Transformação Digital: Como Revolucionar a Rotina Corporativa?

Não é novidade que o mundo está cada vez mais digital e todos os dias surgem formas inovadoras de facilitar a rotina, que mudam a comunicação e as relações interpessoais. Ações simples como pagar contas, fazer compras e até mesmo ir de um lugar para o outro sofreram mudanças por meio da tecnologia.

No mundo corporativo isso não é diferente e graças aos avanços tecnológicos, novos modelos de trabalho foram criados. Essa mudança estrutural no universo corporativo trouxe um papel essencial para a tecnologia e essa evolução tem um nome: transformação digital.

Este é o termo que damos à adoção de novas tecnologias e ferramentas digitais que substituem ou melhoram processos e tarefas para dar mais produtividade e praticidade a rotina de trabalho.

Apesar de não ser uma solução e sim um conceito, a transformação digital tem ligação direta com a área de TI, que atende todos os outros setores dentro de uma organização.

Para evoluir é preciso investir!

De acordo com Gartner Inc., o número de empresas preocupadas com transformação digital cresceu 12% em um ano.

No levantamento feito pela empresa que é a líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, 30% dos empresários brasileiros afirmaram ter aumentado a atenção para tecnologias digitais, número 12% superior ante ao registrado em 2017.

Para melhorar o desempenho e garantir bons resultados, as instituições precisam investir em tecnologias que atendam e otimizam o trabalho de seus funcionários, além de solucionar problemas com agilidade.

Para isso, é necessário identificar quais ferramentas ajudam na realização de um trabalho eficiente.

Dentre as tecnologias mais usadas na transformação digital, podemos destacar:

  1. Cloud Computing
  2. Big Data
  3. Internet das Coisas
  4. Inteligência artificial
  5. Blockchain

Como a Transformação Digital impacta no dia a dia das empresas?

Novas tecnologias geram aprimoramentos de processos, maior visibilidade, controle, além de qualidade na execução do trabalho ao deixar o cotidiano mais simples.

Cloud Computing e a Transformação Digital

Lembra quando os documentos eram separados manualmente? Hoje em dia eles podem ser salvos na nuvem, o que garante mais segurança de dados, como também redução do risco de perda destas informações, por exemplo.

O cloud computing é uma tecnologia que surgiu, amadureceu e hoje se tornou indispensável. Isso é transformação digital.

Como a Transformação Digital beneficiou a análise de dados (Big Data)

Temos outras tecnologias que cada vez mais estão sendo vistas com bons olhos no universo corporativo. O Big Data é um exemplo de como garantir melhores resultados com a ajuda de tecnologia.

A análise de dados está cada vez mais presente em diversos departamentos, como no setor de vendas e marketing. Hoje, praticamente tudo virou dados. Ter acesso aos dados e, especialmente saber analisá-los se tornou essencial para qualquer segmento de negócio.

As empresas que apostam nesta tecnologia conseguem criar vantagens competitivas no mercado e melhorar o desempenho ao investir tempo e foco nos pontos mais importantes do negócio.

Outras tecnologias e a Transformação Digital

Outro exemplo de tecnologia que se tornou essencial por atender às necessidades das empresas e clientes e faz parte da transformação digital, é o IOT – Internet das Coisas.

Este conceito tecnológico propõe que todos os dispositivos e/ou aparelhos possam se comunicar de forma inteligente ao serem acessados por meio de uma conexão com a Internet, abrindo inúmeras oportunidades de novos negócios e desenvolvimento de outros.

Quando falamos de inteligência artificial, nos referimos à capacidade de uma máquina ou software desenvolver raciocínio parecido com o de seres humanos, incluindo estabelecer padrões e tomar decisões de forma inteligente. Um exemplo de inteligência artificial é a computação cognitiva. Instituições financeiras e de serviços já criaram suas próprias ferramentas de inteligência artificial para se relacionar melhor com clientes, como assistentes virtuais e bots.

Já o Blockchain é uma espécie de banco de dados que armazena informações sobre as transações dos famosos bitcoins. É um serviço de transações que garante segurança e agilidade.

Principais benefícios da Transformação Digital no mundo corporativo?

Ao escolher adotar o conceito de transformação digital em seu modelo de negócio, alguns benefícios são destacados:

  • Eficiência;
  • Inovação;
  • Agilidade;
  • Flexibilidade;
  • Redução de custos;
  • Criação de novas funções;
  • Vantagem competitiva;
  • Inteligência de mercado;
  • Otimização de processos;
  • Produtividade;
  • Segurança;
  • Foco no modelo de negócio;
  • Controle de processos;
  • Escalabilidade;
  • Gestão interna;
  • Satisfação dos clientes;
  • Novos resultados;

Empresa: Fique atento a estratégia de negócio…

Em pesquisa realizada pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mostra que empresas que investem em peso na transformação digital e se especializam em seus recursos, são 26% mais lucrativas em suas atividades do que as outras no ambiente corporativo atual.

Ao implementar novas tecnologias é preciso analisar se o orçamento destinado a esse processo de transformação digital na empresa será bem aproveitado. É muito importante que a sua empresa esteja aberta a adotar novos caminhos para se adaptar ao mercado.

Além disso, escolher as ferramentas certas e que estarão alinhadas ao seu negócio. Algumas estratégias de transformação digital podem não ser coerentes com os problemas de seu negócio e, portanto, não devem ser adotadas. Afinal, será investimento jogado fora.

Para entender o que de fato sua empresa precisa, é importante contar com a ajuda do departamento de TI ou de empresas terceirizadas para pensar em formas de impulsionar o negócio com a ajuda de novas tecnologias.

Ao adotar a transformação digital nas empresas, dois pontos significantes podem ser modificados dentro de uma estrutura organizacional:

  1. Mudança nos processos operacionais: É possível melhorar os processos operacionais internos, alcançar a integração de setores, tomar decisões baseadas em dados.
  2. Mudança no modelo de negócio: Com a transformação digital a empresa consegue ampliar a oferta de produtos e serviços, além de facilitar o dia a dia ao fazer a transição do físico para o digital.

Profissionais: É necessário se atualizar…

Quando pensamos em transformação digital e o mercado de trabalho brasileiro, é preciso levar em consideração uma mudança cultural nas organizações.

Este novo modelo deve permitir que as pessoas evoluam, discutam e implementem novas formas de gestão. Os profissionais que hoje atuam no mercado precisam estar abertos a conhecer este novo cenário para implementar o conceito de transformação digital.

A área de TI é a primeira que precisa estar atenta a essas mudanças para que todos os setores estejam alinhados e engajados em um mesmo objetivo para conseguir resultados.

EMM:  Transformação digital em Telecom

Que o EMM (Enterprise Mobility Management) atualmente é a mais completa forma no gerenciamento de dispositivos móveis de forma simples e fácil, nós já sabemos. Mas, como o EMM está relacionado à transformação digital?

Hoje praticamente tudo é feito com o uso de dispositivos móveis, seja dentro ou fora do escritório. Com smartphones ou tablets, a tecnologia de fato transformou o mundo corporativo. O EMM integra essa transformação digital ao possibilitar às empresas maior eficiência em seu negócio.

Com o EMM as empresas podem deixar a gestão na mão de uma ferramenta eficiente para fazer o controle, com segurança e agilidade.

O EMM apresenta diferentes funcionalidades para atender as necessidades da empresa e do colaborador:

Modo Quiosque:

Esse formato de configuração otimizou a rotina de trabalho das equipes que atuam fora do escritório.

Ao utilizar um tablet ou smartphone para a coleta de dados, é possível adotar essa tecnologia que “trava a tela” para utilizar somente um aplicativo, trazendo segurança de dados, controle de acesso, além de ser prático e funcional.

Além disso, o modo quiosque permite criar uma nova relação com clientes e parceiros, intercambiando informações de forma segura e direcionada.

Aplicativos:

Muitas empresas apostam na utilização de aplicativos como fonte principal do negócio. O EMM faz a gestão destes dispositivos ao obter informações com o consentimento do usuário e resolver possíveis problemas de funcionalidade dos aplicativos.

Configurações:

Com o EMM, é possível distribuir a rede wifi com o SSID (Service Set IDentifier ou nome de identificação da rede sem fio) para qualquer dispositivo dentro do seu sistema corporativo e também é possível fazer atualizações remotamente de forma segura.

Inventário:

O inventário é uma forma inteligente de fazer o controle e a gestão com informações disponíveis sobre o uso dos dispositivos. Com o inventário é possível acompanhar a movimentação e localização do aparelho, dentre outras funções que ajudam na tomada de decisão do gestor.

A evolução da TI e Telecom com o EMM (Enterprise Mobility Management)

Profissional, você se lembra como era sua vida sem o celular? Coisas que hoje podem ser resolvidas em segundos, acabavam tomando mais o seu tempo antigamente, não é mesmo?

Empresa, você se recorda como era a vida quando os custos operacionais eram muito maiores e demorados? E quando a mensuração de resultado e entrega eram difíceis?

Graças ao EMM é possível tirar proveito através de ferramentas e recursos, fazendo desde o gerenciamento de dados, aumento de segurança, controle de gastos com ti e telefonia, tudo isso com apenas um clique.

Para o usuário, a principal garantia é receber todo o suporte necessário, ter as funcionalidades certas na palma da sua mão de forma simples e a garantia que o dispositivo e aplicativos instalados estejam funcionando exatamente da forma como precisa para realizar sua função.

Se você tem dúvidas sobre:

  • Como fazer o controle dos gastos de TI ou Telecom?
  • Ter o controle dos dados que trafegam na empresa?
  • Saber com qual colaborador está determinado aparelho?
  • Se há perda ou roubo de algum dispositivo e como resolver?

Saiba que o EMM é a ferramenta ideal que pode solucionar todas essas questões.

Quer saber mais como EMM pode ajudar?

Leia:

Conheça também nossa plataforma Conect EMM

Adicionar comentário