uma gestão eficiente e que traga foco em resultados voltados para redução de custos.
Como a Navita pode ajudar na Indústria 5.0:
Atualmente contamos com o Navita ITEM uma Gestão de custos que tem como foco a união da modernidade com sistemas que trabalham diversas formas de organização, quando falamos em melhorar a vida de um gestor é sobre fazer um trabalho que antes demoraria dias ser feito em horas, saber de forma clara e objetiva de onde vem os custos e qual centro de custo tem um impacto maior.
Unir a tecnologia com o que antes era 100% manual torna o trabalho mais leve e garante uma melhor entrega, com isso uma empresa consegue ter resultados a longo prazo.
A indústria 5,0 pode ser uma realidade para você que busca investir de forma inteligente e com uma gestão que visa o futuro de modernidade e tecnologia.